TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIAB

Artigo: SIAB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Artigo  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

O SIAB é um banco de dados (Software), desenvolvido pelo DATASUS do Rio de Janeiro em 1998, cujo objetivo centra-se em agregar, armazenar e processar as informações relacionadas à estratégia da Saúde da Família.

É através das informações provenientes dos dados do SIAB que são creditados/repassados os incentivos financeiros aos municípios pelo Ministério da Saúde. Entretanto, o SIAB não deve ser compreendido e utilizado somente para esse fim.

O SIAB é parte necessária da Estratégia Saúde da Família. Contém os dados mínimos para o diagnóstico de saúde da comunidade, das intervenções realizadas pela equipe e os resultados sócio-sanitários alcançados.

Dessa forma, todos os profissionais das equipes da Saúde da Família devem conhecer e utilizar os dados do SIAB a fim de traçar estratégias, definir metas e identificar intervenções que se fizerem necessárias na atenção da população das suas respectivas áreas de cobertura, bem como avaliar o resultado do trabalho desenvolvido pela equipe.

Os dados inseridos no SIAB são as informações coletadas pelos Agentes Comunitários de Saúde nas visitas domiciliares, juntamente com as informações das atividades e procedimentos realizados por todos os profissionais da Equipe, além da notificação de algumas doenças ou condições que são objeto de acompanhamento sistêmico. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1998).

2. INSTRUMENTOS DE COLETAS DOS DADOS DO SIAB

A totalidade dos dados que compõem o SIAB é coletada em formulários de uso dos profissionais da equipe: as Fichas de Cadastramento e de Acompanhamento Domiciliar e as Fichas para Registro de Atividades, Procedimentos e Notificações 1:

• cadastramento da famílias – Ficha A;

• cadastramento de gestantes – Ficha B-GES;

• cadastramento de hipertensos – Ficha B-HA;

• cadastramento de diabéticos – Ficha B-DIA;

• cadastramento de pacientes com tuberculose – Ficha B-TB;

• cadastramento de pacientes com hanseníase –Ficha B-HAN;

• cadastramento de crianças – Ficha C (Cartão da Criança);

• registro de atividades, procedimentos e notificações – Ficha D

É muito importante assegurar a qualidade dos dados inseridos no SIAB. Portanto, é preciso que todos os profissionais (ACS, enfermeira/o, médica/o, auxiliares de enfermagem, CD, ACD e/ou THD) tenham o máximo de cuidado na coleta dos dados para que haja maior confiabilidade nas informações processadas.

O SIAB é uma fonte rica de dados que abarca informações importantes e abrangentes na área da saúde que além de servir para as Equipes de Saúde da Família, serve também como fonte para vários tipos de pesquisas, para os órgãos governamentais, para as comunidades acadêmicas das áreas de enfermagem, medicina entre outros que utilizam tais dados a fim de compor pesquisas (monografias, dissertações etc).

Entretanto, a análise dos dados do SIAB, em Santa Catarina, mostra diferenças entre as regiões/ municípios que indicam possíveis erros na coleta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com