TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inserção de dados

Seminário: Inserção de dados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  Seminário  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

Entrada de Dados

O comando que faz a leitura de um dado fornecido via teclado e o armazena em uma variável do programa é o scanf. Fazendo um paralelo com o Portugol, o scanf é o comando leia. Vamos ver a sua sintaxe.

scanf(“string de controle”, &variavel);

O comando scanf tem um certo nível de detalhes, para entendê-lo, vamos por partes. Na primeira parte do scanf, entre as aspas, aparece a string de controle. O que vem a ser a string de controle? A string de controle indicará que tipo de dado será lido neste momento. A string de controle deve assumir um dos valores abaixo:

String de Controle Significado

%d leitura de números inteiros

%f leitura de números reais

%c leitura de um caractere

%s leitura de cadeia de caracteres

Assim, quando formos ler um dado que vai ser armazenado em uma variável do tipo inteiro, a string de controle deve ser “%d”. Se o valor a ser lido, for um número real, a string de controle será “%f”.

Quando o dado a ser lido for um único caractere, a string de controle é “%c” e para ler uma cadeia de caracteres, é utilizado “%s”. Com a resolução de exercícios, vocês não esquecerão o significado de cada string de controle, certo?

Na segunda parte do scanf, colocamos o nome da variável que vai armazenar o valor que será fornecido via teclado, entendido?

Notem que antes do nome da variável, aparece um & (e-comercial).

O & faz parte da sintaxe do scanf e não pode ser esquecido. NUNCA!

Na linguagem C, o & significa: “Endereço de memória”21. Assim, o comando scanf indica que o dado será lido via teclado e será armazenado no endereço de memória da variável. O comando scanf também termina com ponto e vírgula.

Vamos analisar o exemplo, que apresenta o uso do scanf

int idade;

float salario;

char letra, nome[20];

scanf(“%d”, &idade);

scanf(“%f”, &salario);

scanf(“%c”, &letra);

Saída de Dados

O comando de saída de dados é utilizado quando desejamos ver o resultado do processamento do nosso programa. Este comando também é utilizado para passar mensagens na tela, solicitando que o usuário faça algo, como por exemplo, digitar a idade dele. Os dispositivos de saídas de dados mais comuns são: monitor, impressora e caixas de som.

Vamos agora aprender o comando que fornece a saída de dados para o dispositivo de saída padrão que é a tela do computador. Este comando é o printf. Fazendo um paralelo com o Portugol, o printf é o comando escreva.

Vamos ver a sua sintaxe.

printf(“string de controle”);

printf(“string de controle”, lista de argumentos);

Existem duas sintaxes para o printf. Na primeira, só temos a string de controle, entre as aspas dupla. Usamos esta sintaxe quando queremos escrever apenas texto na tela. Na segunda, além da string de controle, temos a lista de argumentos. Esta sintaxe é aplicada quando iremos escrever texto e valores armazenados nas variáveis.

Apesar de aparecer aqui uma string de controle, ela não é similar a do scanf, certo? No printf, a string de controle é uma “máscara” que especifica (formata) o que será impresso e de que maneira será impresso. Na string de controle pode conter: texto, códigos especiais e especificadores de formatos.

Primeiramente, vamos ver quais são os códigos especiais que podem aparecer na string de controle do printf. Os códigos especiais são formados por uma barra invertida (\), seguida de uma letra. O código especial, indica uma ação que deve ser executada pelo printf.

A tabela a seguir apresenta os códigos especiais e o seu significado.

Código Especial Ação

\n Muda o cursor para a linha seguinte.

\t tabulação (tab)

\” Escreve uma aspas dupla na tela

\\ Escreve uma barra invertida na tela

Vamos analisar exemplos bem simples de printf, que escrevem, apenas um texto na tela.

printf(“Ola Mundo!”);

printf(“\nBom Dia...”);

printf(“\n\nIsso eh um teste.\a”);

printf(“\n\nAte \nmais... \ntchau”);

A execução desta sequência de printf do exemplo, resulta na seguinte tela

Vamos ver agora, como escrevemos textos e valores, armazenados nas nossas variáveis, na tela do computador. Para isto, temos que saber mais um detalhe que vai aparecer na string de controle, que são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com