TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Estatistica

Tese: Exercícios Estatistica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2013  •  Tese  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

Resolução de Exercícios para fixação do conteúdo da disciplina – 10 horas

O aluno deverá resolver a lista de exercícios apresentada a seguir (contendo 26 questões) e entregar ao professor em data previamente definida pelo docente.

1) Defina o que é administração?

Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido, para isso existe o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

2) Qual é a origem do termo estatística?

A palavra estatística, derivada do termo latino ”status” (estado), parece ter sido introduzida na Alemanha, em 1748, por Achenwall. A Estatística é encarada, atualmente, como uma ciência capaz de obter, sintetizar, prever e tirar inferências sobre dados.

3) Por que a estatística é importante?

Estatística é importante para desenvolver o raciocínio lógico matemático e ainda mais por exigir forte senso crítico. ao se fazer uma pesquisa é necessário avaliar os dados, escolher os que mais importam, perceber as relações entre eles. a tarefa do professor nada mais é do que escolher os dados que mais importam e repassar para os alunos. além disso, dá ao professor noções de método científico, permitindo a este saber explicar como que o conhecimento que ele está passando foi adquirido.

4) Diferencie população e amostra?

População é a totalidade de pessoas, animais, plantas ou objetos, da qual se podem recolher dados. É um grupo de interesse que se deseja descrever ou acerca do qual se deseja tirar conclusões.

Amostra é um subconjunto de uma população ou universo. A amostra deve ser obtida de uma população específica e homogênea por um processo aleatório. A aleatorização é condição necessária para que amostra seja representativa da população.

5) Por que é mais barato coletar dados através de amostras?

Porque é selecionada apenas uma fração menor daquele grupo e quanto menor a amostra menor o gasto na coleta de dados, lembrando que para que os resultados de uma análise estatística de dados produzam informações úteis, os dados precisam ser coletados de forma planejada.

6) Elabore um exemplo de população e de amostra (com aplicação na administração)

Ao coletarmos dados sobre um grupo de objetos ou indivíduos, como por exemplo a cor dos olhos ou o peso de estudantes de ensino médio ou até o número de peças defeituosas

produzidas em um dia, nem sempre poderemos observar todo o grupo, principalmente nos

casos em que tal grupo for muito grande ou até mesmo inacessível. No entanto, muitas vezes é impossível levantar os dados referentes a todos os elementos da população. Devemos portanto limitar nossas observações à uma amostra. Formalizando a idéia, amostra é um subconjunto finito de uma população. É importante mencionar neste ponto que embora a amostra seja finita, a população pode ser também finita ou infinita. Marcas | Participação no mercado | Elementos da Amostra |

| | n | % |

sansung| 60% | 50 | 25% |

LG | 20% | 50 | 25% |

7) Quais são os requisitos de uma amostra?

É o processo de seleção sistemática de elementos representativos de uma população. Quando os elementos selecionados em uma amostragem são analisados, pode-se assumir que esta análise revelará informações úteis acerca da população como um todo. Existem vários motivos pela qual devemos usar a amostragem.

Exemplos: diminuir custos, acelerar o processo de levantamento de informações, eficiência: a informação tende a ser mais apurada, já que menos elementos podem ser analisados, mas estes podem ser analisados com mais detalhes e reduzir tendências.

8) Como as amostras podem ser classificadas quanto ao seu número de constituintes?

9) Cite quais são as áreas da estatística?

Estatística descritiva, Probabilidade e Inferência Estatística.

10) Explique cada uma das áreas da estatística?

Estatística descritiva = pode ser definida como um conjunto de técnicas destinadas a descrever e resumir dados, a fim de que possamos tirar conclusões a respeito de características de interesse. Em geral utilizamos a Estatística Descritiva na etapa inicial da análise quando tomamos contato com os dados pela primeira vez.

Probabilidade= pode ser pensada como a teoria matemática utilizada para estudar a incerteza oriunda de fenômenos que envolvem o acaso.

É o estudo de técnicas que possibilitam a extrapolação, a um grande conjunto de dados, das informações e conclusões obtidas a partir de subconjuntos de valores, usualmente de dimensões muito menores.

11) Por que a pesquisa mercadológica é importante para uma organização?

A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrar. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.

12) Por que uma amostra deve ser representativa da população?

A estatística indutiva busca tirar conclusões sobre a população baseado em resultados retirados das amostras. Porém o processo não é tão simples, porque precisamos garantir que a amostras sejam representativas da população, ou seja, a amostra deve ter as mesmas características básicas da população em relação à variável em estudo.

13) Qual é a medida de tendência central mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com