TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Основы использования информации

Artigo: Основы использования информации. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Artigo  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho, apresentarei os fundamentos do uso da informação. Após essa abordagem inicial, mencionarei, o uso dos sistemas de informações como uma ferramenta de apoio aos tomadores de decisão e sua importante tarefa dentro das organizações. Abordarei, ainda, as tecnologias de informação disponíveis no mercado, e a velocidade com que essas tecnologias evoluem. Apresentarei as atribuições e o campo de atuação dos profissionais das áreas geradoras e gestoras de sistemas. O objetivo desse trabalho é fornecer conhecimentos básicos de sistemas de informação, através da fundamentação teórica que proporcione compreensão e análise dos conceitos e aplicações de tecnologia da informação.

Ao final pretende-se que possamos identificar e ter o discernimento correto para tomar a melhor decisão, utilizando a informação e as tecnologias nas organizações, denominando os principais conceitos de sistemas de informação, sua importância e aplicação nas organizações, contribuir para o desenvolvimento das habilidades necessárias ao profissional das áreas geradoras e gestoras de sistemas e descrever o cenário atual da área de tecnologia da informação, promovendo estudo e reflexão frente às novas tendências

2 DESENVOLVIMENTO

CONCEITOS DE INFORMAÇÃO

O valor da informação está ligado diretamente à maneira como ela ajuda os tomadores de decisão. A informação agrega valor aos produtos e serviços de uma organização. As informações são sistematicamente valorizadas; por isso, é necessário conhecê-las, selecioná-las e saber usá-las. As informações personalizadas têm maior valor e contam, atualmente, com a utilização das tecnologias de informação. Mas afinal o que é informação? Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.

De acordo com Batista (2006, p. 22), informação é “o resultado do tratamento dos dados existentes acerca de alguém ou de alguma coisa. A informação aumenta a consistência e o conteúdo dos dados relaciona”.

Sistemas de informação são mais que apenas computadores, para usá-los efetivamente, é preciso entender a organização, a administração e a tecnologia de informação que são as bases de sua configuração. Assim, é importante definir que, por exemplo, no cenário proposto de uma locadora de livros que contrata uma empresa de TI (Tecnologia da Informação) entenda que todos os sistemas de informação podem ser descritos como soluções organizacionais e administrativas.

2.1.1 Sistema De Informação Operacional (SIO)

Conhecidos na década de 1950 como Sistemas de Processamento de Transações (Transaction Processing Systems). É responsável pelo processamento de operações e transações rotineiras e cotidianas, incluindo seus próprios procedimentos. Incumbido também por controlar os dados detalhados das operações e funções organizacionais, garantindo o funcionamento harmônico da organização, também auxilia a tomada de decisões de corpo técnico ou operacional das unidades departamentais. De forma simples, o papel do SIO é processar transações eficientes, controlar processos industriais, apoiar comunicações, colaboração e atualizar bancos dedados da empresa (O’BRIEN, 2004).

2.1.2 Sistema De Informação Gerencial (SIG)

Sistema de Informação Gerencial (Management Information Systems), são sistemas que transformam os dados provenientes do sistema de informação operacional, agrupam e apresentam em forma de relatórios e de informações atualizadas sobre operações básicas da empresa em tempo hábil para tomada de decisão, Esses relatórios geralmente se referem a uma área funcional específica, no entanto, eles são um tipo importante de SI de área funcional (Turbanet al., 2007).

2.1.3 Sistema De Suporte À Decisão (SSD)

Sistema de suporte à Decisão (Decision Support Systems), como eram conhecidos nas décadas de 1970 e 1980, são sistemas avançados que possuem interatividade com as ações do usuário e oferecem modelos para ajudar na resolução de problemas. Como permitem grande flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de respostas rápidas, auxiliam no apoio à tomada de decisão. Ex.: a locadoras de livros utilizaria para adquirir informações que auxiliariam, por exemplo, na construção de ou não de uma filial em determinada região ou a edição de novos livros.

