TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aula Sobre o Libreoffice

Por:   •  27/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.940 Palavras (12 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução do plano de aulas

Libre office

  • O que é: é um suíte office que nada, mas é que, um conjunto integrado de aplicativos voltadas para tarefas de escritório, como editores de texto, editores de apresentação, agenda de compromissos, aplicativos, editores de planilhas, contatos, entre outros.
  • O libre office é uma suíte de aplicativos livres, ou, seja é uma plataforma de código aberto, um exemplo se uma empresa não gostou de uma determinada função ou recurso, é possível altera-lo sem qualquer problema tudo o que você fizer será licito e nada impede mesmo a rigor que seja bem mais fácil e produtivo contribuir com o código-fonte do LibreOffice. Pois sendo um software livre o céu é o limite, isso tudo é impossível de ser feito em software proprietário que como o nome já fala que é um software de uma empresa privada, alterar o código do software é crime. Uma rápida apresentação de cada suíte que componha o libre office: (writer é um processador de textos), (calc planilha eletrônica), (impess programa de apresentação de slade), (Banco de dados base sistema gerenciador de base de dados, com finalidade de ser armazenados diversos formatos de arquivos ele possui suporte para arquivos simples tais como dBASE e também para os bancos de dados MySQL ou Oracle), (Draw editor gráfico é manipulado formas gráficas primitivas e formatos complexos como SVG que é um editor da internet, (math é utilizado para gerar equações e fórmulas matemáticas, ele é muito intuitivo e é de fácil elaboração fazer apresentações com equações.
  • O LibreOffice com tem recursos que facilita a digitação de textos longos. Então vamos dar início com uma das principais ferramentas utilizadas na editoração de textos são o sublinhado, negrito e itálico os atalhos vem do inglês quando se deseja aplicar o sublinhado CTRL+U (“Underline”, literalmente sublinhado, em inglês); para aplicar o negrito CTRL+B (“bolt”, forte, rombudo, em inglês); e no caso do itálico CTRL+I (“italic”, itálico, em inglês).

É recomendado para longas digitações CTRL+F3 que permite controle total do auto texto (editar, excluir, criar).

Atalho para alterar o tamanho da fonte rapidamente vamos usar o colchete fechado e aberto, utilize CTRL+] para aumenta-la e CTRL+[ para diminui-la.

  • Vamos dar inicio no Writer, ele é um processador de texto que equivocadamente as pessoas chamam de editor de textos, existe uma grande diferença entre eles um editor é para edição de pequenos blocos de texto e pequenas rotinas de processamento como bloco de notas e um processador é usado para formatações mais sofisticadas, como um relatório.

Formatação de páginas, para as margens com o cursor quando ele assumir a forma de uma flecha bidirecional é só clicar e arrastar até conseguir as dimensões desejadas e ainda se quiser modificar a escala das margens só ir em ferramentas->opções->LibreOffice Witter->geral e escolher a unidade de medida entre (milímetros, centímetros, polegadas), ponto ou pica que é uma antiga medida tipográfica inglesa.

Para se numerar as paginas utiliza-se o cabeçalho ou o rodapé podendo fazer o uso de vários tipos de caracteres como os caracteres arábicos, romanos e outros, estando dentro da seção click em inserir->campos->números da página.

Na formatação de um texto não é muito produtivo ficar ativando esta caixa de dialogo a toda hora pois ela é para ser utilizada nos acabamentos do texto. As guias também chamadas de orelhas da caixa de diálogo são: Fonte-tamanho, tipo ou nome da fonte e atributos (itálico, negrito, sublinhado e etc). Efeitos de fonte-sombra, talhado, sobrescrito. Hiperlink-permite que o usuário coloque atalhos para documentos. Plano de fundo-define a cor do plano de fundo para a seleção.

Na orelha estilos tem como principal função pré-definida de formatação, vai de estilos de parágrafos, estilos de caracteres, pincel de formatos, estilos de quadros, estilos de paginas e outros. O recurso estilos falando genericamente é usado na definição de parágrafos e fontes e ainda manipula a orientação da página e tipo.

Navegador de objetos permite visualizar os objetos do arquivo: tabelas, quadros de texto, hiperlink, imagens, notas, títulos, páginas, etc. A tecla atalho dela é F5.

Marcadores e numeração servem para categorizar, classificar e destacar partes do texto dando um toque de organização ao texto.

A verificação ortográfica pode ser acionada a qualquer momento, no menu ferramentas, com o atalho F5 e ainda com o ícone com o símbolo “abc”, essa função deve ser ativada quando uma tarja vermelha e ondulada

 fica amostra. O verificador ortográfico tem como função: colocação pronominal, concordância nominal, concordância entre sujeito e verbo, concordância verbal, uso da crase, regência nominal, regência verbal e erros comuns da língua portuguesa escrita.

Utilizando a galeria clipart, esse recurso pode ser utilizado em todo LibreOffice, você pode pegar uma imagem e utiliza-la para o impress e utilizar marcadores estilizados para páginas html e incrementar formulários no base.

Trabalhando com tabelas no Witter; tabelas são de grande utilidade em relatórios, preços de itens de informática por exemplo é importante ao poder de consolidação das informações, ter como apresentar esses dados de forma tabelar fica bem melhor na hora de comparar os preços por exemplo. Para inserir tabelas no Witter existe três maneiras: no menu tabela->inserir->tabela; pressione CTRL+F12 ou clicando no ícone da tabela que lá mesmo você tem o controle de uma matriz e escolher a quantidade de linhas e colunas. Tem uma serie de ferramentas que deixam sua tabela aí mais elaborada: o estilo da linha, cor da linha, tipos de bordas, cor do plano de fundo da tabela, alinhamento do texto (superior, centralizado, inferior), mesclar, dividir, otimizar.

Autotexto um elemento muito importante que facilita a sobremaneira de texto repetitivo que permite inserir figuras, texto formatado tabelas e outros, o usuário deve criar uma entrada, é só digitar a seu atalho F3 ou clicar em inserir->autotexto. Criando uma entrada para o auto texto: selecione o texto, a tabela ou o campo que deseja salvar como entrada de autotexto, selecione CTRL+F3, selecione a categoria em que deseja guardar o texto, aí é só digitar quatro caracteres aí ele vai exibir o restante do texto como sugestão durante a digitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (256.6 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com