TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IPV6 x IPV4

Por:   •  24/8/2019  •  Monografia  •  5.045 Palavras (21 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 21

1. INTRODUÇÃO

A motivação que tive para realizar essa pesquisa foi primeiramente para obter um conhecimento maior sobre o novo protocolo IP, sendo assim foram pesquisada diversas mídias, livros, site, cursos, trabalhos acadêmicos, entre outros. Tentei abranger o máximo possível referente ao assunto, irei descrever ao longo desta pesquisa como o protocolo IP funciona e sua importância na internet o principal motivo para criar uma nova versão do protocolo IP, a implantação do protocolo IPv6, informarei como acontecera a transição entre os protocolos, sua implantação nas redes atuais e sua perspectiva para o futuro, o que realmente facilitara com a chegada de um novo protocolo IP.

  1. Objetivos

Os objetivos da pesquisa são:

  • Funcionalidades do protocolo IPv4
  • Caracteristicas do protocolo IPv4
  • Principal motivo para o esgotamento de endereços IP
  • Caracteristicas do IPv6
  • Funcionalidade do IPv6  
  • Implementação do protocolo IPv6
  • Futuro e atualidade do IPv6

1.2 Justificativa

Esta pesquisa tem como único motivo informar ao leitor algumas características do protocolo IPv6, sua implantação, os desafios e sua perspectiva, sendo assim irei abranger o IPv6 e o IPv4 com intuito de diferenciar ambos, com suas características e opções.

1.3 Metodologia e instrumentos de pesquisa

A metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa foi baseada na seguinte abordagem:

a) Estudo bibliográfico

Levantamento bibliográfico sobre o protocolo IPv6;

B) Pesquisa em sites

Levantamento feito no site www.ipv6.br sobre o protocolo IPv6;    


2. DESENVOLVIMENTO

A internet foi criada a fim de intercomunicar bases militares dos Estados Unidos da América e sua maior aliada na segunda-guerra mundial a União Soviética, na década de 1960,  dando a vida a ARPANET, porem eles não sabiam que davam inicio ao maior acontecimento do século 20, único meio de comunicação que em 4 anos ja atingia cerca de 50 milhões de pessoas.

Com o inclusão de centros acadêmicos como a MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) a ARPANET foi aprimorada e dividida em duas partes a MILNET que possuía as localidades militares e a nova ARPANET que não possuía localidades militares, sendo assim pela ARPANET permitiu que não só os pesquisadores como também os alunos e os amigos dos alunos tivessem contato com essa nova tecnologia, o que foi fundamental para o seu desenvolvimento, foi então que começou aparecer os primeiros resultados como a criação do Protocolo da Internet o IP permitindo que as informações fluíssem de uma rede para outra com mais facilidades. Em 1983 o primeiro protocolo publico de internet entrou em operação, o IPv4. Em 1990 o cientista Tim Bernes-Lee criou a Word Wide Web possibilitando então a comercialização da internet, em 1993 o crescimento da internet deixou de ser gradual e tronou-se exponencial, foi quando começaram a perceber que os IPs disponíveis poderiam ser esgotados em menos de 3 anos, para adiar esse problema algumas soluções foram adotadas como CIDR, RFC 1918, NAT e DHCP, porem essas tecnologias só serviram para adiar o problema, pois o IPv4 tem 32 bits sendo assim ele pode chegar a 4.294.967.296 endereços IP, mesmo assim a IANA informou baseando-se em estudos na época que a demanda anual por novos endereços e na taxa de crescimento dessa demanda que entre 2010 e 2012 seus endereços IP iriam se esgotar, já os endereços regionais apos o esgotamento da IANA levaria mais 2 a 3 anos para seu esgotamento, assim o IPv6 começou a ser desenvolvido, em 1998 saiu a RFC-2460 com as principais características do novo protocolo que iria substituir o protocolo atual.

O IPv6 tem 128 bits ou seja cerca de  340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereços IP alem de suprir as carências que o IPv4 tinha, veremos isso ao decorrer dos tópicos. segurança com o protocolo IPsec integrado, terá um sistema móvel, que possibilitará transitar de uma rede para outra sem perdermos o endereço IP atual, teremos um menor custo de processamento dos roteadores visando que o protocolo IPv6 tem uma compactação de cabeçalhos referente ao anterior isso possibilita uma diminuição considerável de processamento dos roteadores, será atribuído ao IPv6 a técnica do QoS sendo assim sera possível analisar a qualidade do serviço, alguns protocolos como o ARP e ICMPv6 será integrado ao IPv6. Sendo assim só teremos vantagens ao implantar o novo protocolo, claro que teremos algumas desvantagens como equipamentos que não suportam a nova versão, porem desde a versão do Windows NT o protocolo IPv6 já vem incluso, no Windows XP ha uma atualização que possibilita ao usuário a utilização do protocolo a partir de então todas as novas versões foram desenvolvida com o protocolo, já no Linux foi adicionado no kernel na versão 2.1.8 com muitas limitações porem na versão 2.2.x o IPv6 passou a ser compilado junto com o kernel.

2.1 CIDR, RFC 1918, NAT e DHCP

Neste tópico ha uma breve descrição dessas tecnologias que tardaram o esgotamento dos endereços IPs.

2.2.1 CIDR

Classless Inter-Domain Routing, eliminou o sistema de classes, permitindo alocar blocos de endereços de tamanhos que variam de acordo com a necessidade.

2.2.2 RFC 1918

Especificou três faixas de endereços privados, não válidos na internet, para uso de redes corporativas.

10.0.0.0

172.0.0.0

192.168.0.0

Assim quando um computador fazia solicitação para entrar na internet em uma rede privada ele não pegaria um endereço publico, com isso tardando o esgotamento do endereço IP.

2.2.3 NAT  

Com a tecnologia NAT permite com que um único endereço válido na internet,toda uma rede de computadores, usando endereços privados seja parcialmente conectados, embora essa técnica foi muito utilizada ela trouxe uma série de problemas,  impossibilitando a utilização de algumas técnicas de segurança IPSec, não possui boa escabilidade, sua utilização quebra o modelo fim a fim da internet entre outras.

2.2.4 DHCP

É um protocolo que permite uma alocação dinâmica de endereços IP, com isso surgiu a possibilidade dos provedores reutilizarem endereços fornecidos aos clientes para conexões não permanente, um exemplo são as conexões realizada por meio de linhas discadas ou ADSL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (263.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com