TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios de informatica

Por:   •  5/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  2.131 Visualizações

Página 1 de 8

EEEFM “HONÓRIO FRAGA

CRISTIELEN OLIVEIRA

NATHACHA FELIPE DE SOUZA

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA COMPUTAÇÃO

COLATINA

2017

Exercício 1 – Evolução Histórica da Computação

  1. Qual a importância da maquina Pascal para a história dos computadores? Como e por quem foi melhorada?

É a primeira calculadora mecânica e foi criada em 1642, e sua importância era que ela incentivou o desenvolvimento dos computadores, pois notou que o desenvolvimento de máquinas na época estava tornando tarefas diárias mais simples e tornando as "engenhocas" da época mais úteis.

  1. Qual foi a contribuição de Joseph Jacquard?

Muito antes de o ENIAC sentir as primeiras correntes elétricas dentro de si, ou mesmo do Turing idealizar a sua máquina de estados, uma pequena, mas revolucionária invenção iria ajudar a conduzir os computadores em seus primeiros passos rumo a nossa vida cotidiana. Essa invenção não sairia do laboratório de um físico ou químico, nem de um esforço mental de um matemático, e sim de um homem que queria tornar mais fácil a tarefa de construir tecidos.

Em 1801, o francês Joseph Marie Charles(Jacquard), iria exibir em Paris um tear automatizado, que realizava a tarefa de criar estampas em tecidos através de instruções passadas por um conjunto de cartões perfurados. Durante cerca de três anos ele iria continuar trabalhando no projeto, que até o inicio da década seguinte iria conquistar toda a França.

Tear de Jacquard

Jacquard nasceu em 1753, sendo um dos nove filhos do casal Jean Charles e AntoinetteRive. Até os seus 13 anos de idade não recebeu nenhuma educação formal. Em 1972 com a morte de seu pai, herdou os teares deste, e então começou-se a interessar pelo negócio de tecelagem.

Uma vez que sua invenção tornou-se popular, ela começou a também despertar a fúria de diversos trabalhadores, que viam seu trabalho se tornarem desnecessário diante da facilidade de se operar a máquina. Porém, foi ela quem garantiu bons dias para Jacquard até o fim de sua vida, devido a venda dos direitos de sua fabricação ao governo francês.Jacquard iria com aquele tear, não apenas agilizar a fabricação de tecidos, mas também criar uma das primeiras máquinas programáveis da história, e um meio de comandá-las que iria durar por mais de cento e cinquenta anos, os cartões perfurados. 

  1. Porque Charles Babbage e conhecido com o pai do computador?

Babbage sempre se destacou por ser muito inteligente e acabou fazendo uma carreira de sucesso como professor de matemática de uma das mais tradicionais da Inglaterra: a Universtyof Cambridge.

Em 1822, Babbage apresentou o projeto da sua primeira grande máquina, batizada de Máquina Diferencial, que conseguia resolver equações polinomiais, a base para a construção de tabelas de logaritmos, um dos maiores desafios da época.

Graças ao sucesso da Máquina Diferencial, em 1823, ele recebeu o financiamento do governo inglês para a construção de sua mais ambiciosa invenção: um dispositivo capaz de resolver qualquer tipo de cálculo, contanto que fosse devidamente programado para isso (você conhece alguma máquina que faz isso, chamada COMPUTADOR?). O nome desse precursor dos computadores modernos era Máquina Analítica.

Charles Babbage morreu em 1871 sem ver seu invento ganhar forma, já que as limitações tecnológicas da época nunca permitiram que sua Máquina Analítica se concretizasse. Muitas partes da máquina só puderam ser construída alguns anos depois da morte de Babbage, o que prova que ele era um inventor à frente do seu tempo.

  1. Quem foi Herman Hollerith?

Herman Hollerith (Buffalo, 29 de fevereiro de 1860 — Washington, D.C., 17 de novembro de 1929) foi um empresário norte-americano e o principal impulsionador do leitor de cartões perfurados, instrumento essencial para a entrada de informação para os computadores da época. Herman Hollerith era fascinado por estatísticas. Seu objetivo: inventar uma máquina que conseguisse reunir e avaliar um grande número de dados sobre um tema. O matemático inglês Charles Babbage já havia inventado uma engenhoca que conseguia efetuar as quatro principais operações matemáticas. A memória da "calculadora" baseava-se em cartões perfurados. Mas, por falta de interesse, seu invento ficou engavetado durante 70 anos.

  1. Quais eram as unidades de entrada e saída existentes na 1° e 2° geração de computadores?

A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas. A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade, a programação era realizada diretamente na linguagem de máquina, o que dificultava a programação e consequentemente despendia muito tempo. O armazenamento dos dados era realizado em cartões perfurados, que depois passaram a ser feitos em fita magnética.

A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor. O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os computadores em especial. Eles eram muito menores do que as válvulas a vácuo e tinham outras vantagens: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis. No final da década de 50, os transistores foram incorporados aos computadores.a segunda geração o conceito de Unidade Central de Procedimento (CPU), memória, linguagem de programação e entrada e saída foram desenvolvidos. O tamanho dos computadores diminuiu consideravelmente. Outro desenvolvimento importante foi a mudança da linguagem de máquina para a linguagem assembly, também conhecida como linguagem simbólica. A linguagem assembly possibilita a utilização de mnemônicos para representar as instruções de máquina.

  1. Porque os computadores da 2°geração conseguiram ser vendidos em escala comercial?

As segundas gerações de computadores passaram a usar transistores. Com isso, os computadores ficaram menores e reduziu drasticamente os números de falhas e a dissipação de calor (causados pela fragilidade das válvulas que os computadores da primeira geração tinham (1955-1964) foi caracterizada pela criação dos transístores (componentes que deveriam substituir as válvulas e ocupar muito menos espaço.

  1. Porque a 4° geração ficou conhecida como a geração dos micoprocessadores?

A quarta geração é conhecida pelo advento dos microprocessadores e computadores pessoais, com a redução drástica do tamanho e preço das máquinas. As CPUs atingiram o incrível patamar de bilhões de operações por segundo, permitindo que muitas tarefas fossem implementadas.Os circuitos acabaram se tornando ainda mais integrados e menores, o que permitiu o desenvolvimento dos microprocessadores. Quanto mais o tempo foi passando, mais fácil foi comprar um computador pessoal. Nesta era, os softwares e sistemas se tornaram tão importantes quanto o hardware.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com