TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem da Internet

Tese: A origem da Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  Tese  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A Internet é uma enorme rede de informações e novas possibilidades de comunicar. Um mundo tão grande que nem mesmo uma enciclopédia poderia descrever totalmente.

Muitas pessoas acedem à internet diariamente mas poucas são aquelas que sabem como surgiu, como ela foi criada, etc.

Hoje, a internet não é só utilizada para guardar informações, mas também para entretenimento, divertimento, trabalho, entre muitas outras funções. São mais de 1 bilião de pessoas a utilizar a internet em todo o mundo, aproximadamente 17% da população.

A origem da Internet

A internet nasceu no ano de 1969 por um motivo muito simples

: o Ministério da Defesa dos EUA queria criar uma rede de computadores que permitisse que as bases militares espalhadas por todo o Mundo pudessem comunicar entre si sem problemas, mesmo quando alguma ligação local fosse interrompida.

No início, quando ainda se chamava Darpanet, a rede ligada apenas a quatro computadores! Em 1972, quando mudou o nome para Arpanet, passaram a estar ligados 37 computadores que incluíam também os mais importantes centros de investigação e Universidades dos EU. Nesse mesmo ano entrou em vigor o correio electrónico.

Em Portugal, a Internet aparece no fim dos anos 80, sobretudo no domínio da investigação e da informática.

Como nasceu a World Wide Web?

Em 1992, outra investigação importante é feita por uma equipa de laboratório europeu da Física, o CERN, em Genebra. Um novo protocolo de comunicação entre computadores permite a difusão de informações – imagens, sons, fotos ou textos- armazenados em computadores espalhados pelo mundo inteiro: nasceu a World Wide Web, também chamada Web ou WWW.

A World Wide Web permite-nos consultar uma biblioteca do tamanho do planeta, criar um sítio Web que milhões de pessoas poderão visitar, comprar ou vender por interposto ecrã, quase como numa loja, e fazer, assim, comércio electrónico.

A Web

Graças à parte gráfica da rede, que se chama World Wide Web( ou simplesmente web) e se distingue por páginas coloridas, cheias de texto, imagens, filmes e sons, podem explorar-se os sites de jornais, bibliotecas, personagens famosas, escolas, ou até de jovens que criaram a sua página para falarem dos seus hobbies.

Além disso, através deste site podem transferir-se (fazer download) para o computador muitas coisas: programas, fotografias de cantores ou atores preferidos, biografias de personagens históricas, textos integrais de clássicos de literatura, jogos de vídeo e desenhos.

Finalmente, a rede das redes permite ainda pesquisar e descobrir tudo o que está disponível sobre os temas dos trabalhos escolares, como reservar umas férias, ver que tempo faz em qualquer parte do Mundo e ainda muito mais.

A World Wide Web é constituída por centenas de milhar de sítios. São constituídos por sequências de páginas Web que começam sempre por http (hyper text transfer protocol).

Diferença entre Web e Internet

Internet- é uma rede global composta por locais e redes remotas. A Internet incluiu quase todos os computadores do mundo, permitindo aos utentes usufruir de uma quantidade enorme de informações. Pela forma como estão organizadas e são geridas as informações, a Internet permite comunicar, explorar, procurar, aprender e divertires-te.

Web- a World Wide Web também indicada por WWW ou 3w, é a área da Internet com as informações organizadas em páginas de formato gráfico (HTML). A navegação é feita através de ligações e hipertexto: passa-se de uma página à outra clicando numa palavra ou numa imagem (um link).

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com