TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica para as organizações

Tese: Estatistica para as organizações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Tese  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem abordar todos os temas importantes relacionados nas disciplinas estudadas neste semestre, abordando a importância da Estatística para as organizações. Pontuando o processo de tomada de decisão, a valorização dos colaboradores como forma essencial de rendimento e pontos sobre o comportamento humano.

.

DESENVOLVIMENTO

A Estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-los, analisá-los, interpretá-los e deles extrair conclusões (TRIOLA, 1998).

De acordo com este pressuposto, é visto que o mundo exige que os indivíduos e as organizações estejam capacitados a estudar e a entender os fenômenos presentes em seu cotidiano. Muitos desses fenômenos implicam horas e horas de dedicação, a fim de compreendê-los e de retirar deles as informações que substanciarão as decisões a serem tomadas. Decisões cada dia mais carentes de velocidade e precisão.

A estatística se torna essencial para as empresas, pois através de uma analise, com certeza, poderá prever um cenário viável ou não para tomada de decisão e um planejamento coerente. Diante desta realidade, é imprescindível que colaboradores e gestores busquem preparar-se para tal, compreendam não apenas a importância da estatística, mas, sobretudo, dominem suas principais técnicas corporativamente aplicáveis.

A estatística encontra aplicações em quase todos os campos da atividade humana, conforme explica Castro (1967): o estadista e o sociólogo pela necessidade de conhecer sobre as populações; os meteorologistas pela necessidade de conhecimento sobre o tempo e seus reflexos na agricultura, nas navegações etc.; a biologia pelo estudo das doenças, suas causas e suas consequências. O que mostra que a estatística não é só restrita aos profissionais da matemática e estatística.

Contudo, além do meio acadêmico, a estatística tem aplicação fundamental no mundo corporativo, principalmente com o aumento do tamanho das empresas e dos mercados. Praticamente todas as empresas necessitam de informações estatísticas para tomarem suas decisões importantes.

Desta maneira, a estatística auxilia as organizações no processo de tomada de decisão, pois é capaz de através dos dados coletados e que são essenciais, estes passam por um processo denominado descrição, classificação e apresentação. A descrição e a classificação se referem à organização e tratamento dos dados, de forma a evidenciar inteligivelmente cada tipo de dado e aquilo que é possível ser útil paras a conclusões às quais se pretende chegar para tomada de decisão necessária naquele momento. É nesta fase que se encontram os parâmetros estatísticos que serão estudados sob o enfoque da estatística descritiva com probabilidade. Pode-se dá um exemplo do uso da estatística, quando se lida com o fluxo de caixa, o qual representa parte importante no planejamento da empresa.

Quando se trata de comportamento organizacional, pode-se também usar a estatística. Para que uma empresa tenha “LUCRO” é preciso que o capital humano esteja satisfeito e seja capaz de desempenhar suas funções com o intuito de ajudar a empresa e também que a tarefa desempenhada possa suprir suas necessidades e satisfazer seus desejos.

Atualmente os aspectos culturais influenciam o comportamento humano. Hitrop (1996) apresenta um conjunto de dez tópicos que ajudam a analisar as políticas e práticas de gestão de pessoas nas organizações, levando em consideração o contexto de mudanças enfrentado pelas empresas: o nível de confiança na promoção e no recrutamento interno; a ênfase no trabalho em equipe; a forma como a organização constrói os sistemas estratégicos de carreira; o nível de abertura e compartilhamento de informações; a descentralização e delegação de autoridade; o nível de preocupação com as pessoas; o reconhecimento e a recompensa para altos desempenhos; a forma como a remuneração valoriza as habilidades e competências; a forma como a organização trata o treinamento e desenvolvimento dos empregados; a existência de um foco de longo prazo nas decisões de RH.

Esses atuam diretamente nos valores que afetam a cultura organizacional e podem, portanto, ajudar a explicar muita das percepções individuais acerca do processo de implantação de projetos. Se as empresas colocarem em prática pelo menos uma parte dos pontos colocados por Hitrop, com certeza o índice de satisfação dos funcionários aumentaria e consequentemente os projetos teriam resultados satisfatórios com um alto nível de comprometimento por parte dos colaboradores.

A Qualidade de Vida no Trabalho é um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano na realização do seu ofício (ALBUQUERQUE; FRANÇA, 1998: 41).

A visão de Recursos Humanos precisa estar voltada para o negócio da organização, para os funcionários, assim como para o seu próprio comportamento. A área de RH, juntamente com os gestores, tem uma grande parcela de responsabilidade no gerenciar e desenvolver a criatividade como fator de competência, tendo clara a situação atual da organização, identificar necessidades futuras e estabelecer planos de ação. A necessidade de alterações nos padrões de valorização social e cultural, bem como das condições de vida, passam a ser um ponto importante a ser observado, pois, somente assim consegue-se integrar as expectativas dos empresários com as dos funcionários.

Os novos arranjos organizacionais do trabalho, na era da informação, exigem uma maior flexibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com