TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tutorial Python

Por:   •  31/8/2016  •  Seminário  •  3.491 Palavras (14 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 14

ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Alessandro Souza

Ariane Silva da Silva

Bruno Dos Santos Aguiar

Clailton Cunha da Silva

Richard Bruno Oliveira de Araújo

Ruan Rodrigues Leitão

TUTORIAL DE LINGUAGEM:PYTHON

MANAUS

2015

Alessandro Souza

Ariane Silva da Silva

Bruno Dos Santos Aguiar

Clailton Cunha da Silva

Richard Bruno Oliveira de Araújo

Ruan Rodrigues Leitão

TUTORIAL DE LINGUAGEM: PYTHON

Trabalho de Pesquisa apresentado à disciplina de Linguagem de Programação, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Escola de Ensino Superior do Amazonas.

Orientadora: Prof. Nayane Maia

MANAUS

2015[pic 1]

SUMÁRIO

1 HISTÓRICO                                                                         04

2 VISÃO GERAL DA LINGUAGEM                                                 07

3 TIPOS BÁSICOS                                                                         09

4 ESTRUTURA DE DADOS                                                         13

5 CONSTRUTORES                                                                 15      

6 AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM                                                         16

7 EXEMPLOS                                                                         17

REFERÊNCIAS                                                                         19

[pic 2]

1 HISTÓRICO

        O nome Python teve a sua origem no grupo humorístico britânico Monty Python, criador do programa MontyPython'sFlyingCircus, embora muitas pessoas façam associação com o réptil do mesmo nome (em português, píton ou pitão). Python foi concebido no final de 1989 por Guido van Rossum no Instituto de Pesquisa Nacional para Matemática e Ciência da Computação (CWI), nos Países Baixos, como um sucessor da ABC capaz de tratar exceções e prover interface com o sistema operacionalAmoeba através de scripts.  

          Também da CWI, a linguagem ABC era mais produtiva que C, ainda que com o custo do desempenho em tempo de execução. Mas ela não possuía funcionalidades importantes para a interação com o sistema operacional, uma necessidade do grupo. Um dos focos primordiais de Python era aumentar a produtividade do programador. Python foi feita com base na linguagem ABC, possui parte da sintaxe derivada do C, compreensão de listas, funções anonimas e função map de Haskell. Os iteradores são baseados na Icon, tratamentos de exceção e módulos da Modula-3, expressões regulares de Perl. Em 1991, Guido publicou o código (nomeado versão 0.9.0) no grupo de discussão alt.sources.        

           Nessa versão já estavam presentes classes com herança, tratamento de exceções, funções e os tipos de dado nativos list, dict,str, e assim por diante. Também estava presente nessa versão um sistema de módulos emprestado do Modula-3. O modelo de exceções também lembrava muito o do Modula-3, com a adição da opção elseclause. Em 1994 foi formado o principal fórum de discussão do Python, comp.lang.python, um marco para o crescimento da base de usuários da linguagem. A versão 1.0 foi lançada em janeiro de 1994. Novas funcionalidades incluíam ferramentas para programação funcional como lambda, map, filter e reduce. A última versão enquanto Guido estava na CWI foi o Python 1.2. Em 1995, ele continuou o trabalho no CNRI em Reston, Estados Unidos, de onde lançou diversas versões. Na versão 1.4 a linguagem ganhou parâmetros nomeados (a capacidade de passar parâmetro pelo nome e não pela posição na lista de parâmetros) e suporte nativo a números complexos, assim como uma forma de encapsulamento Ainda na CNRI, Guido lançou a iniciativa Computer Programming for Everybody (CP4E; literalmente, "Programação de Computadores para Todos"), que visava tornar a programação mais acessível, um projeto financiado pelaDARPA. Atualmente o CP4E encontra-se inativo. Em 2000, o time de desenvolvimento da linguagem se mudou para a BeOpen a fim de formar o time PythonLabs. A CNRI pediu que a versão 1.6 fosse lançada, para marcar o fim de desenvolvimento da linguagem naquele local. O único lançamento na BeOpen foi o Python 2.0, e após o lançamento o grupo de desenvolvedores da PythonLabs agrupou-se na Digital Creations. Python 2.0 implementou listcomprehension, uma relevante funcionalidade de linguagens funcionais como SETL eHaskell. A sintaxe da linguagem para essa construção é bastante similar a de Haskell, exceto pela preferência do Haskell por caracteres de pontuação e da preferência do python por palavras reservadas alfabéticas.

                Essa versão 2.0 também introduziu um sistema coletor de lixo capaz de identificar e tratar ciclos de referências. Já o 1.6 incluiu uma licença CNRI substancialmente mais longa que a licença CWI que estavam usando nas versões anteriores. Entre outras mudanças, essa licença incluía uma cláusula atestando que a licença era governada pelas leis da Virgínia. A Free Software Foundation alegou que isso era incompatível com a GNU GPL. Tanto BeOpen quanto CNRI e FSF negociaram uma mudança na licença livre do Python que o tornaria compatível com a GPL. Python 1.6.1 é idêntico ao 1.6.0, exceto por pequenas correções de falhas e uma licença nova, compatível com a GPL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (322.4 Kb)   docx (132.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com