TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Arquétipo Balanceamento com Retardo

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

Douglas Araújo

Luiz Fernando

Otávio Menhart

Raphael

Arquétipo Balanceamento com Retardo

[pic 1]

Contém apenas um ciclo de feedback e é considerado um arquétipo pela complexidade da sua dinâmica. Representa a necessidade de investimento para a melhoria da satisfação das necessidades dos clientes. Neste arquétipo, sua situação atual está abaixo da situação desejada, com isso buscamos melhorar a eficiência tentando reduzir a diferença entre esses dois pontos, agimos no intuito de estabilizar e igualar essas duas situações.

Arquétipo Limite ao Crescimento

[pic 2]

É um ciclo virtuoso que atua com o intuito de reforçar seu real desempenho, favorecendo o crescimento. Esse desempenho enfrenta fatores limitantes fazendo desacelerar seu crescimento. Quando o desempenho real, alcança um bom valor, o ciclo de balanceamento começa a atuar de uma forma mais expressiva. Quando o desempenho real começa a cair, deve-se focar em corrigir o problema dando atenção às ações que podem promover o crescimento.

Arquétipo Sucesso Para os Bem-Sucedidos

[pic 3]

Promove a competição entre duas partes, disputando os recursos e o apoio oferecido. Quanto mais apoio uma das partes recebe, mais obtém sucesso, sufocando a outra.

Arquétipo Quebra-Galho

[pic 4]

Procura resolver um problema através de uma solução rápida, que com o passar do tempo gera consequências, que embora não sejam intencionais, faz ressurgir o problema de uma forma mais grave. O que mais preocupa em casos como esse, é o tempo entre a solução e a aparição das consequências.

Arquétipo Transferência de Responsabilidade

[pic 5]

Estruturalmente, este arquétipo é formado por dois ciclos de equilíbrios. Ambos buscam solucionar o problema original. Um deles, no entanto, é a intervenção contra o sintoma, a solução rápida. O segundo, representa uma resposta mais fundamental ao problema, que toma mais tempo para seus efeitos aparecerem. Em muitas situações, um ciclo de reforço pode surgir, criado como efeito da solução mais fácil, que dificulta ainda mais a solução fundamental do problema. É o que conhecemos como o Paliativo: as soluções mais fáceis não são as melhores.

Arquétipo Deriva de Metas

[pic 6]

Considera-se um caso de transferência de responsabilidade, uma solução em curto prazo diminui um objetivo de longo prazo. Com a diferença entre a meta desejada e a condição atual, cria-se a tensão emocional afetando na parte criativa, pois aumenta a pressão para alcançar as metas. Embora, o aumento da tensão cria uma melhoria da condição atual devido aos esforços para chegar no resultado, o ciclo que atua na diminuição da meta é mais intenso.

Arquétipo Escalada

[pic 7]

Em ambientes competitivos, dois funcionários, buscando ser melhor que o outro, compreendem que a conquista de cada um depende de uma vantagem relativa em relação ao outro. Assim, passam a agir para buscar esta vantagem: quando um deles percebe que o outro pode estar em vantagem, age de maneira mais agressiva para recuperar esta vantagem. Cada um deles vê como defensiva sua reação diante da conduta do outro.

Arquétipo Crescimento e Subinvestimento

[pic 8]

Decisões de investimentos importantes são adiadas na espera de melhoria da situação ou evolução tecnológica, perdendo-se assim a chance de usufruir dos benefícios do próprio investimento para crescer.

Arquétipo Tragédia do Fator Comum

[pic 9]

Duas partes unidas pelo mesmo fator, um recurso em comum, sendo disponibilizado inicialmente a ambos. Deve-se intensificar os esforços. E por fim a utilização do recurso torna-se inviável

Arquétipo Adversários Acidentais

[pic 10]

Partes que deviam trabalhar em parceria, porém acabam em oposição, como fornecedores e fabricantes, ou batalhas sindicato-empresa. Ambos os parceiros reconhecem que poderiam apoiar mutuamente o sucesso do outro. Contudo, como eles adotam ação independente para melhorar resultados, eles respondem mais atentamente às suas necessidades locais do que às do parceiro. Resulta que a “solução” de cada parceiro é involuntariamente obstrutiva ao sucesso do outro.

Arquétipo Princípio da Atratividade

[pic 11]

Promove o crescimento reforçando o real desempenho. Enquanto isso acontece, o desempenho se depara com fatores limitantes que podem desacelerar o crescimento.

Cenário da empresa e problema identificado – Intelig

Formação da Intelig

No início do ano 2000 entrava em operação uma empresa que pretendia revolucionar as telecomunicações do Brasil. A empresa era resultado da associação da norte-americana Sprint, da francesa France Telecom (cuja marca comercial é Orange) e da britânica National Grid. Elas formaram um consórcio e venceram a concorrência para instalação da empresa-espelho da Embratel no país. Ela se apresentava como algo novo no mundo das telecomunicações, como uma empresa voltada para o cliente. Sua organização foi montada por talentos capturados de outras grandes empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (392.5 Kb)   docx (313.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com