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DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA CADASTRO DE INFORMAÇÕES USANDO LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

Por:   •  12/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  32.435 Palavras (130 Páginas)  •  382 Visualizações

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Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia

Campos Flamboyant – Goiânia

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA CADASTRO DE INFORMAÇÕES USANDO LINGUAGEM DE PROGRAMAÇAO ORIENTADA A OBJETOS

        

SUMARIO

1. Objetivo do trabalho ....................................................................................... 3

1.1 Geral .................................................................................................. 3

1.2 Especifico .......................................................................................... 3

2. Introdução ...................................................................................................... 4

3. Referencial Teórico ........................................................................................ 6

3.1 Java ................................................................................................... 6

3.2 SQL ................................................................................................... 8

4. Desenvolvimento ........................................................................................... 9

4.1 criando o Banco de Dados .............................................................. 12

4.2 Criando uma Classe com os métodos Getters e Setters ................ 12

4.3 Conectando ao Banco de Dados MySQL usando o JDBC ............. 15

5. Resultados e Discussão .............................................................................. 19

5.1 Vantagens da Interface em Java ..................................................... 23

5.2 Desvantagens da Interface em Java ............................................... 24

6. Considerações finais .................................................................................... 25

7. Referencias Bibliográficas ........................................................................... 26

8. Código Fonte ............................................................................................... 27

1. Objetivo do trabalho

1.1 Geral

Realizar uma completa pesquisa sobre algoritmos e linguagem de programação orientada a objetos, fazendo uma dissertação sobre suas técnicas e utilizando seus conceitos para criação de um sistema para cadastro de informações.

 

1.2 Específicos

São objetivos específicos deste trabalho:

  • Pesquisar e dissertar sobre Algoritmos de ordenação.
  • Dissertar sobre os processos sobre o desenvolvimento do sistema.
  • Pesquisar e dissertar sobre a eficiência dos algoritmos de ordenação.
  • Dissertar e apresentar as técnicas do grupo e os resultados obtidos.
  • Desenvolver um sistema computacional utilizando a linguagem de programação Java.

2. Introdução

O Algoritmo é um esquema de resolução de um problema. Pode ser implementado com qualquer sequência de valores ou objetos que tenham uma lógica infinita (por exemplo, a língua portuguesa, a linguagem Pascal, a linguagem C, uma sequência numérica, um conjunto de objetos tais como lápis e borracha), ou seja, qualquer coisa que possa fornecer uma sequência lógica.

Podemos ilustrar um algoritmo pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Um Algoritmo mostra passo a passo os procedimentos necessários para resolução de um problema.

Os algoritmos de ordenação, são responsáveis por colocar os elementos de uma dada sequência em uma certa ordem. Em outras palavras efetua sua ordenação completa ou parcial. O objetivo da ordenação é facilitar a recuperação dos dados de uma lista.

Assim os algoritmos de ordenação mais estudados é conhecidos são: Bubble Sort, Selection Sort, Quick Sort e Insertion Sort.

O Bubble Sort é o algoritmo mais simples, mas o menos eficientes. Neste algoritmo cada elemento da posição i será comparado com o elemento da posição i + 1, ou seja, um elemento da posição 2 será comparado com o elemento da posição 3. Caso o elemento da posição 2 for maior que o da posição 3, eles trocam de lugar e assim sucessivamente. Por causa dessa forma de execução, o vetor terá que ser percorrido quantas vezes que for necessária, tornando o algoritmo ineficiente para listas muito grandes.

Já o Selection Sort é baseado em se passar sempre o menor valor do vetor para a primeira posição (ou o maior dependendo da ordem requerida), depois o segundo menor valor para a segunda posição e assim sucessivamente, até os últimos dois elementos.

Neste algoritmo de ordenação é escolhido um número a partir do primeiro, este número escolhido é comparado com os números a partir da sua direita, quando encontrado um número menor, o número escolhido ocupa a posição do menor número encontrado. Este número encontrado será o próximo número escolhido, caso não for encontrado nenhum número menor que este escolhido, ele é colocado na posição do primeiro número escolhido, e o próximo número à sua direita vai ser o escolhido para fazer as comparações. É repetido esse processo até que a lista esteja ordenada

O Insertion Sort é um algoritmo simples e eficiente quando aplicado em pequenas listas. Neste algoritmo a lista é percorrida da esquerda para a direita, à medida que avança vai deixando os elementos mais à esquerda ordenados.O algoritmo funciona da mesma forma que as pessoas usam para ordenar cartas em um jogo de baralho como o pôquer.

O Quick Sort é o algoritmo mais eficiente na ordenação por comparação. Nele se escolhe um elemento chamado de pivô, a partir disto é organizada a lista para que todos os números anteriores a ele sejam menores que ele, e todos os números posteriores a ele sejam maiores que ele. Ao final desse processo o número pivô já está em sua posição final. Os dois grupos desordenados recursivamente sofreram o mesmo processo até que a lista esteja ordenada.

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