TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica probabilística

Tese: Estatistica probabilística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Tese  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

I. INTRODUÇÃO 3

II. DESENVOLVIMENTO 4

1. ETAPA 1 4

1.1. PASSO 1 4

1.2. PASSO 3 5

2. ETAPA 2 7

3. ETAPA 3 9

3.1. PASSO 1 9

3.2. PASSO 2 9

4. ETAPA 4 11

III. CONCLUSÃO 12

A Estatística é muito importante para o administrador e outros setores da sociedade e no dia a dia e de outros fatores, como medir, por exemplo, pesquisa sobre um determinado candidato nas eleições, ou o quanto vai chover. Tudo é feito através da Estatística e muito estudo, através de pesquisas numéricas e populacionais. Outro exemplo é o CENSO, onde o pesquisador coleta dados para que seja feita a pesquisa pra saber como está a população, o número das famílias com mais renda, mais filhos, menos filhos, aposentados etc.

Outra coisa é medir a frequência absoluta e frequência relativa da variável.

A frequência absoluta é quantas vezes um determinado item é citado e a frequência relativa é a porcentagem.

Através da Estatística também é possível calcular a variável peso em dados, média, moda, mediana, desvio padrão e variância.

– É a parte da matemática aplicada que se ocupa em obter conclusões a partir de dados observados. É uma metodologia ou conjunto de técnicas que utiliza:

• Coleta de dados, Classificação de dados,

• Apresentação ou representação dos dados

• Análise e interpretação

Por que estudar?

Entender grandes volumes de informação (pesquisas de mercado, índices populacionais, acessos a sites), Qualidade de processos (CEP), Previsões confiáveis (projeções financeiras e populacionais, vida útil de equipamentos), Planejamento (coleta de dados, definição de amostras, planos de contingência)

• Ramos da Estatística:

– Descritiva ou Dedutiva

• Descreve e analisa grupos de observações (amostras)

• Uso de medidas e formas de representação (tabelas, gráficos, curvas,...)

– Inferencial ou Indutiva

• Processo de generalização a partir da análise e interpretação de dados amostrais.

Ramos da Estatística– Probabilidade

• Parte da Estatística que utiliza métodos e técnicas apropriadas para o estudo de processos com margem de incerteza.

Conceito:

Amostragem

– Técnica para escolher amostras que garanta o acaso na escolha, Ou seja, qualquer elemento da população tem a mesma probabilidade de ser escolhida Uma boa técnica de amostragem garante representatividade da amostra.

Tipos de amostragem:

– Amostragem casual ou aleatória

• Técnica de amostragem onde cada elemento da população tem a mesma probabilidade de ser incluído na amostra (Ex: sorteios). Amostragem proporcional estratificada, quando a população é dividida.

Amostragem sistemática; Quando os elementos da população já estão ordenados, faz-se uma amostragem sistemática em estratos e amostragem é proporcional a eles.

• Ex: Uma amostra de 10% de alunos em uma classe de 40 homens e 60 mulheres consistirá na escolha aleatória de 4 homens e 6 mulheres.

Variáveis

– Conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. Podem ser:

• Qualitativas: valores expressos por atributos não numéricos (Ex: cor, forma, profissão,...).

• Quantitativas: valores expressos por números (Ex: resistência, peso, idade,...)

Aplicação da Estatística na área de Administração é de grande utilização a estatísticas nos meios de administração, gestores e administradores, supervisores e até mesmo os funcionários cada vez mais tende a busca conhecimento referente a essa ferramenta, pois como um suporte é de grande valor a utilização desse meio para a diminuição de erros e prejuízos dentro da Organização.

No mundo administrativo a utilização dessa ferramenta cada vez mais é frequente nas estruturas de processo no cotidiano, nesse contexto os métodos utilizados, entram como forma de prevenção de risco e perdas, objetivando a manutenção estrutural da empresa, assim evitando o não abastecimento de mercadorias onde levara a perda de uma boa oportunidade de compra ou venda.

Conseguirmos identificar essa utilização em lugares onde há uma demanda de estoque ou pesquisa de intenção de consumo, podendo citar como, por exemplo:

• Restaurante: Num restaurante, a estatística entra como suporte de compra e armazenamento de mercadorias, para que não seja desperdiçado um produto por tem sido comprado de forma exagerada ou a dificuldade de produção de um prato pela a falta do mesmo.

Objetivo – Controle de mercadoria e produção.

Problema – Além de um gasto desnecessário pela a compra de um produto o restaurante ainda poderá ser penalizado pela não finalização de uma venda de um produto ou um serviço.

• Almoxarifado: Dentro de um estoque de uma organização ou de um comercio usamos a estatística para a manutenção e a eliminação de gasto, pois termos que saber proporcionalmente a quantidade de mercadoria que será utilizada.

Objetivo – Controle de mercadoria e estoque.

Problema – Muitas vezes a falta de uma mercadoria para a produção de determinado produto poderá ocasionar a parada de uma atividade de uma organização inteira.

Informações, pesquisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com