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Os Paradigmas de Linguagem de Programação

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

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Etapa 1

1- Defina o que é uma linguagem de programação sob a conotação sintática e também semântica.

Programação do ponto de vista sintático é um conjunto de regras que estabelece uma comunicação entre o usuário humano e o computador. Tem a ver com a forma da Linguagem de Programação. É um conjunto de regras léxicas e sintáticas que formam uma linguagem de programação.

As regras léxicas fornecem combinações validas de palavras reservadas, identificadores, operadores, etc.

As regras sintáticas são sequencias de símbolos que constituem estruturas válidas. São verificadas durante a fase de compilação.

Já do ponto de vista semântico, é a forma como a sintaxe faz sentido, ou seja, pegar a sintaxe e deixar ela como uma forma que seja facilmente aprendida, como por exemplo as linguagens naturais, inglês, francês entre outras.

2. Descreva o que influi e quais fatores que melhoram os seguintes critérios de avaliação de linguagens de programação: legibilidade, capacidade de escrita e confiabilidade.

Uma linguagem de programação legível facilita a leitura, escrita e a depuração de programas. Influi na manutenção de programas e também na produtividade do programador. Uma linguagem legível é aquela em que há abstração de dados, comandos de controle, modularização de programas, convenções léxicas, sintaxe e semântica bem estruturada.

A Capacidade de escrita, nada mais é do que a medida da facilidade para a criação de um programa com destino a um domínio de problema que fora escolhido anteriormente.

A maioria das características que afetam a legibilidade afeta também a capacidade de escrita, pois quando se escreve um determinado programa exige sempre uma releitura do que já fora escrito.

Um programa para ser escrito com facilidade deve ter simplicidade e ortogonalidade, deve ter a capacidade de abstração, e ser expressivo.

Um programa confiável deve atender a todas as suas especificações, deve ter seus dados bem definidos quanto a sua tipagem, assegurar que estes recebam o que está definido, evitar operações perigosas, e ter um tratamento solido de exceções, apresentando erros para quaisquer problemas possíveis, e tentando retornar a execução normal.

3. Apresente um exemplo de trecho código fácil e difícil de ler, indique de quais

linguagens de programação eles se referem. Explique o porquê da diferença.

========================

Trecho Em Assembly

========================

POS DS.W 1

; Busca 0 na sequencia de inteiros

SRCH0 MOVEA.L #DATUM,A0 ; (DATUM) definido alhures

MOVE.L #DATUM,D0 ; guarda inicio

CLR.W D1

LOOP CMP.W (A0)+,D1

BNE LOOP

SUB.L A0,D0

MOVE.W D0,POS

RTS

END

=======================================

Trecho Cadastro De Clientes Em C

=======================================

struct funcionario

{

char nome[50];

char endereco[100];

char nascimento[10];

char sexo[20];

char telefone[20];

char cargo[40];

};

typedef struct funcionario Fun;

//Variaveis Globais

Fun cadastro[1000];

int conta = 0;

//função menu - cria interface com o usuário

int menu()

{

int op;

printf("----------------------------\n");

printf("- Cadastro de Funcionarios -\n");

printf("----------------------------\n");

printf("- 1. Incluir -\n");

printf("- 2. Consultar -\n");

printf("- 3. Apagar -\n");

printf("- 4. Alterar -\n");

printf("- 5. Sair -\n");

printf("----------------------------\n");

printf("Escolha uma opcao: ");

O código em Assembly é mais complicado pela sua legibilidade e escrita do que o código em C, isto porque o código de C usa uma semântica melhor já que é mais próxima do inglês que o cobol, outro fator são os comentários contidos no código em C que auxiliam na legibilidade. O código em C é uma linguagem com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana, já a linguagem Assembly compreende as características da arquitetura do computador. Assim, utiliza somente instruções do processador, para isso é necessário conhecer os registradores da máquina, sendo assim mais difícil de ler do que o código em C pois precisa de um conhecimento maior.

Etapa 2

Passo 2

Considerando o código fonte apresentado na Figura 1, desenvolva as atividades a seguir.

1- Indique

...

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