TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a estatistica

Por:   •  24/4/2015  •  Artigo  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução à estatística

Estatística e um método exato de coletar, fornecer e analisar os dados, tratar informações extraídas da população, tais como media.

Este método fornece técnicas para extrair informações de dados o muitas vezes são dados incompletos ou com pequenas porcentagens de erro quando se aborda um problema envolvendo métodos estatísticos devem ser utilizados mesmos antes de se recolher a amostra, quando e coletado as informações a principal característica e agrupa-los e minimizar ao máximo e que fique de forma aleatória com um único proposito de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese.

Qualquer pesquisa enfrenta o dilema de estudo da população ou de amostra, certamente teríamos uma precisão muito elevada se fosse analisado certa quantidade de pessoas, do que uma pequena parcela representativa denominada amostra.

Observa-se que é impraticável na grande maioria dos casos, estudar-se a população em virtude de distâncias, custo, tempo, logística, entre outros motivos.

A alternativa praticada nestes casos é o trabalho com uma amostra confiável. Se a amostra é confiável e proporciona inferir sobre a população, chamamos de inferência estatística. Para que a inferência seja válida, é necessária uma boa amostragem, livre de erros, tais como falta de determinação correta da população, falta de aleatoriedade e erro no dimensionamento da amostra.

Quando não é possível estudar, exaustivamente, todos os elementos da população, estudam-se só alguns elementos, a que damos o nome de Amostra.

O planejamento de uma pesquisa depende tanto do problema a ser investigado, de sua natureza e situação espaço-temporal em que se encontra, quanto da natureza e nível de conhecimento do investigador. Assim pode haver um número sem fim de tipos de pesquisa.

Pesquisa bibliográfica

Este método e praticado através de teorias publicadas em livros ou obras do gênero o objetivo deste método e conhecer e analisar as principais contribuições teóricas sobre um determinado assunto.

Pesquisa experimental

Este tipo de pesquisa analisa e constrói hipóteses e manipulam os dados, as variáveis que se referem aos dados observados.

Pesquisa Descritiva não experimental

Este tipo de pesquisa compara os pontos entre duas ou mais variáveis de um fenômeno sem manipulação dos dados este método cria situações em condições especificas para analisar.

Este tipo de pesquisa pode ser utilizado em vários fatores natureza do problema e de suas variáveis, fontes de informação, recurso humanos, instrumentos financeiros entre outros.

Pesquisa exploratória

Este tipo de pesquisa tem grande utilização principalmente nas áreas sociais neste caso se trabalha a relação entre as variáveis quantitativas ou qualitativas o objetivo e descrever ou caracterizar a natureza das variáveis que se conhece.

Fluxograma da pesquisa

Este tipo de pesquisa começa na preparação ate a apresentação de um relatório estão envolvidas varias etapas

1-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com