TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UCP - O Esboço

Por:   •  24/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

    Faça um esboço da organização da UCP e apresente a funcionalidade de cada componente interno. Indique o tipo de informação que cada componente recebe e como a informação é tratada ou manipulada.

[pic 1]

[pic 2]

  • UAL -  é o dispositivo principal da função processamento, o que efetivamente realiza as operações primitivas da máquina.  Combina uma variedade de operações lógicas e matemáticas dentro de uma única unidade. Ex: soma, multiplicação, divisão, operações lógicas XOR e AND, entre outros. os dados são obtidos de registradores, os quais podem ser carregados tanto com dados externos, por exemplo, vindos de uma memória externa, ou com o resultado interno produzido pela própria UAL. Os sinais de controle são gerados pela unidade de controle conforme a instrução a ser executada. A unidade de controle também gera sinais adicionais para o controle dos componentes externos a UAL que estão integrados ao caminho de dados, como a carga/escrita de dados em registradores/memórias externas.
  • Registradores de dados - Para que um dado possa ser transferido para a UAL, é necessário que ele permaneça, mesmo que por um breve instante, armazenado em um registrador ou para a memória. Se for orientada para registradores como no caso da arquitetura Intel, a UAL, após executar qualquer operação lógica ou aritmética, sempre vai armazenar o resultado no registrador acumulador. Se for orientada para registradores, após executar qualquer operação lógica ou aritmética, sempre vai armazenar o resultado no registrador acumulador; caso contrário será acumulada na memória. O registrador é a memória mais rápida da hierarquia de memória do computador. Antes de executar uma instrução, todos os dados que a instrução precisa são lidos da memória cache e armazenados nos registradores.A instrução indica quais registradores devem ser usados e qual operação (soma, subtração, multiplicação...) deve ser executada sobre eles;
  • Unidade de Controle - componente do processador responsável por gerar sinais elétricos que controlam outros componentes. atua em conjunto com outra estrutura: o decodificador de instruções. A unidade de controle executa três ações básicas intrínsecas e pré-programadas pelo próprio fabricante do processador:

- busca (fetch);

- decodificação;

- execução.

O processador, ao iniciar sua operação, realiza uma operação cíclica, tendo como base essas três ações.Dependendo do tipo de microprocessador, a unidade de controle pode se ser fixa ou programável. UC de controle fornece o endereço de memória de onde deve retirar um byte ou mais, conhecido como chunk; esse chunk pode conter um código de operação-opcode, ou um operando também conhecido como dado; na primeira posição de memória deve sempre ser gravado um opcode, pois só o opcode pode informar para a UC qual ação deve ser tomada depois. ao decodificar o opcode, informa à UAL qual operação a executar: soma ou subtração nos processadores de 8 bits, nos processadores de 16 bits podem ser efetuadas as instruções de soma, subtração, divisão e multiplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com