TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Computação

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 5

LISTA DE EXERCÍCIO I – Discussões para o primeiro encontro presencial 

 

 

  1. QUAL A ATIVIDADE DE UM COMPILADOR? POR QUE ELE É ESSENCIAL NA CRIAÇÃO DE PROGRAMAS?

A atividade de um compilador é traduzir em uma única vez e substituir uma linguagem de programação (linguagem de alto nível) por uma linguagem de montagem (assembly language), linguagem essa mais próxima do processador, que executa várias vezes a linguagem da máquina. Assim, o compilador é de fato o elo entre as duas linguagens. O compilador é importante para a criação de programas porque sem ele, tornaria mais complexo o entendimento da linguagem da máquina pelo homem.

  1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM PROGRAMA EM LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL E UM PROGRAMA EM LINGUAGEM DE MONTAGEM?

Os programas de linguagens de alto nível não têm relação direta com a arquitetura do computador ou códigos de máquina. São programas que mais se aproximam da linguagem humana ou do programador, enquanto que a linguagem de montagem são registros legíveis pelos humanos, destinados através do compilador a se aproximar da linguagem da máquina (códigos binários) para e uso específico de uma arquitetura de computador.

  1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM APLICATIVO E UM UTILITÁRIO? CITE DOIS APLICATIVOS E UTILITÁRIOS QUE VOCÊ USA NO SEU DIA-DIA SEJA NO TRABALHO, ESCOLA OU EM CASA.

Os aplicativos são programas utilizados para execução de atividades humanas no quotidiano como trabalhos em escritórios, comunicação, etc. São exemplos de aplicativos: Word, Excel, Skype. Os utilitários são programas complementares aos programas operacionais. Auxiliam na operacionalização de um sistema garantindo a sua estabilidade e funcionamento de modo satisfatório. São exemplos de utilitários: os compactadores, os antivírus.

  1. EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS, POR QUE NA ORGANIZAÇÃO DA ARQUITETURA EM NÍVEIS, O NÍVEL DE COMPUTADOR FICA ACIMA DO PROCESSADOR, O DE SISTEMA OPERACIONAL ACIMA DO NÍVEL DE COMPUTADOR E O DE REDE ACIMA DOS DEMAIS (DEIXE CLARO EM SUA RESPOSTA A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE ESTES NÍVEIS).

O fato de o nível de computador ficar acima do nível de processador é porque o nível de processador descreve apenas um dos componentes de um sistema de processamento, já o nível de computador envolve todo sistema de processamento e, no nível de sistema operacional são mostradas de forma organizada como serão executadas as duas etapas anteriores. É o nível de sistema operacional que ajusta as tarefas a serem executadas no sistema em um todo, já o nível de rede aborda todas as etapas anteriores, uma vez que este nível possui o de sistema operacional, de computador, de processador, de modo que este nível carrega consigo vários computadores interligados de alguma maneira, utilizando protocolos de comunicação para entendimento e troca das informações ali encontradas.  

  1. UTILIZANDO UM SOFTWARE DE SUA ESCOLHA, DESCREVA O PROCESSO DE UTILIZAÇÃO DELE DESDE SUA INICIALIZAÇÃO, PASSANDO PELA GRAVAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO HD E TERMINANDO COM SEU ENCERRAMENTO. (EXPLIQUE O QUE ACONTECE INTERNAMENTE NO COMPUTADOR EM CADA ETAPA DO USO DO SOFTWARE).

Adobe Reader - Após clicar sobre o ícone executável do aplicativo, este estando no disco rígido do computador é acessado pelo sistema operacional e colocado na memória principal. O processo de transferência do programa do disco rígido para a memória principal, após ser armazenado na memória principal, o programa começa a ser executado pelo processador, que então permite que o usuário possa usufruir dele. A partir daí, entram em ação os dispositivos de entrada e a saída, que são usados para permitir ao usuário efetuar a entrada de dados no programa, e também permitir a visualização dos resultados do processamento nele feitos. Entretanto, caso não sejam gravados em algum dispositivo de armazenamento, as informações geradas pelo programa serão perdidas, pois a memória principal, onde ficam alojadas as informações enquanto houver energia na máquina, é apagada sempre que o computador é desligado. Desta forma, se o usuário considera que os resultados produzidos serão úteis em outra ocasião, ele deve arquivá-los em algum dispositivo de armazenamento, que pode ser tanto o disco rígido, como alguma mídia removível. Quando o programa não mais apresenta serventia para o usuário, ele pode ser fechado (encerrado), o que acarretará na liberação do espaço ocupado por ele na memória principal. Entretanto, seus arquivos continuam existindo no disco rígido, de forma que ele possa ser executado outras vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com