TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualquer

Por:   •  21/4/2015  •  Artigo  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

 

FLAVIO AUGUSTO VIEIRA

RODRIGO NUNES ELIAS

BRUNO CESAR SOARES

REGINALDO DA COSTA

CAIO ALBERTO

SISTEMA DE BANCO DE DADOS

SOROCABA/SP

2015

FLAVIO AUGUSTO VIEIRA          

RODRIGO NUNES ELIAS          

BRUNO CESAR SOARES

REGINALDO DA COSTA

CAIO ALBERTO

SISTEMA DE BANCO DE DADOS

[pic 1]

SOROCABA/SP

2015

LISTA DE RELATÓRIOS

Relatório 1                                                                                                       6 

Relatório 2                                                                                                       7 


Sumário

1.INTRODUÇÃO5

2.RELATÓRIO16

3.RELATÓRIO28

4.CONCLUSÃO11

5.REFERÊNCIA11

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho está sendo desenvolvido para uma empresa de estacionamento de veículos, denominada LFLXZ, onde cada etapa do processo será entregue em forma de relatório, onde nessa etapa do projeto será apresentado dois relatórios como segue adiante, finalizando a primeira parte do projeto com a entrega do modelo de Entidade-Relacionamento e Diagrama Entidade Relacionamento, que constará a utilização do Sistema. Onde será apresentado um projeto de banco de dados para a informatização dessa empresa. Tendo em vista a utilização o modelo atual de Banco de Dados, constando alguns modelos de softwares que gerenciam o Banco de Dados para sua melhor utilização e mostrando a diferença entre eles, trazendo o resultado esperado para a empresa e o melhor desempenho desse sistema garantindo a satisfação desse software.

Incluindo conceitos dos modelos de dados, para que haja uma documentação onde a empresa citada anteriormente faça uma apreciação desses relatórios, durante cada etapa do projeto. Chegando a conclusão do melhor software para ser utilizado nesse projeto, sendo que a cada relatório será entregue para concluir uma etapa do projeto, para que haja uma reunião entre a equipe desenvolvedora e a empresa até a finalização e conclusão do projeto, segue adiante os conceitos básicos de dados contidos nesse relatório.

A realização do segundo Relatório, sendo essas partes do cronograma de atividades propostas para o projeto da empresa , tem como intuito introduzir conceitos básicos tanto no âmbito do modelo entidade relacionamento, onde são definidos as entidades que serão representadas no Banco de Dados assim como os atributos que irão compor cada entidade do banco e como eles irão se relacionar, quanto no diagrama entidade relacionamento, onde de forma gráfica os objetos e seus níveis de relacionamentos dentro fluxo de funcionamento do sistema . Esses conceitos serão utilizados para a resolução dos problemas já propostos pelo projeto, como forma de elucidar o conteúdo de forma pratica.

 2. RELATÓRIO-1

O modelo de dados define-se como técnica usada para a especificação das regras de negócios e as estruturas de dados de um banco de dados. É uma maneira de descrever o projeto de banco de dados no nível físico, lógico e de visão.

 Ele faz parte do ciclo de desenvolvimento de um sistema de informação e é de vital importância para o bom resultado do projeto. Modelar dados consiste em desenhar o sistema de informações, concentrando-se nas entidades lógicas e nas dependências lógicas entre essas entidades.

Os modelos mais conhecidos são:

Modelo Relacional – Modelo Entidade – Relacionamento – Modelo de Dados baseados em objetos.

Hoje encontra-se disponível no mercado diversos SGBD que trabalham com modelos citados acima.

Dentre os principais podemos citar os seguintes:

Oracle, SQL, SQL Server e Firebird;

Através desses modelos citados acima, chegamos à conclusão que devemos utilizar em nosso projeto o SQL Server, pois ele trabalha com o Modelo Entidade - Relacionamento, no qual será desenvolvido o projeto para a empresa.

 Por isso vamos utilizar um esquema que é a Estrutura do Banco de Dados, na qual é idealizado todo o processo do banco.

No nosso exemplo será a estrutura do banco de dados que irá registrar as movimentações feitas no estacionamento. Onde através da Instância, que é o dado num determinado momento, o registro das informações. Nesse caso será as informações geradas pelos registros num determinado momento.

O sistema de arquivos de dados são arquivos onde os dados são armazenados em discos onde não havia múltiplas consultas e os dados eram facilmente corrompidos e perdidos.

Os SGBD são gerenciadores que evoluíram com o passar do tempo otimizando o controle e a usabilidade dos bancos de dados. Os acessos a esses arquivos podem ser feitos por mais de um acesso no mesmo banco.

Os arquivos de banco de dados apresentam inúmeras ineficiências em relação aos SGBD existentes.

Como os arquivos são únicos não há nenhuma relação entre os dados, tornando as consultas mais difíceis de serem feitas, pois, os registros ficam estruturados de uma forma espalhada.

Outras desvantagens apresentadas pelos arquivos de dados são as redundâncias dos dados, a falta de confiabilidade dos registros e seu manuseio que fica menos organizado, sem contar que os arquivos são corrompíveis, perdendo todos os dados, caso ocorra à perda do arquivo.

Dentre as desvantagens do sistema de arquivos de dados podemos citar uma vantagem dos sistemas de arquivos que é o baixo custo do sistema.

Já com os SGBD obtêm-se inúmeras vantagens na administração das informações, abaixo alguns exemplos:

Redundância minimizada;

Maior consistência das informações;

Independência de Dados;

Múltiplas Visões dos Dados;

Compartilhamento e Transações;

Duas das desvantagens do SGBD são: o alto custo, e a baixa segurança do arquivo.

Em um sistema de vendas, por exemplo, no sistema de arquivos teríamos que consultar arquivo por arquivo para poder juntar algumas informações geradas pelos dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (124.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com