TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazenamento de dados APII Gestão TI UNICID

Por:   •  20/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

Dados

Diariamente todos nós convivemos com uma infinidade de dados a nossa volta, e para a nossa rotina diária os utilizamos a todo o momento. Esses dados geram muitas informações que poderão ser necessárias tanto para pessoas quanto para organizações. As informações podem ter valor estratégico, financeiro e até sentimental (como fotos, músicas, poemas, recordações etc.).
Por ser tão importante, é necessário, utilizarmos alguma forma de armazenar os dados, para podermos ter sempre acesso a eles e não os perder.

Armazenamento de dados

Para armazenar os dados utilizamos os Dispositivos de armazenamento. Esse dispositivo vem sendo aperfeiçoados junto à evolução do TI a cada ano. Começou com dispositivos com espaço de armazenamento de poucos bits usados por empresas e hoje é comum encontrar em computadores pessoais, dispositivos com capacidade de TERABYTES . Alguns dispositivos com essa capacidade cabem até em nossos bolsos. Com certeza um grande avanço.

Dispositivos de armazenamento de dados

Com a evolução internacional do TI e com a importância que o dado digital tem . Foram criadas uma variedade de dispositivos de armazenamento, dispositivos móveis e dispositivos internos para máquinas. Por várias décadas desde 1725 o método usado para armazenamento de dados era os cartões perfurados. Outras formas de armazenamento de dados começaram a serem criadas á partir de 1950.

Exemplos de dispositivos de armazenamento:

HD - Hard Disk

Comercializado á partir de 1957. Uma das primeiras formas de armazenagem de dados , utiliza meio magnético. É o meio mais utilizado de armazenamento até hoje. Por ter grande capacidade de armazenamento de dados. Tem modelos internos e externos.

Fita Cassete

Criada em 1972. A famosa fita também conhecida como K7 contém dois carretos de fita magnética onde a capacidade de armazenamento éra de 660kb por lado. Acabou deixando de ser procurada pelo seu valor.

Disquete

Criado em 1976. Um dos primeiros dispositivos populares que foi muito vendido internacionalmente por décadas. Principalmente por ter um valor acessível e por poder ser usado em PC (computador pessoal). Sua capacidade padrão era de 1,2 MB porém tinha modelos de até 300MB. Porém com o tempo foi deixado de lado pela pouca capacidade de armazenamento

Fita Dat

Criada próxima a 1990. Uma das primeiras formas de armazenamento de dados que suportava Giga Bytes. Por ter um preço menos acessível era utilizado quase sempre por empresas para fazer backup.

Cd

Criado em 1990. Como o disquete é uma das formas de armazenamento de dados mais populares e de baixo preço. Ainda é utilizado por muitos nos dias de hoje. Tem capacidade de 700MB.

DVD

Tem a mesma função do cd, porém tem capacidade bem maior de armazenamento (4.7GB padrão, mas tem modelos de até 9GB), mas ainda é menos comprado comparado ao cd pelo preço maior.

Blu – Ray

Capacidade muito maior que a do DVD chegando até 50GB. Não é muito usado por ser compatível com poucos aparelhos.

Pen Driver

Desenvolvido com o objetivo de substituir os cds e os disquetes tendo capacidade de armazenamento maior e de tamanho pequeno que cabe no bolso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com