TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computação

Por:   •  31/5/2015  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

O texto retrata os acontecimentos do período que ficou conhecido como O Iluminismo, o século XVIII. Desde o seu inicio que se dar com a queda do regime absolutista, que tinha como o seu centro de poder no clero e na nobreza.

Destaca-se principalmente a Revolução Francesa, que colaborou para a luta por liberdade, igualdade, e fraternidade, para a população, baseando-se no liberalismo e em um sistema educacional.

Ressalta como o século das luzes é um retrato da razão e da liberdade do homem, do qual era vivido em repressão e obscuridade pelo o poder da Igreja. Tem então, como dado importante, as mudanças na área pedagógica, com uma educação laica, gratuita e para todos. Há também o nascimento das correntes de pensamentos que fundamenta a pedagogia da ilustração: os enciclopedistas, o naturalismo e a pedagogia idealista. No texto é feito um resumo de cada um dos pensamentos e seus devidos representantes, no qual são divididos por fases.

Na primeira fase, os enciclopedistas, são caracterizados por ideias intelectualistas e sensorialistas. Defendem a educação democrática. Seus representantes são: Helvetius, Condillac, Voltaire, Diderot, D’Alembert e, Rousseau.

Na segunda fase, o naturalismo, com seu representante, Jean Jacques Rousseau. Acreditando na educação natural, que com base nele, é focada mais no aluno do que o professor. Surgindo de um desenvolvimento interno e natural. Faz-se uma critica a educação velha, da qual era autoritária, intelectualista, formal, livresca e defende uma nova educação, valorizando a experiência, a educação ativa voltada para a vida, para a ação. De uma pedagogia da essência para uma pedagogia da existência.

Na terceira fase, a pedagogia idealista, representado por Kant, que teve influências de Rousseau, do qual defendia o principio da atividade na educação, e que a pessoa é o que a educação a faz dela. Tendo a educação como um ideal, perfeita e apropriada a todos os humanos indistintamente.

Enfatiza que o século XVIII foi responsável pelo controle da transição feita da educação Igreja para o Estado. Porém, os jesuítas ainda matinam certa influência sobre os colégios por todo o mundo. Por críticas feitas acerca de uma educação dogmática, e sua Companhia extinta em 1773, pelo papa Clemente XIV, houve então uma desestabilização do sistema escolar.

Concluindo, para o Iluminismo, não era fazia sentido a relação entre a educação e a religião. E sim, deveria ser laica e livre, ou seja, não-religiosa, e independente de privilégios a classes.

No último parágrafo, é feito uma perspectiva sobre as ideias Iluministas postas em prática, ocorridas na Alemanha. Sendo com a educação finalmente vista como um importante investimento pelo governo, e uma educação unificada, isto é, frequentada por ricos e pobres. Salienta também, como as ideias de educação universal reapareceram com mais força no século seguinte.

A leitura desse texto é importante esta no conhecimento de como o século das luzes se fez perante a humanidade. É de grande utilidade conhecer a história do mundo, pois é de lá, do passado, que pode se basear o nosso presente e futuro.

O século das luzes é um importante período para o desenvolvimento do que é hoje. Antes a população era mantida no escuro, sob o domínio dos pensamentos rígidos da Igreja, e é nesse período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com