TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Woozy braht

Por:   •  26/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Moega Automática

Relatório Final do Projeto

Versão 1.0

João Pessoa 25/03/15


  1. Objetivos

Neste projeto desenvolvemos um sistema para carregamento automático de caminhões e carretas em portos. O objetivo era criar um sistema onde a segurança dos operadores fosse o ponto principal, e proporcionasse também agilidade ao sistema de abastecimento, com isso desenvolvemos um sistema eletrônico que é o responsável pelo controle da movimentação do veículo a ser abastecido, responsável também pelo controle do abastecimento.

  1. Escopo do Sistema

Nosso projeto baseia-se numa plataforma corrediça. Essa plataforma possui uma prancha na qual o veículo será posicionado antes do início do trajeto. Após iniciar o percurso, haverá um tempo até que o veículo chegue ao local de abastecimento (Moega) onde o carregamento é dividido em três estágios para uma melhor disposição do produto na carroceria do veículo, passado esse processo o veículo é encaminhado até o local de desembarque.

No início do processo há sensores posicionados para identificar a presença do veículo, após um determinado tempo necessário para a desembarque do condutor, dá-se início a movimentação da plataforma responsável por levar o veículo até o local de abastecimento que fica abaixo da moega, após os três estágios de carregamento, o sistema encaminha o veículo até o próximo sensor responsável por verificar e sinalizar o final do processo de carregamento e consequentemente a saída do veículo

  1. Principais Pontos Positivos do Projeto
  • Segurança para o condutor do veículo;
  • Segurança para os operadores da moega;
  • Agilidade do processo de abastecimento;
  • Confiabilidade na precisão do processo;
  • Evita desperdícios;
  • Otimização do processo
  1. Principais Pontos Negativos do Projeto
  • Vibração da plataforma;
  • Limite máximo de peso do veículo.
  1. Situação da Versão Atual do Sistema

A versão atual é um protótipo que realiza a simulação da situação real do processo a ser executado, nele foram usados motores e sensores de tamanho reduzido e uma plataforma capaz de receber carretas e caminhões de pequenas dimensões. O sistema funciona bem, bastando apenas a construção de uma réplica em tamanho real.

  1. Fatores que Causaram Desvios em Relação ao Planejado
  • Precisão de sensores: O uso de sensores mecânicos para o controle do processo não apresentou bom desempenho, pois, por necessitar de contato físico para o seu funcionamento, era impreciso, o que nos levou a substitui-los por sensores ópticos.
  • Controle do abastecimento: Para efetuar o controle da abertura da moega planejou-se utilizar motores de passo, no entanto o esforço feito para que ele pudesse realizar o processo de fechamento demandava um motor de maior potência, foi então que o substituímos por um solenoide.
  1. Avaliação dos Custos do Projeto

Os custos do protótipo variaram entre R$ 550,00 e R$ 600,00 a expectativa é que na prática esses custos aumentem consideravelmente, pois as proporções dos componentes serão bem maiores.

  1. Análise Custo/Benefício

Os custos serão enormes se comparados com os atuais investimentos feitos nos portos, no entanto os benefícios serão enormes com relação a segurança, eficiência e controle dos processos.

  1. Avaliação do Processo de Desenvolvimento

Foi produtivo realizar o desenvolvimento da moega, pois lidamos com situações que não havíamos encontrado em outros projetos, como a construção da maquete, desenvolvimento do projeto da moega, do sistema eletrônico e programação. O trabalho em grupo também apresentou vantagens como a divisão de tarefas e o comprometimento de cada indivíduo com os resultados obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com