TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gamefiction

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

BELO HORIZONTE/MG – UNIDADE 1

TÉCNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

OSWALDO MANARIN JUNIOR-1375263663

TAINARA PEREIRA SOUZA – RA 1299105536

TIAGO SILVA SANTOS-1596852441

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA:

Projeto Interdisciplinar

BELO HORIZONTE

2015

OSWALDO MANARIN JUNIOR-1375263663

TAINARA PEREIRA SOUZA – RA 1299105536

TIAGO SILVA SANTOS-

PROINTER: Gamefication

Pesquisa a ser apresentada ao curso de Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas da Anhanguera Educacional como requisito parcial para aprovação na disciplina do Projeto Interdisciplinar.

Orientador: Thiago Augusto Alves

BELO HORIZONTE

2015

Introdução

                 O Gamefication que em português é conhecido por Gamificação é um método bastante utilizado no meio corporativo, e utiliza técnicas e mecanismos de jogos para estimular o desenvolvimento de equipes e usuários.

   Uma questão interessante a ser relatada é a eficácia do Gamefication quando implantado, isso se deve ao fato da promoção de atividades voltadas a alguma meta bem estabelecida, que exija engajamento, mas que ao mesmo tempo entreterem os envolvidos por meio de  recompensas diretamente ligadas a produtividade.

Características

    Ao aplicar a Gamificação espera-se a obtenção de sucesso nas metas traçadas, para isso são levantados os seguintes focos:

  • Entreter

É muito mais fácil manter foco no que traz divertimento e que ao mesmo tempo seja simples de se executar. Por meio de avaliações pode-se chegar a conclusões do que seria mais incentivador ao individuo em foco.

  • Traçar objetivos

Isso exige um estudo do público a ser atingido, após tal estudo podem ser aplicadas estratégias que melhor atendam o perfil dos usuários. Contudo este esforço deve ser sempre feito, sempre se deve aperfeiçoar , melhorar , adaptar, etc.

  • Competividade saudável

A competitividade é um fator de grande ajuda no que desrespeita a motivação e a superação dos indivíduos, pois irá estimular crescimento pessoal e coletivo. É muito importante apresentar “o placar” aos envolvidos, desta maneira os usuários da Gamificação saberão seu patamar o que se deve atingir .

  • Sentimento de conquista

Quando se atinge um objetivo, o sentimento de conquista estimula fortemente o potencial de um individuo que por sua vez irá manter-se focado em se superar e capturar mais pessoas para se envolver com as atividades em questão.

  • Ter aspecto agradável

Um design de boa aparência é um grande atrativo para chamar a atenção do público, todo conteúdo visual ligado ao produto ou serviço deve-se ser o mais atrativo possível, principalmente no que se refere às propagandas via web sites ou anúncios em geral.

  • Reconhecer esforços

Não a nada mais motivador que a valorização do que é feito por alguém. Para a manutenção de estimulo e vontade é muito importante recompensar os usuários envolvidos na Gamificação.

  • Demonstrar progresso

Relatar e demonstrar ao individuo seus objetivos a serem alcançados, seus progressos, bem como dar conhecimento das positividades que o esforço individual trouxe ao coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (227.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com