TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação JAVA ATPS

Projeto de pesquisa: Programação JAVA ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

1. DESAFIO

O desafio proposto na ATPS de Programação em JAVA Orientado a Objetos teve base na cobrança de fornecimento de energia das companhias elétricas usando as Unidades Consumidoras (UC) de alta tensão (Classe A) e baixa tensão (Classe B), que são residências ou empresas que consomem energia elétrica.

A cobrança é feita através da verificação mensal de cada UC, o funcionário faz a medição e calcula a quantidade consumida no mês subtraindo o valor obtido no mês anterior do valor obtido no mês atual.

Exemplo:

• Leitura anterior: 3244

• Leitura atual: 3318

• Quantidade de energia consumida: 74 KW/h

Porém pode ocorrer um evento chamado de “virada”, que é quando os ponteiros do medidor atingem o valor máximo e retornam ao zero. Nesse caso a leitura atual é menor que a leitura anterior.

Exemplo:

• Leitura anterior: 9809

• Leitura atual: 12

• Quantidade de energia consumida: 203 KW/h

A cobrança do consumo de energia é feita através de uma fatura onde é exibido o código da UC, nome do proprietário da UC, endereço da UC, leitura atual, leitura anterior, a quantidade consumida de KW/h, o valor da tarifa por KW/h e o valor a ser pago pela quantidade de KW/h consumida.

1.1. Objetivo do desafio

O principal objetivo do desafio é desenvolver um sistema que calcule o consumo de energia elétrica de uma residência, utilizando a linguagem de programação JAVA com o paradigma de Orientação de Objetos.

2. ETAPA 1

A primeira etapa constitui em nos conhecimentos básicos da Programação Orientada a Objetos: tipos primitivos de dados, estrutura de controle, classes, métodos (características e comportamento), classes e objetos (instanciação).

É solicitado o desenvolvimento de uma classe que represente a Unidade Consumidora de baixa tensão, com todos os atributos e métodos necessários para que seja gerada uma fatura.

Figura 2.1: A classe Medidor, que representa a Unidade Consumidora

Depois se pede para que desenvolva um programa que utilize a classe criada para a Unidade Consumidora que leia as informações digitadas no teclado, e cria uma instância na classe Unidade Consumidora e armazene em uma variável. O programa deve solicitar o valor da leitura atual continuadamente e imprimir a fatura do mês, o programa só irá encerrar de fazer leituras quando o usuário digitar um número negativo. Para calcular o valor da tarifa de KW/h é considerado o valor de R$0,34.

Figura 2.2: A classe Medição, que demonstra o uso da instância da classe Medidor

Figura 2.3: Medição normal

Figura 2.4: Medição com a "virada"

3. ETAPA 2

A segunda etapa pede que se usem os conceitos de Encapsulamento (acessibilidade), tornando o programa menos suscetível a erros, delegando os métodos de uma classe a responsabilidade de manipulação dos atributos e outros métodos declarados na classe que se encontram.

Para essa etapa, pede-se que altere as classes usadas na etapa anterior, fazendo com que os atributos da classe que representa a Unidade Consumidora fiquem encapsulados. E também crie um método que cria uma fatura.

Figura 3.1: A classe Medidor1, que representa a Unidade Consumidora

Figura 3.2: A classe Medicao1, que encapsula os métodos da classe Medidor1

Figura 3.3: Mensagem de erro

Figura 3.4: Gerando a fatura

4. ETAPA 3

Nesta etapa os conceitos usados são atributos e métodos estáticos, e também os construtores. Estes conceitos tornam obrigatória a inicialização dos atributos do objeto, e que certos atributos podem ser compartilhados entre todas as instâncias e que é possível definir métodos que não precisam de instâncias para que sejam executados.

Considerando que o valor unitário do KW/h é o mesmo para todas as Unidades Consumidoras, é solicitado que modifique o programa desenvolvido na etapa anterior para que este atributo seja compartilhado por todos os objetos da classe Unidade Consumidora. E também, criar um método para inicializar os valores dos atributos quando uma instância da classe for criada.

Figura 4.1: A Classe unitConsumidoraPos, simula a Unidade Consumidora em uma leitura normal

Figura 4.2: A classe unitComsumidoraVirada, simula a Unidade Consumidora no caso de acontecer a “virada”

Figura 4.3: A classe teste, que recebe os valores de leitura da Unidade Consumidora

Figura 4.4: Mensagens de erro

Figura 4.5: Medições

Alterando o programa com o uso das classes modificadas anteriormente, pede-se que leia as informações digitadas no teclado para uma unidade consumidora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com