TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem de Programação Ruby

Trabalho acadêmico: Linguagem de Programação Ruby. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 7

PUC Goiás - Pontifica Universidade Católica de Goiás

CURSO: Ciências da Computação

Turma: C03

Aluno: Johnny Cleiton Camargo dos Santos

Aluno: Gabriel Mendes

Título: Linguagem de Programação Ruby.

Trabalho Apresentado para a Disciplina de Algoritmo

Introdução:

Ruby é uma linguagem nova em comparação às outras. Foi criada em 1995 pelo japonês Yuri Matsumoto. Uma linguagem limpa e direta toda orientada a objetos, bem simples de se aprender e trabalhar. Com muitas semelhanças ao Perl, SmallTalk e Python. Uma Linguagem multi-plataforma, sendo assim suportada por diversos tipos de sistemas operacionais como Linux, Windows, Solares e outros. Possui muitas features interresantes como o Ruby Gems(Biblioteca Gratuita disponível na internet), Code Blocks( Bloco de códigos), Mixins(Reposta à herança múltipla), teagem dinâmica e outras características. Além de ser a linguagem predileta para aprender entre os programadores delphi.

Sobre o Ruby:

Já pensou porque é que o Ruby é tão popular? Os fãs dizem que é uma linguagem elegante, repleta de arte. E, no entanto, dizem que é prática e conveniente. Afinal qual é o resultado?

Os Ideais do Criador do Ruby:

O Ruby é uma linguagem com um equilíbrio cuidado. O seu criador, Yukihiro “Matz” Matsumoto, uniu partes das suas linguagens favoritas (Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada, e Lisp) para formar uma nova linguagem que equilibra a programação funcional com a programação imperativa.

Ele disse com freqüência que está a “tentar tornar o Ruby natural, não simples”, de uma forma que reflita a vida.

Elaborando sobre isto, acrescenta:

O Ruby é simples na aparência, mas muito complexo no interior, tal como o corpo humano1.

Sobre o Crescimento do Ruby:

Desde que foi tornado público em 1995, o Ruby arrastou consigo programadores devotos em todo o mundo. Em 2006, o Ruby atingiu aceitação massiva, com a formação de grupos de utilizadores em todas as principais cidades mundiais e com as conferências sobre Ruby com lotação esgotada.

A Ruby-Talk, a principal lista de correio para a discussão sobre a linguagem Ruby subiu para uma média de 200 mensagens diárias. O índice TIOBE, que mede o crescimento das linguagens de programação, posiciona o Ruby em #12 entre as linguagens de programação. Citando o seu crescimento, prever que “Existem possibilidades de que o Ruby entre no Top 10 dentro de meio ano.” Muito deste crescimento é atribuído à popularidade do software escrito em Ruby, em particular a framework de desenvolvimento web Ruby on Rails2.

O Ruby é também totalmente livre. Não somente livre de custos, mas também livre para utilizar, copiar, modificar e distribuir.

Ver Tudo como um Objeto:

Inicialmente, Matz estudou outras linguagens em busca de encontrar uma sintaxe ideal. Recordando a sua busca, disse, “Eu queria uma linguagem interpretada que fosse mais poderosa que o Perl e mais orientada aos objetos do que o Python3.”

Em Ruby, tudo é um objeto. Cada parcela de informação e código pode receber as suas próprias propriedades e ações. A Programação orientada aos objetos denomina as propriedades como variáveis de instância e as ações como métodos. A aproximação pura, da orientação aos objetos do Ruby, é geralmente demonstrada pelo seguinte excerto de código que aplica uma ação a um número.

5.times { print "Nós *amamos* o Ruby -- é fantástica!"

Em muitas linguagens, números e outros tipos primitivos não são objetos. O Ruby segue a influência da linguagem Smalltalk em atribuir métodos e variáveis de instância a todos os seus tipos. Esta abordagem facilita a utilização do Ruby, uma vez que as regras que se aplicam aos objetos aplicam-se a tudo em Ruby.

A Flexibilidade do Ruby:

O Ruby é visto como uma linguagem flexível, uma vez que permite aos seus utilizadores alterar partes da Linguagem. Partes essenciais do Ruby podem ser removidas ou redefinidas à vontade. Partes existentes podem ser acrescentadas. O Ruby tenta não restringir o programador.

Por exemplo, a adição é realizada com o operador mais (+). Mas, se preferir utilizar a palavra escrita plus, poderia adicionar esse método à classe nativa do Ruby Numeric.

class Numeric

def plus(x)

self.+(x)

end

end

y = 5.plus 6

# y is now equal to 11

Os Operadores do Ruby são açúcar sintático para os métodos, também podem ser redefinidos.

Blocos, uma Característica Verdadeiramente Expressiva:

Os Blocos do Ruby são vistos como uma fonte de grande flexibilidade. Um programador pode adicionar um fecho a qualquer método, descrevendo como esse método se deve comportar. O fecho é chamado bloco e tornou-se uma das características mais populares para os recém chegados ao Ruby vindos de outras linguagens imperativas como o PHP ou o Visual Basic.

Os Blocos são inspirados nas linguagens funcionais. O Matz disse, “nos fechos em Ruby, Eu quis respeitar a cultura do Lisp4”.

search_engines =

%w[Google Yahoo MSN].map do |engine|

"http://www." + engine.downcase + ".com"

End

No código

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com