TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índice de dados e padronização

Projeto de pesquisa: Índice de dados e padronização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

Curso de Administração de Banco de Dados

Thiago Soares

Índice de dados e Normalização

Novo Hamburgo

2014

Sumário

Introdução 3

Os Índices de dados 4

Normalização 5

Primeira Forma Normal 5

Segunda Forma Normal 7

Terceira Forma Normal 9

Conclusão 10

Bibliografia 11

Introdução

Os índices são utilizados para encontrar registros, todos os tipos de bancos de dados podem ter seu desempenho melhorado pelo uso de índices. O tipo mais comum de índice é uma lista ordenada dos valores de uma coluna de uma tabela, contendo ponteiros para as linhas associadas a cada valor. Um índice permite que o conjunto das linhas de uma tabela que satisfazem determinado critério seja localizado rapidamente.

A normalização de dados é um processo importante no processo de modelagem de dados. A primeira parte da normalização é chamada de 1FN ou primeira forma normal, em uma escala que vai até cinco.

Os Índices de dados

São utilizados para encontrar registros com um valor específico de uma coluna rapidamente. Sem um índice o MySQL tem de iniciar com o primeiro registro e depois ler através de toda a tabela até que ele encontre os registros relevantes. 

Quanto maior a tabela, maior será o custo. Se a tabela possui um índice para as colunas em questão, o MySQL pode rapidamente obter uma posição para procurar no meio do arquivo de dados sem ter que varrer todos os registros. Se uma tabela possui 1000 registros, isto é pelo menos 100 vezes mais rápido do que ler todos os registros sequencialmente. Note que se você precisar acessar quase todos os 1000 registros seria mais rápido acessá-los sequencialmente porque evitaria acessos ao disco. 

As chaves-primárias podem ser entendidas como índices, permitindo buscas rápidas e eficientes baseadas num valor que nunca se repete. Caso desejado pode-se expandir esse conceito para colunas que não sejam chaves, aumentando o desempenho de buscas usando também aquela coluna. 

Deve-se pesar muito bem o uso ou não de índices, pois quando uma tabela possui muitos índices e ao mesmo tempo ela sofre muitas modificações (alterações, remoções, inserções) todos os vários índices também devem ser atualizados para o novo estado. Para tabelas com uma quantidade muito grande de registros, isso fica ainda mais crítico.

Na parte de estruturas da tabela, existe um item que guia o usuário ao longo do processo de criação de um índice, além de listar todos os índices que já existam na atual tabela (caso ela possua uma chave-primária, ela já possuirá um índice).

Deve-se dar um nome ao índice e indicar quais colunas farão parte dele (eventualmente, pode-se acrescentar mais de uma coluna ao mesmo índice, o que leva a considerar todas as informações como parte constante do índice). O final do processo acontece ao apertar o botão Salvar.

ALTER TABLE teste ADD INDEX teste_index (help_category_id)

O comando acima é o gerado a partir das informações inseridas dentro dos campos do formulário auxiliar, indicando que a tabela teste foi modificada para suportar agora um novo índice, chamado teste_index, e que deve atuar sobre o campo help_category_id.

Normalização

Primeira Forma Normal

Saiba o que é a Primeira Forma Normal, denominada 1FN e aplicada no processo de normalização de dados no processo de modelagem de banco de dados.

Uma relação estará na primeira forma normal 1FN, se não houver grupo de dados repetidos, isto é, se todos os valores forem únicos. Em outras palavras podemos definir que a primeira forma normal não admite repetições ou campos que tenha mais que um valor.

Os procedimentos mais recomendados para aplicar a 1FN são os seguintes:

a) Identificar a chave primária da entidade;

b) Identificar o grupo repetitivo e removê-lo da entidade;

c) Criar uma nova entidade com a chave primária da entidade anterior e o grupo repetitivo.

A chave primária da nova entidade será obtida pela concatenação da chave primária da entidade inicial e a do grupo repetitivo.

Exemplo de normalização de dados. Primeira forma normal

Considere a tabela cliente abaixo:

Cliente

Código_cliente

Nome

*

Telefone

Endereço

Agora a tabela com os dados:

Tabela desnormalizada, ou seja, não está na 1ª forma normal

Analisando teremos:

Todos os clientes possuem Rua, CEP e Bairro, e essas informações estão na mesma célula da tabela, logo ela não está na primeira forma normal. Para normalizar, deveremos colocar cada informação em uma coluna diferente, como no exemplo a seguir:

Tabela ainda não está na primeira forma normal

Mesmo com o ajuste acima, a tabela ainda não está na primeira forma normal, pois há clientes com mais de um telefone e os valores estão em uma mesma célula. Para normalizar será necessário criar uma nova tabela para armazenar os números dos telefones e o campo-chave da tabela cliente. Veja o resultado a seguir:

Tabela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com