2.1.4 Sistema De Suporte Executivo (SSE)

São sistemas que dão suporte ao desenvolvimento do planejamento estratégico da organização. Utilizam tecnologia avançada para a elaboração de gráficos e relatórios. Não são projetados para resolver problemas específicos e sim para auxiliar na definição dos objetivos organizacionais que podem mudar a estrutura dos problemas. Também se concentram em fornecer informações de apoio gerencial.

2.1.5 Sistema De Informação Estratégica (SIE)

Visam auxiliar o processo de tomada de decisão da cúpula administrativa; transformam os dados provenientes dos sistemas de informação gerencial, agrupando-os para facilitar a tomada de decisão. Geralmente oferecem informações gráficas. Também são conhecidos como sistemas baseados no conhecimento e fornecem conselho especializado e funcionam para os usuários como consultores e especialistas (O’BRIEN, 2004).

2.1.6 Sistema De Automoção De Escritório (SAE)

Sistema de automação de escritório tem como principal finalidade aumentar produtividade pessoal dos trabalhadores que manipulam as informações de um escritório, através do uso de pacotes de aplicativos-padrão existentes no mercado, com, por exemplo, o pacote Office, da Microsoft.

2.1.7 Sistema De Informação Especialista (SE)

São sistemas ligados ao de inteligência artificial para a definição de cenários no processo de tomada de decisões. Oferecem soluções para problemas específicos em um dado domínio, no qual consigam aconselhar em um nível comparável ao aconselhamento de especialistas. Ex.: diagnóstico médico, aconselhamento financeiro e criação de produtos.

2.1.8 Sistema De Informação Para Operações

Consiste em analisar as operações de uma organização para saber que ferramenta usar em determinada situação. São sistemas de informação que auxiliam os processos e operações, tornando-os mais rápidos, baratos, padronizados e rastreáveis.

2.1.9 Enterprise Resource Planning

O ERP é considerado como o sistema macro da organização, ele tem varias características e a principal delas é que ela tem uma visão sistêmica da empresa, ou seja, é um sistema que interliga todos os departamentos da organização em um único banco de dados, possibilitando que a informação chegue mais rápido de um ponto ao outro, do emissor para o receptor da informação.

2.1.10 Costumer Relationship Manage

Arquitetura de sistemas que pode acompanhar o ERP para combinar os processos de negócios e tecnologias promovendo a mineração de dados que permitem conhecer profundamente as preferências pessoais especificas de cada cliente Ex.: A empresa se relaciona com cliente levantado seu perfil de classe social, renda, preferência etc. Para poder analisar melhor seu público alvo e tomar as melhores decisões

3 CONCLUSÃO

Este trabalho mostrou uma visão geral sobre os fundamentos da informação, podemos perceber que conhecer os sistemas de informação é essencial para os administradores, porque a maioria deles precisa dele para sobreviver e prosperar. Esses sistemas podem auxiliar as empresas a estender seu alcance a locais distantes, oferecer novos produtos e serviços, reorganizar fluxos de tarefas e trabalho e, talvez, transformar radicalmente o modo como conduzem os negócios.

E também vimos e conhecemos as características dos Sistemas de informação, a evolução tecnológica, a tecnologia da informação. Essa gama de conhecimento me propôs analisar melhor, qual o papel do profissional em ADS no mercado de trabalho, e, como é Imprescindível ao administrador ter conhecimento global sobre as tecnologias, pois isso facilitará saber que ferramentas são ideais para determinadas atividades, que resultados poderá colher com a correta aplicação destas ferramentas e onde encontrar as informações que necessita para tomadas de decisões.

REFERÊNCIAS

SANTANA, Denise Dias. Fundamentos da administração da informação. Analise de desenvolvimento de sistemas/ Denise dias de Santana, Luiz Claudio Perini. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

REZENDE, Denis Alcides. Planejamento de Sistemas de Informação e Informática. 3ed. São Paulo: Atlas, 2008.

TURBAN, Efraim; RAINER, R. Kelly e POTTER, Richard E. Jr. Introdução a Sistemas de Informação.Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/738/tipos_de_sistemas_de_informacao_na_empresa.

http://www.infowester.com/ti.php.

http://www.cetic.br/palestras/index.htm.

...

Baixar como  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »