TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE SISTEMAS DE BANCO DE DADOS

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

Objetivo

Com o grande crescimento das empresas de comercial hoje em dia se torna imprescindível se ter um programa de gerenciamento de bando dados.

Atualmente empresas estão buscando formas de se adaptar ao mercado de forma a aderir a suas empresas maneiras de facilitar o processo interno de gerenciar corretamente sues investimento sem comer erros manuais simples e com isso gerar problemas e prejuízos.

O objetivo e implementar um programa de gerenciamente de bando de dados onde se adeque as necessidades de cada usuário fazendo assim com que tenham facilidade em controlar todo o processo de forma rápida e eficaz e evitando assim, possíveis prejuízos.

Justificativa

Criar um gerenciador de banco de dados que gerencia uma padaria de forma de se adeque as suas necessidades buscando otimizar a compra, venda de produtos, controle de caixa, estoque e a movimentação para que assim facilite o processo interno, tornando mais rápido e fácil o funcionamento geral.

Metodologia

Em nosso projeto são acopladas as seguintes escrutaras: Programação em Banco de Dados.

Etapa 1.

Relatório.

  1. Banco de Dados.

Um banco de dados (sua abreviatura é BD, em inglês DB, data-base) é uma entidade na qual é possível armazenar dados de maneira estruturada e com a menor redundância possível. Estes dados devem poder ser utilizadas por programas, por usuários diferentes. Assim, a noção básica de dados é acoplada geralmente a uma rede, a fim de poder pôr, conjuntamente, estas informações, daí o nome banco. Fala-se, geralmente, de sistema de informação para designar toda a estrutura que reúne os meios organizados para poder compartilhar dados. 

Figura 1

              [pic 1]

  1. Análises dos requisitos da estrutura do BD.

Para projetar de maneira eficaz um banco de dados, temos que realizar um levantamento e análise de requisitos. Esse processo é basicamente conhecer as expectativas dos usuários. A especificação dos requisitos são baseadas em identificar as partes do sistema de informação que interagirão com o sistema.

Como parte dessa fase pode citar:

- Identificação dos grupos de usuários do BD e áreas de aplicação.

- Estudo e análise da documentação e revisão dos demais documentos, como manuais, formulários e relatórios.

- Estudo do ambiente operacional, análise dos tipos de transação, fluxo de informação no sistema.

- Respostas a conjuntos de consultas realizadas por usuários, que envolvem as prioridades dos usuários e a importância que eles atribuem as diversas aplicações.

Esses procedimentos auxiliam na definição da estrutura e na refinação dos requisitos. Além disso, para transformar esses requisitos em uma forma mais estruturada são usadas técnicas para especificação de requisitos. Essa especificação possui métodos que utilizam técnicas de diagramação para organizar e apresentar os requisitos.

Essa fase requer muito tempo, e é crucial para o sucesso do sistema de informação. Corrigir um erro que ocorra nessa fase é muito mais caro que corrigir um erro de implementação.

1.2 Projeto Conceitual do BD.

Projeto Conceitual se baseia na especificação de requisitos criada na etapa anterior. A partir deste insumo de informações é gerado um esquema conceitual do banco de dados. Esquema conceitual é uma visão macro do banco de dados, uma descrição de alto nível da estrutura. Os modelos de Entidade-Relacionamento são muito utilizados para descrever os esquemas conceituais. É importante frisar que nesta fase descreve-se o conteúdo de informação e não a estrutura onde elas serão armazenadas (tabelas, colunas, visões, etc…)

 CONCEITOS BÁSICOS

 ENTIDADES E TIPOS DE ENTIDADES

Um Banco de Dados normalmente armazenam as informações em grupos ou conjuntos, isto porque para as aplicações mais usuais existe muitas semelhanças entre os elementos que são armazenados.

Tipo de Entidade é o conjunto de elementos (evento, ser ou coisa).

Entidade é cada elemento pertencente a um conjunto.

RELACIONAMENTOS E TIPOS DE RELACIONAMENTOS

Nenhuma informação armazenada no Banco de Dados existe isoladamente. Todos os elementos pertencentes ao mundo real (restrito) modelado de alguma forma estão associados a outros elementos. Normalmente estas associações representam ações físicas ou alguma forma de dependência entre os elementos envolvidos.

- Tipo de Relacionamento é a associação entre Tipos de Entidades

- Relacionamento é a associação entre Entidades.

CARDINALIDADE

Cardinalidade e a quantidade de Entidades envolvidas em cada Relacionamento, pode-se estabelecer a quantidade mínima e máxima de Entidades envolvidas com cada Entidade relacionada.

- A Cardinalidade Mínima que determina a quantidade mínima de Entidades relacionadas é determinada pelo número representativo, ou seja, 0 (zero) 1, 2, ...., N (muitos).

- A Cardinalidade Máxima que determina a quantidade máxima de Entidades relacionadas é determinada pelo número representativo, ou seja, 1, 2, ...., N (muitos).

Para os Tipos de Relacionamento Binários (que são mais comuns).

  1. Projeto Lógico

É a etapa onde mapeamos o conceito dos modelos de entidade-relacionamento em objetivos de bancos de dados. Nesta fase criamos os modelos internos de bancos de dados, com detalhes sobre tabelas, relacionamentos, regras, metade dos das colunas (tipo, tamanho, obrigatoriedade, …), visões, etc. Ao final, o resultado de um projeto lógico é um esquema do banco de dados parecido com o modelo conceitual, porém com mais detalhes de banco de dados e não apenas conceitos, porem, descreve as estruturas que estarão contidas no banco de dados, de acordo com as possibilidades permitidas pela abordagem, sem considerar características de armazenamento do SGBD e é dependente do TIPO/MODELO de dados particular do SGBD que será usado

Exemplo: Tabela/Relação -> Modelo Relacional.

                                        Figura 2

[pic 2]

        1.4. Projeto Físico.

Projeto Físico é a parte final do projeto de banco de dado, nesta etapa define-se detalhes técnicos da implementação do banco de dados, por exemplo, a forma como os dados serão armazenados, os scripts para a criação dos objetos no banco de dados (tabelas, visões, colunas, funções,…), permissão de acesso de usuário, etc. Esta etapa é fortemente ligada ao SGBD que será utilizado. A otimização de desempenho do banco de dados é trabalhada nesta fase do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (889 Kb)   docx (797.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com