TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hardwarew

Resenha: Hardwarew. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

2 1ª Geração (1940-1952)

Os computadores de primeira geração são todos constituídos de válvulas eletrônicas. Nesta época o computador tinha apenas uso científico e estava instalado nos maiores centros de pesquisa do mundo. Estas válvulas eram ligadas por quilômetros de fios ligados manualmente, isto explica os grandes tamanhos físicos dos computadores um bom exemplo é o ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer.) que pesava trinta toneladas e possuía 17.468 válvulas termiônicas, de 160 kW de potência. A sua capacidade de processamento era de 5.000 operações por segundo. Este foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala, esta máquina não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje e dessa forma tinha que ser operado manualmente.

Figura Erro! Indicador não definido. - ENIAC

Fonte: (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3b/Two_women_operating_ENIAC.gif).

Outro exemplo é o Mark I que era totalmente eletromecânico e media cerca de 17 metros de comprimento por 2,5 metros de altura e pesava cerca de 5 toneladas. Relatos da época afirmam que o barulho do funcionamento da máquina se assemelhava a várias pessoas tricotando dentro de uma sala. O Mark I foi construído em 1944 num projeto da Universidade de Harvard em conjunto com a IBM e foi o primeiro computador totalmente automático a ser utilizado, possuía aproximadamente 80 km de fios.

Figura 2 – Mark I

Fonte: (http://1.bp.blogspot.com/-f1gVxW7v-1c/UIlUtPfyGZI/AAAAAAAAAB8/scs8FWN42Js/s1600/foto.jpg).

Nesta geração nasceu também um termo muito utilizado até hoje, o nome “bug” (inseto em inglês). Bug significa hoje em dia um erro no funcionamento de um software e pode causar comportamentos inesperados no programa. O termo surgiu no ano de 1945 durante o desenvolvimento do computador Mark II um relê dentro do computador falhou e os pesquisadores demoraram um mês para descobrir que havia um inseto morto dentro de seus contatos e após o acontecido qualquer falha ou problema que ainda não sabe definir corretamente é nomeado como um “bug”.

Figura 3 - Bug

Fonte: (http://www.concatenum.com/wp-content/uploads/first-bug.jpeg).

3 2ª Geração (1952-1964)

Uma das maiores alterações para esta geração foi à substituição da válvula pelos transistores que diminuiu bastante a utilização de cabos e fios, pois tendo em vista que cada transistor substituía dezenas de válvulas. Os computadores ganharam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com