TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mecanica dos Solos

Por:   •  17/11/2017  •  Ensaio  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Nome do aluno:

Ariela de Oliveira Quirino Julio

Indicação de Referência Bibliográfica, conforme norma da ABNT:

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5ª Ed, Porto Alegre. Editora Artmed, 2000. Disponível em Cáp 35, pág 519-528

Tema:

Teste HTP

Desenho da Casa, Árvore e Pessoa (HTP).

Resumo do material lido:

Refere-se à um teste de avaliação psicológica. Sua função é permitir que o avaliando expresse em forma de desenhos sua subjetividade e sentimentos que muitas vezes são inconscientes. Por meio do teste o psicólogo pode coletar diversas informações, a fim de realizar uma análise profunda da personalidade do avaliando.

A análise e avaliação não se restringem apenas no resultado, ou seja, no desenho, também deve-se levar em conta o comportamento do avaliando durante todo o processo, seus comportamentos verbais e não verbais e suas reações às explicações e ao desenhar. Deste modo é importante que o avaliador fique atento, realizando anotações de suas observações durante todo o processo.

Cada desenho representa um simbolismo: A casa pode ser interpretada como o lar em si e as relações familiares podendo até ser relacionados com a relação do avaliando com a mãe; A árvore e a pessoa, representam a auto-imagem o self. Equanto aspectos projetados na árvore tratam-se de sentimentos mais inconscientes, os representados na pessoa são os mais próximos à consciência.  Em algumas interpretações, o desenho da árvore pode ser relacionado à relação do avaliando com o pai assim como o casa retrata o da mãe.

Em uma interpretação geral, deve ser feita uma análise do impacto e impressão do desenho. Em contrapartida é importante realizar uma análise mais profunda no que tange aos aspectos projetivos, observando a posição de cada desenho, seu tamanho, pressão do lápis sobre o papel, características do traçado, retoques etc..

Quanto mais comprometido estiver o avaliando, as projeções agressivas de suas relações serão mais evidentes.

Tópicos principais do material lido:

• Administração do teste;

• Interpretações dos desenhos da casa, podem estar relacionadas com a relação do avaliando com a mãe;

• Interpretação do desenho da árvore. Representa a auto-imagem que por sua vez pode ser relacionada à relação do avaliando com o pai;

• Interpretação do desenho da pessoa, também representa o self assim como a árvore, porém tais sentimentos estão mais próximos à consciência, diferentemente da árvore;

• A análise do psicólogo deve ser completa, indo da observação do avaliando durante a explicação do teste à interpretação do desenho quanto pronto.

Citações indiretas do material lido:

Segundo cita Hammer (1991) os desenhos podem fornecer informações de forma simultânea, porém em diferentes níveis da personalidade do avaliando. O desenho da pessoa refere-se ao ajustamento do mesmo em um nível psicossocial que estão mais próximos à consciência. A árvore por sua vez investiga sentimentos mais profundos e duradouros, por este motivo em caso de um reteste, este é o que menos se alterará.  A casa está entre os outros dois desenhos em questão de interpretação

Extrapolações para atuação profissional:

Comentários:

Questionamentos:

Qual o melhor método para aplicação do teste?

Observações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com