TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE INFORMATIZADA

Por:   •  8/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

           

PROJETO DE PESQUISA: A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO  

NA SOCIEDADE INFORMATIZADA  


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 CENÁRIO TÉCNICO – CIENTÍFICO        4

3 PROBLEMATICA        4

4 OBJETIVO        4-5

5 JUSTIFICATIVA        5

5 METODOLOGIA        5-6

6 CRONOGRAMA        6

7 REFERÊNCIAS        6


1 INTRODUÇÃO (APRESENTAÇÃO)

        Este trabalho tem o objetivo de apresentar  projeto de pesquisa intitulado a importância da segurança da informação na sociedade informatizada, que tem como objetivo mostrar a importância da segurança da informação nos dias atuais.

2 CENÁRIO TÉCNICO – CIENTÍFICO

        Uma das maiores preocupações da segurança da informação é pelo fato da diferença que existe entre o mundo dos seres humanos e o mundo da tecnologia

(RANGHETTI, 2007).

        A sociedade atual está ficando cada vez mais dependente de senhas e na maioria das vezes são usadas para acessar algum tipo de site, como no caso de redes sociais que tem milhares de acessos por dia, e é um lugar onde a maioria das pessoas expõem sua vida pessoal e assim chamando a atenção de hackers.

         Um dos maiores problemas de segurança que necessita de senhas é pelo fato da limitação da mente humana, se não tivéssemos a necessidade de lembrar de senhas com certeza seriam bem mais seguras (RANGHETTI,2007).

         Alguns anos atrás não se usava uma grande variedade de senhas porem com o surgimento da internet começou a ser usado senhas para quase tudo que o usuário utiliza enquanto esta navegando na internet, ou até mesmo para abrir uma pasta e ligar o computador pode ser necessário uma senha.

3 PROBLEMÁTICA

        A problemática que direcionou a realização foi a limitação que a mente possui em memorizar senhas complexas.

4 OBJETIVOS

O principal objetivo deste trabalho será discutir a limitação da mente humana   e a  diferença entre o mundo humano e o mundo tecnológico

        A mente humana É limitada, por isso só é possível decorar poucas senhas ao mesmo tempo, o que acaba ocasionando em senhas muito frágeis como sequencia numérica, data de nascimento, nome do próprio usuário, nome de parentes  e outras senhas que poderiam ser facilmente hackeadas.

         A maior parte das senhas utilizadas hoje em dias são muito vulneráveis a ataques de hackers, a maioria acabam sendo muito simples como o nome do usuário, data de nascimento, entre outras. É preciso conscientizar-se que uma senha para ser considera segura precisa ter:

     • Não use palavras que seja conhecidas, ou seja palavras que tenham significado.

     • Utilize uma combinação de letras maiúsculas,minúsculas, números e símbolos.

   • Não usar senhas iguais para sites diferentes, pois caso alguém descubra sua senhas vai consequentemente facilitar a descoberta de outras.

    • Não usar senhas obvias, não usar nomes de família, data de nascimento, nome de namorada, isso pode facilitar a descoberta de tal senha.

     • Nunca revelar informações de suas senhas para outras pessoas

5 JUSTIFICATIVA

        Manter senhas seguras é fundamental nos dias de hoje já que vivemos em uma sociedade em que a maior parte do que fazemos necessita de um tipo de segurança. No mundo digital é muito importante conscientizar-se em aumentar a segurança de informações, aumentar o nível de dificuldade das senhas é muito importante para manter suas informações seguras, porém a mente humana normalmente não  conseguir manter varias senhas diferentes memorizadas e isso acaba levando o indivíduo a utilizar as mesmas senhas em vários sites diferentes.

        Como um indivíduo pode conseguir memorizar tantas senhas em vários sites?

Existem vários meios um deles é através do “KeePass”, que é um dos gerenciadores de senhas mais utilizados hoje em dia.

6 METODOLOGIA

        O estudo do tema apresentado será feito através de um pesquisa experimental, que terá uma abordagem quantitativa, por ser a mais adequada ao projeto.

        A pesquisa quantitativa tem como objetivo de medir a frequência e intensidade de comportamentos e atitudes de um determinado publico, baseia em uma amostra estatisticamente determinada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (560.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com