TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padrão IEEE 802.2

Seminário: Padrão IEEE 802.2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Seminário  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 2

Padrão IEEE 802.2

O padrão IEEE 802.2 descreve as funções da camada de controle lógico de enlace (LLC) do padrão IEEE 802 , comum aos vários métodos de acesso definidos na família de padrões IEEE 802, bem como a interface oferecida pela camada LLC para o nível de rede e a interface oferecida a camada de controle de acesso ao meio.

O IEEE 802.2 padrão é idêntico para todas as topologias de rede. Ele fornece uma interface comum entre os diferentes protocolos (IPX, TCP/IP, e outros) e os diferentes tipos de rede (Ethernet, Token Ring, etc).

O protocolo LLC funciona acima de todos os protocolos MAN e LAN 802, ocultando os diversos tipos de redes 802 e, fornecendo um único formato e uma única interface para a camada de rede. O uso mais comum do LLC ocorre do seguinte modo: quando a camada de rede de uma máquina transmite um pacote para a subcamada LLC (através de primitivas de acesso), esta fica responsável por adicionar um cabeçalho LLC contendo números de seqüência e de confirmação. A estrutura resultante é inserida no campo de carga útil de um quadro 802.x e, em seguida, é transmitida. No receptor ocorre o processo inverso.

Este protocolo fornece três tipos de classes de serviços:

– Tipo 1 – Sem conexão e sem reconhecimento

– Tipo 2 – Orientado a conexão

– Tipo 3 – Sem conexão e com reconhecimento

O terceiro serviço refere-se a um serviço sem conexão com reconhecimento utilizado em aplicações que necessitam de segurança mas não suportam o overhead de estabelecimento de conexão.

O cabeçalho LLC composto por três campos, a saber DSAP (Destination Service Access Point), SSAP (Source Service Access Point), e Controle.

S-SAP é um longo campo de 8 bits que representa o endereço lógico da entidade da camada de rede que criou a mensagem.

D-SAP é um longo campo de 8 bits que representa os endereços lógicos da entidade da camada de rede destinado a receber a mensagem.

Campo de controle pode ser 8 ou 16 bits de comprimento e, além de definir o formato do pacote, o seu usado para transportar algumas informações de controle ainda mais para serviços auxiliares, tais como controle de fluxo.

Apesar dos campos SAP, sendo 8 bits de comprimento, alguns bits têm um significado específico, de modo que não há espaço para apenas 64 números SAP distintos, que são globalmente atribuídos pelo IEEE para identificar padrões internacionais bem estabelecidos.

IP não tem um número de SAP atribuído, porque "padrões internacionais" só poderia ser dada números SAP atribuídos globalmente. Protocolos que não são padrões internacionais pode usar um número SAP a partir do espaço número SAP administrado localmente.

SAPs endereço de envio e de destino.

• DSAP indica mensagem de grupo ou individual.

• SSAP indica se é comando ou resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com