TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sybiam OS

Por:   •  3/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

Conceitos

O Symbian é um SO de 32 bits projetado pela empresa finlandesa Nokia e mantido pela Accenture desde 2011. Esteve presente no mercado a partir de 1998 até 2013. Sendo que durante dois anos, entre 2011 quando a Nokia anunciou uma parceria com a Microsoft para utilização do Windows Phone, até 2013, os celulares da Nokia foram produzidos paralelamente com o Symbian e o Windows Phone. Quando foi constatado que descontinuar o Symbian e ficar só com o Windows Phone era mais vantajoso.

Ao todo o sistema teve três grandes versões: Symbian ^1 (lançado em 1998), Symbian ^2 (lançado em 2010, somente no Japão) e Symbian ^3 (lançado em 2010), todas com atualizações menores.

É um sistema com robustez, voltado para dispositivos móveis e smartphones, além de plataformas e padrões abertos, sendo seu desenvolvimento principalmente em C e em Java. Pode se dizer que foi baseado em cinco pontos chaves: pequenos dispositivos móveis, conexão wireless, plataforma aberta, atingir o mercado de massa e possuir variedade de produtos.

Possui uma boa integridade, já que garante a segurança dos dados do usuário e tem a capacidade de funcionar sem falhas, some se a isso o fato de ser totalmente guiado pelo usuário por uma interface gráfica.

Há no Symbian duas plataformas principais: a S60, desenvolvida pela Nokia e a UIQ encontrada nos aparelhos da Motorola e Sony Ericsson. Apesar de serem plataformas incompatíveis, isso não é um grande problema, pois o Symbian é o sistema operacional, sendo essas duas plataformas somente interfaces que rodam sobre ele.

O Symbian foi um sistema que foi concebido a partir do EPOC 32, da Psion em 1984. No ano 2008 a Nokia que possuía 48% das ações da empresa, comprou o restante das ações e os direitos do sistema para então realizar a abertura do código-fonte e também transferiu o desenvolvimento para a Symbian Fundation. Desse modo a Nokia fez com que nenhuma concorrente comprasse os direitos do sistema.

Entre os principais usuários, estavam além da Nokia, a Sony Ericsson, a Motorola e a NTT DoCoMo. Sendo esses grandes marcas do mercado de celulares, mas o Symbian também foi usado para MP3, palmtops e câmeras digitais.

Gerenciamento do Processador

Na época do Symbian os tinham suas arquiteturas de hardwares baseadas em microprocessadores assíncronos de 32 bits. Possuindo como características: tamanho reduzido e baixo consumo de energia o que se encaixava perfeitamente com o Symbian.

Outro ponto do Symbian é que ele suporta também múltiplos processos e múltiplos fluxos de execução, onde todo processo tem a ele um nome associado e por padrão utiliza-se a extensão .exe.

Depois da oitava versão do sistema houve uma inovação no que tange a multiprogramação. Para tratar os processos e fluxos de execução utiliza-se escalonadores controlados pelo nanokernel. A gerência desses processos é feita através de FIFO. O escalonamento dos fluxos de execução segue uma linha híbrida, ou seja, de acordo com o tipo de processo ou fluxo de execução o sistema se adapta para implementar um método que gerencie os recursos.

Sobre os múltiplos fluxos de execução eles são tratados com escalonadores Round-Robin que têm prioridades, tempo de execução e semáforos.

Sobre a entrada e saída de processos o Symbian usa duas técnicas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com