TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica Passo

Tese: Estatistica Passo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1 / Passo 1

A estatística lida com os dados numéricos relativos a fenômenos naturais ou sociais, com o objetivo de medir ou estimar a extensão desses fenômenos e verificar suas Inter – relações.

Diferentes áreas do conhecimento, como a Educação, as Ciências Contábeis, a Administração de Empresas, a Informática, a Matemática, dentre outros, utilizam a Estatística para fazer inferência, tomar decisões e fazer previsões, a partir de dados numéricos.

De acordo com as diversas e diferentes definições da palavra estatística verificadas em dicionários em geral, pode-se dizer, que Estatística é um ramo das matemáticas aplicadas cujos princípios decorrem da teoria das probabilidades. “Além disso, a estatística tem por objeto o estudo, bem como o agrupamento metódico, de séries de fatos ou de dados numéricos”.

Para Farhat (1998) a estatística pode ser definida como sendo um conjunto de procedimentos adotados para reunir, organizar, interpretar um conjunto de dados numéricos, para tirar conclusões ou fazer previsões a respeito de determinado fato.

Desde as administrações antigas, a estatística sempre se faz presente a favor do estado, a ponto de herdar o nome do vocábulo “Status”, que quer dizer “Estado”, servindo de apoio, pelo seu aspecto quantitativo, para uma administração consciente, quer fosse a estado de paz quer de guerra, em cujos campos ela prestava o seu trabalho, em consonância com a imagem fria, mas verdadeira dos números que sempre lhe coube analisar, no campo dos fenômenos coletivos, econômicos sociais ou científicos, geralmente com a finalidade de controle fiscal ou de segurança nacional.

Conceitos: Na Criptologia, assim como em outras ciências, são realizados estudos experimentais ou observacionais que resultam numa coleção de dados numéricos. O propósito da investigação é responder uma questão científica onde o padrão de variação nos dados faz com que a resposta não seja óbvia. É aí que entra a estatística: padroniza os métodos para coleta e descrição dos dados e permite estabelecer evidências pró ou contra as questões que estejam sendo analisadas.

Tipos de Dados: Classificados em dois grandes grupos: os dados qualitativos ou categóricos e os dados quantitativos ou numéricos. Os dados qualitativos, como diz o nome, referem-se a qualidades do objeto estudado (por exemplo, frequente ou raro). Os dados quantitativos podem ser discretos ou contínuos. Os dados quantitativos discretos são contagens ou números inteiros e os dados quantitativos contínuos representam valores numa escala contínua (por exemplo, altura, peso, volume, etc.).

Resumo Numérico: Para resumir numericamente dados qualitativos (por exemplo, se as letras forem classificadas em "mais frequentes", de "frequência média" e "raras"), pode-se usar a moda. A moda é dada pela categoria que possui o maior percentual de dados. No Português, a categoria da letra A é a moda porque é a letra mais frequente neste idioma (A = 14.63%, E = 12.57% e O = 10.73%). O gráfico de barras e o gráfico de setores (também conhecido como pizza) são os mais utilizados para representar o resumo numérico de dados qualitativos.

Para resumir numericamente dados quantitativos é preciso escolher medidas de locação ("qual é o tamanho dos números envolvidos?") e de dispersão ("quanta variação existe?") adequadas.

Variação Amostral: Quando se coleta dados, estes devem ser classificados em categorias e contados. Se a população (coleção de unidades individuais) pesquisada for muito grande, podemos retirar uma amostra de dados, analisá-la e, eventualmente, tirar conclusões acerca da população usando a informação da amostra (este processo é chamado de inferência estatística).

Meio Profissional: Na área “industrial”(área em que o grupo do trabalho atua), a estatística pode ser utilizada no planejamento industrial, desde os estudos de implantação de fabrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos teste de produtos; no controle de qualidade e da quantidade; no controle de estoques; na avaliação de desempenho das operações; nas analises de investimentos operacionais; nos estudos de produtividade; na previsão de acidentes de trabalho; no planejamento e manutenção de maquinas; etc.

A estatística está presente na vida do homem desde a antiguidade, por meio da contagem populacional e marcação territorial, desta forma, participa-se diretamente da administração do reinado dos romanos. Nos dias atuais, tais atribuições são de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, que a realiza por meio do Censo Populacional.

Além disso, outro fato apresentado neste estudo é a capacidade da estatística para analisar dados, seja em um âmbito profissional ou pessoal, com a função de decidir qual a melhor opção a ser seguida.

Deste modo, nota-se que a estatística tem uma grande contribuição para o avanço da humanidade, especialmente no que diz respeito à transmissão de informação e tomada de decisões.

Passo 2/3

Definir através de uma coleta de dados, um conjunto de no mínimo 100 valores referentes à

proposta inicial desse desafio. Organizar os valores segundo um rol e dispostos numa tabela de distribuição de frequências organizadas em sete classes.

Coleta de dados referente à estatura de um grupo de 100 alunos da faculdade Anhanguera:

Peso de 100 alunos da Faculdade Anhanguera:

Classes Pesos Quantidade ( fi)

1 50 - 55 17

2 56 - 61 20

3 62 - 67 14

4 68 - 73 5

5 74 - 79 25

6 80 - 85 6

7 86 - 92 13

Total: 100 100

Etapa 2 / Passo 1

Calcular as medidas de tendência Central (média aritmética, mediana, moda) da distribuição obtida na etapa 1.

FREQUÊNCIA ABSOLUTA, RELATIVA E ACUMULADA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com