TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radicação

Por:   •  13/3/2018  •  Tese  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

LISTA DE EXERCÍCIOS – UNIDADE 2

1. Em uma reunião de verificação existem papéis bem definidos que devem ser exercidos por cada um dos participantes. Descreva essas funções que são exercidas na reunião. (1,0 ponto)

  • Moderador – Tem o papel de fazer seguir o cronograma da reunião, manter o ritmo e evitar desvios na condução do trabalho.
  • Escrivão -  Tem o papel de registrar e documentar os pontos discutidos na reunião.
  • Autor – é o criador do documento revisado, deve explicar o documento e fornecer informações fundamentais à compreensão do conteúdo do material.
  • Revisor - Deverão evitar debater assuntos que não estão na agenda da reunião e se esquivar de discussões paralelas. Devem focar o entendimento e a melhoria do documento, não a discussão propriamente dita.

2. Existem algumas regras que devem ser seguidas para que as verificações se tornem mais eficientes. Cite ao menos quatro dessas regras e as descreva resumidamente. (1,0 ponto)

Inspeções e revisões técnicas são termos comuns e bem familiares à maioria das pessoas. Isso porque é comum encontrarmos organizações que aplicam essas técnicas dentro de seu processo de desenvolvimento de software. Dessa forma, a primeira impressão é acreditarmos que esses métodos não são muito eficientes nem adequados para detecção de problemas, uma vez que essas mesmas organizações são grandes fábricas de erros.

3. Existem dois métodos estruturados de verificação de processos de desenvolvimento de software. Explique cada um deles. (1,0 ponto)

Modelos de negócios – tem o papel de revisar o contexto do mercado, revisar riscos do projeto, revisar estudo de viabilidade do projeto.

Especificações de requisitos – Revisar especificação de requisitos funcionais, Revisar especificação de requisitos não funcionais, revisar priorização de requisitos.

Analise e modelagem – Revisar a arquitetura da aplicação, revisar modelo estático do projeto de software, revisar o modelo dinâmico do projeto de software.

Implementação – Revisar o código fonte, avaliar complexidade do código fonte, revisar manual do usuário.

4. Liste os pontos principais, ou críticos, que devem ser analisados em cada uma das fases dos testes de verificação. (1,0 ponto)

  • Avaliar se todas as necessidades, metas e exigências foram listadas.
  • Verificar se a modelagem de negócios cobre todas as necessidades.
  • Conferir se as projeções realizadas são baseadas em métricas e indicadores confiáveis.
  • Avaliar a existência de alternativas a essa solução.
  • Avaliar o retorno sobre o investimento em cada alternativa existente (ROI).
  • Validar as opções de investimento (árvore de decisão).

5. Explique cada uma das estratégias fundamentais dos testes de validação. (1,0 ponto)

Teste Caixa Branca – São testes conhecidos por sua eficiência na detecção de erros, mas também são difíceis de serem implementados.

Teste Caixa Preta – A estratégia da caixa preta é garantir que todos os requisitos do sistema são plenamente atendidos pelo software que foi construído.

6. Descreva o objetivo de, pelo menos, cinco categorias de testes. (1,0 ponto)

Teste de funcionalidade - Testar as funcionalidades, requerimentos, regras de negócio presentes na documentação. Validar as funcionalidades descritas na documentação (pode acontecer de a documentação estar inválida.

Teste de usabilidade - Verifica se a navegabilidade e os objetivos da tela funcionam como especificados e se atendem da melhor forma ao usuário.

Teste de carga - verifica o funcionamento da aplicação com a utilização de uma quantidade grande de usuários simultâneos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com