TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDDES

Seminário: REDDES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Seminário  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

UCEFF Faculdades

Curso Redes de Computadores

Disciplina de Redes de Computadores I

Prof. Velcir Barcaroli

"Conte-me e eu esquecerei. Mostre-me e eu lembrarei. Envolva-me e eu entenderei."

Provérbio Chinês.

Exercícios para resolver em grupo na sala de aula.

Exercícios de Fixação Capítulo 2 Seções 2.1

1. Relacione cinco aplicações da Internet não proprietários e os protocolos de camada de camada de aplicação que elas usam?

A Web: HTTP; File Transfer: FTP; login remoto: Telnet; Network News: NNTP; e-mail: SMTP.

2. Qual é a diferença entre arquitetura de rede e arquitetura de aplicação?

Arquitetura de rede refere-se à organização do processo de comunicação em camadas (por exemplo, as cinco camadas da arquitetura da Internet). Arquitetura de aplicação, por outro lado, é projetada por um desenvolvedor da aplicação e determina a estrutura geral dela (por exemplo, cliente-servidor ou P2P)

3. Para uma sessão de comunicação entre um par de processos, qual o processo é o processo cliente e qual é o processo servidor?

O processo que inicia a comunicação é o cliente. O processo que aguarda ser contactado é o servidor.

4. Em uma aplicação de compartilhamento de arquivos P2P, você concorda com a afirmação: “não existe nenhuma noção de lados cliente e servidor de uma sessão de comunicação”? Por quê?

Não. Porque todas as sessões de comunicação têm um lado cliente e um lado servidor. No compartilhamento de arquivos P2P, o par que está recebendo um arquivo normalmente é o cliente e aquele que está enviando o arquivo normalmente é o servidor.

5. Que informação é usada por um processo que está rodando em um hospedeiro para identificar um processo que esta rodando em outro hospedeiro?

O processo originador tem de identificar o processo destinatário, para isso é preciso especificar o nome ou o endereço da máquina hospedeira e um identificador que especifique o processo destinatário no hospedeiro de destino.

6. No caso da arquitetura TCP/IP utiliza-se o endereço IP (endereço de rede) e a porta (UDP ou TCP).

TCP

7. Suponha que você queira fazer uma transação de um cliente remoto para um servidor da maneira mais rápida possível. Você usaria UDP ou TCP? Por quê?

UDP – Apesar de não ter garantia que a transação será feita completamente o UDP e simples e leve.

8. Relacione quatro classes de serviços que um protocolo de transporte pode prover. Para cada uma delas, indique se o UDP ou o TCP (ou ambos) fornece tal serviço.

9. Lembre-se de que o TCP pode ser aprimorado com o SSL para fornecer serviços de segurança processo a processo, incluindo a decodificação. O SSL opera na camada de transporte ou na camada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com