TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES E COMPUTADORES

Artigo: HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES E COMPUTADORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Artigo  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DAS REDES DE TELECOMUNICAÇÕES E DE COMPUTADORES

Comunicação

Comunicação é o ato de transmissão de informações de uma pessoa à outra. Comunicação sempre foi, desde o início dos tempos, uma necessidade humana buscando aproximar comunidades distantes. Na pré-história as informações se referiam a perigos iminentes, busca de caça, etc. Tribos indígenas se valiam de sinais de fumaça ou de tambores para se comunicar. Os grandes conquistadores foram obrigados a estabelecer um sistema de mensageiros. Há, na História, referência à utilização de pombo-correio como uma forma de comunicação, em especial durante as guerras.

Para que exista comunicação são necessários 4 elementos básicos:

Emissor: transmite informações;

Receptor: que recebe as informações do emissor;

Meio de transmissão: interface ou caminho entre o emissor e receptor que transporta o sinal;

Sinal: um sinal contém uma mensagem composta de dados e informações.

É importante notar duas características sobre comunicações. Primeira, a mensagem não é comunicada diretamente mas é comunicada por meio de um sinal. Segunda, o sinal sempre passa através de algum meio de comunicação qualquer (fios, cabos, fibras, ar, ondas de rádio, etc) que carregue o sinal entre o transmissor e o receptor.

Telecomunicações - Telegrafia

As telecomunicações se diferenciaram destes processos visuais pelo uso de sinais processados eletricamente no transporte das informações. As telecomunicações se iniciaram verdadeiramente em 1844, quando Samuel Morse transmitiu a primeira mensagem em uma linha entre Washington e Baltimore (Código Morse). Mais de 30 anos se passaram em que a telegrafia fora o único meio de telecomunicação. Foi o sistema que acompanhou os desbravadores de territórios virgens e, mesmo após a invenção da transmissão por rádio, permaneceu em uso pela sua inteligibilidade mesmo na presença de ruídos e sinais de baixa intensidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com