TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERRRb ASX

Por:   •  1/10/2015  •  Resenha  •  3.298 Palavras (14 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 14

PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DAS REDES SEM FIO

Tiago de Almeida Cruz[1] - 13113536 – ED. Tópicos Avançados de Redes

1Redes de Computadores – Faculdades Nordeste (FANOR)
Avenida Santos Dumont, 7800 - Manoel Dias Branco, CEP 60191-156, Fortaleza – CE – Brasil.                                                                                tiagodealmeidacruz@gmail.com

INTRODUÇÃO

O desempenho no acesso à Internet no cenário atual tem caído drasticamente, pois atualmente mais de 2/3 do tráfego da Internet é gerado pela Web, e o vídeo segundo estudos até este ano de 2015, acarretara em um aumento no trafego da internet na casa de sete vezes em relação ao volume registrado em 2010, passando das 183 mil petas bytes anuais para 1,3 milhão de peta bytes anuais em 2015, segundo estimativas. (FENDEL, 2014, apud COTTLE, 2011, p.2). Novas tecnologias também dão uma ajuda no aumento do número de usuários na rede, a criação dos gadgets, um equipamento que tem um propósito e uma função específica, prática e útil no cotidiano. São comumente chamados de gadgets, dispositivos eletrônicos portáteis como PDA, smartphones, Tablet, Ultrabook, MP3 players, SmartWatch, pulseiras inteligentes entre outros. Todos esses dispositivos geram grande necessidade de o usuário estar sempre conectado, obrigando as redes estarem preparadas para esse grande número de requisições. Os celulares e os smartphones tem um peso bem grande no crescimento de usuários nessas redes, eles fazem parte do ecossistema do Wi-Fi Jungle (Selva de Wi-Fis) junto com todos estes outros dispositivos que utilizam deste meio de conexão. Uma selva de Wi-Fis é qualquer localização física na qual uma estação sem fio recebe um sinal suficientemente forte de dois ou mais Access Points (AP - Ponto de Acesso). (KUROSE, ROSS, 2011, p.388). A grande tempo a telefonia vem ganhando grandes proporções. O número de assinantes de telefones moveis no mundo inteiro aumentou de 34 milhões em 1993 para quatro bilhões no final de 2008 e, agora, o número de assinantes da telefonia celular ultrapassa o número de linhas telefônicas convencionais (ITU Statistics, 2009, apud KUROSE, ROSS, 2011, p.377). No decorrer deste trabalho será apresentado de forma sucinta o início da criação das redes sem fio, e descrito um pouco mais sobre suas características e forma de funcionamento, assim aguçando a curiosidade do leitor a pesquisar e se aprofundar neste tema tão vasto e rico de conhecimento.

A CRIAÇÂO DA ALOHANET

Um dos acontecimentos mais importantes para as redes sem fio teve inicio em 1968, com o Professor Norman Abramson da Stanford University, ele foi enviado para a Universidade do Havaí, onde participou do desenvolvimento do ALOHANet junto com uma equipe internacional de pesquisadores universitários. O ALOHANet era uma rede de dados sem fio que  conectava varios laboratórios de informática nas ilhas havaianas, utilizando uma tecnologia de acesso aleatório recém-desenvolvido, agora conhecido como um canal ALOHA. O canal ALOHA utilizava um método de comunicação de acesso ao meio compartilhado, em uma rede sem fio Ultra High Frequency (UHF - Frequência Ultra Alta). O acesso ao meio compartilhado da ALOHANet foi projetado com um método simples, mas eficaz para lidar com colisões de pacotes de dados no canal ALOHA. Isto é, quando o concentrador de rede (Hub) recebe um pacote de dados a partir de uma fonte no canal partilhado, o receptor envia de volta um pacote de reconhecimento para a fonte no modo de transmissão. Quando a fonte recebe o pacote de reconhecimento, ele pode enviar o pacote de dados seguinte ao receptor. Se o pacote de confirmação não for recebido, a fonte reenvia o pacote de dados original após um intervalo de tempo de forma aleatória. Era um método muito simples para evitar colisões. Além disso, ele conduzio imdiretamente a formulação dos protocolos de Acesso Múltiplo por Detecção de Portadora (CSMA), CSMA / CD (CSMA com Detecção de Colisão), e CSMA / CA (CSMA com Prevenção de Colisão), que mais tarde foram incorporados em várias gerações de padrões para Ethernet e Wi-Fi.

         No final de 1970, a ALOHANET estava completa e ligada as ilhas havaianas com sinais de dados de 9.600 b/s. Foi a primeira rede de dados em pacotes sem fios do mundo. Em 1972, o ALOHANET foi conectado à ARPANet (
Rede da Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, foi a primeira Rede Operacional de Computadores à base de comutação de pacotes, e o precursor da Internet, usando um canal de satélite digital de 56.000 b/s. Em 1973, a primeira rede a utilizar a transmissão de pacotes de acesso aleatório em um canal por satélite foi colocado em operação usando o NASA ATS-1 em uma rede experimental que incluiu a Universidade do Havaí, o Centro de Pesquisa Ames da NASA, na Califórnia, a Universidade do Alasca da Universidade Tohoku, em Sendai, da Universidade de Electro-Communications, em Tóquio, e da Universidade de Sydney. Esta rede, denominada Pacnet, operado em 9.600 b/s em um canal ALOHA utilizando estações terrenas de satélite de baixo custo para mostrar o potencial de redes de dados com um grande número de pequenas estações terrestres.

O protocolo ALOHA é parte da camada de enlace de dados (OSI camada de rede 2), que é diferente de um protocolo ponto-a-ponto. Embora o protocolo ALOHA inicial sofria degradação de rendimento devido ao congestionamento quando ococrria um almento no trafego da rede, este protocolo teve o mérito da simplicidade e economia. Mais tarde, este protocolo foi otimizado para sistemas com fio e usado para Ethernet pelo Dr. Metcalfe como CSMA / CD.

PRINCIPAIS DEFINIÇÕE EM REDES SEM FIO

Para começar a entender um pouco mais sobre estas redes, será descrito um pouco das definições para facilitar o entendimento e fortalecer os conceitos definidos dentro deste tema. A seguir será descrito alguns elementos de uma rede sem fio.

Hospedeiros Sem Fio: Hospedeiros são os equipamentos de sistema finais que executam aplicações. Eles podem ser ou não móveis.

Enlace Sem Fio: Um hospedeiro se conecta com uma estação-base (definida a diante) ou a um outro hospedeiro sem fio por meio de um enlace de comunicação sem fio.

Estação-Base: Parte fundamenta da infraestrutura da rede sem fio. É responsável pelo envio e recebimento de dados (por exemplo, pacotes) de e para um hospedeiro sem fio que está associado com ela.

Infraestrutura de Rede: É a rede maior coma qual um hospedeiro sem fio pode querer se comunicar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (699.3 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com