TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema

Por:   •  2/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.303 Palavras (18 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 18

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema

Disciplina de Engenharia de Software II

Grupo 4

 Contas a Pagar – Concepção da Situação Proposta

Bruna Veiga Oliveira                              RA: 0030481811007

Gabriel Corrêa                                              RA: 0030481821042

Lucas Silva Barros                                      RA: 0030481821002

Luciano Aparecido de Oliveira              RA: 0030481821037

Rafael Luiz Pereira                                      RA: 0030481821009

Sorocaba/SP

Agosto - 2019


Sumário

Descrição do Sistema Atual        3

Documento de Caso de Uso        10

Documento de Requisitos        12

Análise de Risco        14


Descrição do Sistema Atual

A proposta do sistema é fazer uma implementação com outros setores, são eles:

  • Compras
  • Financeiro
  • Contas a Receber
  • Contas a Pagar

O sistema proposto tem como principal objetivo trazer à corporação as funcionalidades básicas de um sistema de contas a pagar, isto é, o que se chama operações padrões do sistema em questão, através de uma simples interface, e como principal diferencial uma proposta de SAD, sistema de apoio à decisão, visando tratar o volume de dados obtidos em certo período de tempo objetivando o trazer informações de relevância estratégica para o setor financeiro.

  • Função lançamento de contas. Como isso funcionará?

Em todo sistema há a funcionalidade de lançamento, seja este informatizado ou não, mas a pergunta necessária a responder é o que esse sistema proposto traz de novo ao mercado? A resposta é o jeito como o processo é feito, geralmente, em sistemas concorrentes, em todo lançamento há a necessidade de uma digitação monótona de dados, isto é, o usuário sempre terá de digitar campo por campo dos dados referentes à obrigação, causando uma lentidão no processo. Abaixo segue algumas questões.

Nesse será, em termos coloquiais, livrado dessa obrigação monótono, pois a partir de uma informação do boleto, sua identificação, todos os campos serão automaticamente preenchidos.

Através de API, caso o leitor não esteja familiarizado com esse termo visite: https://blog.rocketseat.com.br/tag/api-rest/, para obter mais informações, mas basicamente é uma forma de consumir dados através de requisições. Caso o leitor técnico se interesse por essa API acesse https://api.boletosimples.com.br/ para um completo detalhe de sua documentação.

        Segue um resumo de passos:

  1. O funcionário digita a identificação do boleto (id);
  2. O sistema, com o id, faz a requisição a API;
  3. O sistema recebe a resposta do servidor com todos os dados referentes ao atual boleto;
  4. O sistema preenche todos os campos automaticamente;
  5. O funcionário adiciona alguma descrição a mais, caso queira;
  6. O funcionário lança a conta.

 

  • Função pagamento de contas. Como isso funcionará?

        A resposta é a checagem se a obrigação foi paga ou não, isto é, de forma independente o sistema checa se o boleto foi pago (Nome do Beneficiário, CNPJ, Nome do Banco, Endereço, Agência Bancária, Data de Vencimento, Juros/Mora, Desconto, Espécie, Código de Barras, Valor) visando assim evitar registros de pagamento equivocados, só registrando o pagamento se o retorno do pagamento for positivo.

        Através da mesma API citada anteriormente, cuja mesma traz, em seus campos de resposta, se o boleto foi pago ou não, o leitor técnico pode checar isso em: https://api.boletosimples.com.br/reference/v1/bank_billets/#informa%C3%A7%C3%B5es-do-boleto

  • O funcionário, dentro do sistema com o id do boleto ou qualquer informação referente ao mesmo, seleciona a obrigação que será paga;
  • O funcionário abre a tela de pagamento, cujas informações da conta a ser paga são automaticamente carregadas no ato da seleção dela;
  • O funcionário confirma o pagamento;
  • O sistema faz requisição a API “boletosimples.com.br” e verifica se a conta foi paga;
  • Termina-se o processo de pagamento.

  •  Função excluir conta. Como isso funcionará?

        Além da básica função de remoção ao acaso, isto é, caso houver algum registro equivocado, o usuário poderá selecionar um período de exclusão automática, exemplo: remoção de todas as obrigações, pagas, referente a contas como aluguel, água, energia ao final de todos os anos, ou qualquer opção que o funcionário escolha.

        Existem múltiplas formas de aplicação dessa funcionalidade uma delas é o mapeamento do período escolhido pelo usuário bem como os tipos de obrigações escolhidas, essa informação será registrada em uma base de dados e todo vez em que houver início do sistema uma função de verificação de data será disparada e caso a mesma coincidir com a data registrada no banco as obrigações selecionadas pelo funcionário, nesse momento, serão excluídas. A partir disso o registro dessa data é excluído do banco dando lugar à data conseguinte a lógica pode parecer complexa, mas ela nos auxilia a trabalhar com períodos.

  1. Exclusão ocasional:
  • O funcionário seleciona a conta a excluir;
  • O funcionário confirma a exclusão.

  1. Exclusão por período:
  • O sistema pergunta o período e os tipos a serem excluídas;
  • O funcionário, ao selecionar, ou escolher, um período e selecionar um tipo, confirma as opções escolhidas;
  • O sistema inicia sua lógica para essa funcionalidade.
  • Função renomear conta. Como isso funcionará?

        De forma curta e sincera, sem recorrer ao gasto neuro analítico do leitor em cima de obviedades, o sistema não traz algo novo a essa operação pelas simples razões.

  1. Operações de registros para possíveis usos em eventos são custosas ao hardware;
  2. É uma simples operação que não exige sofisticações;
  3. Há necessidade de gastar recursos de hardware com operações e módulos mais importante, como o módulo de SAD, por exemplo.

        Como toda conta tem seus dados registrados em uma base de dados torna-se simples a renomeação de um de seus atributos bastando uma linha de código na linguagem da base de dados para registro da mudança (o famoso UPDATE).

  • O funcionário escolhe a conta ser renomeada;
  • O funcionário renomeia os campos correspondentes;
  • O sistema registra a edição.

  • Função gerar relatório. Como isso funcionará?

        O sistema se destaca por sair do padrão “gerar relatório” maçante de outros sistemas concorrentes, isto é onde há uma interface onde o usuário clica em um botão e temos um relatório de contas em PDF para impressão, diferentemente disso o sistema envia relatórios sobre todas as operações ocorridas no dia, bem como quem as realizou, direto no e-mail ou via WhatsApp para o gerente financeiro ou para algum outro representante do setor. Ao final do mês o sistema envia, de forma automática, um relatório geral, isto é, das obrigações pagas no mês, mais a frente explicará como o módulo SAD trabalhará em cima disso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (373.9 Kb)   docx (120.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com