TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logica em progromação

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Neste trabalho acadêmico, iremos apresentar de forma conceitual as principais etapas iniciais de um projeto iniciando por Requisito de software, UML, Diagrama de caso de uso, Diagrama de classe, Modelo Entidade-Relacionamento e Plano de validação. As informações contidas nesta etapa do trabalho são meramente conceituais.

Palavras-Chaves: Requisito de software. UML. Diagrama de caso de uso. Diagrama de classe. Modelo Entidade-Relacionamento. Plano de validação.

ABSTRACT

In this scholarly work, we present a conceptual form the early stages of a major project beginning with requirement software, UML, use case diagram, Class Diagram, Entity-Relationship Model and Validation Plan. The information contained at this step is merely conceptual.

Key Words: Software requirement. UML. Use case diagram. Class diagram. Entity-Relationship Model. Validation plan.

SUMÁRIO

Resumo        04

Abstract        05

Introdução        07

1 – Revisão Literatura        08

1.1 – Requisito de Software        08

1.1.1 – Tipos de Requisitos        08

1.1.1.1 – Funcionais        08

1.1.1.2 – Não Funcionais        09

1.2 – UML        09

1.2.1 – Diagrama de Caso de Uso        09

1.2.2 – Diagrama de Classe        11

1.2.2.1 – Perspectivas        11

1.3 – Modelo Entidade Relacionamento        12

1.3.1 – Elementos do Modelo Entidade Relacionamento        12

1.3.1.1 – Modelos        13

1.4 – Planos de Validação        14

1.4.1 – Conceitos Básicos        14

Conclusão        15

Referências Bibliográficas        16

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, será apresentado a idealização de um sistema de localização pessoal, esta ideia baseia-se na possibilidade de localizar, rastrear e informar qualquer dispositivo que possua um “chip SIM”. A ideia é fazer com que, qualquer smartphone possa informar onde se encontra, qualquer quantidade, de dispositivos que possua um chip SIM.

Esta etapa do trabalho, será abordado o conceito de “Requisito de software”, “UML” o que são “Diagramas de caso de uso” e “Diagramas de classe”, “Modelo Entidade-Relacionamento” e “Plano de validação”. Tem como finalidade dispor de modo conceitual quais são as principais partes inicias de um projeto.

1 REVISÃO LITERATURA.

1. 1 REQUISITO DE SOFTWARE.

Requisito de software é a delimitação que um software deve ter para suprir as necessidades dos indivíduos que iram utiliza-lo.

Ele deve descrever as funções, objetivos, propriedades e funcionalidades que um sistemas deve possuir para satisfazer contratos, padrões ou especificações solicitadas.

Conforme explica Sommerville (2007), requisito é um aspectos que um sistema deve fazer ou uma restrição para o desenvolvimento do sistema, ambas não devem ser problema nem para o(s) indivíduos que iram utilizar o sistema, e nem para os programadores e ou arquitetos do sistema, o conjunto dos requisitos como um todo representa um acordo negociado entre todas as partes interessadas no sistema.

Os requisitos possuem alguns objetivos, como estabelecer e manter uma concordância com os clientes e outros envolvidos sobre o que o sistema deve fazer, deve oferecer aos desenvolvedores, projetistas e testadores do sistema uma compreensão melhor dos requisitos do sistema, definir fronteiras do sistema definindo o que deve ser incluído e o que não deve fazer parte do sistema, fornece uma base para estimar o custo e o tempo de desenvolvimento do sistema e por fim definir uma interface de usuário para o sistema.

1.1.1 TIPOS DE REQUISITOS.

1.1.1.1 FUNCIONAIS.

Pressman (2009), definem que a funcionalidade do software, função que o sistema deve realizar para atender os objetivos do indivíduo. “Requisitos Funcionais” preocupam-se com a funcionalidade e os serviços do sistema, funções que o sistema deve fornecer para o cliente, e como o sistema se comportará em determinadas situações.

1.1.1.2 NÃO FUNCIONAIS

Define as qualidades do software, essas qualidades são propriedades e restrições do sistema, como tempo de execução de uma atividade, linguagem de programação, sistema operacional, espaço.

  • Os “Requisitos não funcionais” ainda podem ser em 3 (três) tipos.
  • Requisitos do Produto Final: que é como o sistema deve se comportar.
  • Requisitos Organizacionais: que são as consequências de políticas e procedimentos organizacionais que devem ser seguidos.
  • Requisitos Externos: que são fatores externos ao sistema e ao processo de desenvolvimento como a legislação.

1.2 UML

UML é a abreviação do termo “Unified Modeling Language” que é o ato modelar e representar um sistema de forma padronizada assim descrevendo, especificando, construindo e documentando como procedimentos são executados, ajudando a modelar os sistemas orientados a objetos que desenvolvemos.

Sua grande vantagem é que ela é única para as quatro atividades: análise, “design”, implementação e teste de um sistema.

1.2.1 DIAGRAMA DE CASO DE USO

Larman (2007), explica que diagramas de caso de uso são narrativas em textos amplamente utilizadas para identificar e registrar requisitos, textos que usam “atores” e “cenários” para descrever requisitos que um sistema deve ter.

Larman (2007) descreve caso de uso como sendo “uma coleção de cenários relacionados de sucessos e fracassos, que descrevem um ator usando um sistema como meio para atingir um objetivo”.

Atores são pessoas, um sistema de computador, uma organização ou qualquer coisa que apresente algum comportamento. Um Cenário é uma sequência de ação e interação entre atores e sistema que montam uma história.

Para melhor entendimento podemos usar o texto a seguir.

“Um cliente chega na farmácia e se dirige ao balcão, em seguida solicita um remédio, o farmacêutico se dirige até uma prateleira e encontra o remédio e o traz até o cliente, o cliente pergunta quanto custa o remédio, o farmacêutico olha em sua tabela de preço e informa o valor do remédio, o cliente efetua o pagamento e vai em bora.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com