TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRISTALIZAÇAO AÇUCAR

Por:   •  17/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPA - UNIFAP

RELATÓRIO: Esmeralda Comestivel

 QUIMICA ORGANICA EXPERIMENTAL.

PROFESSOR: David steban

Aluno Darlison wander Correa. 20190001089

1 RESUMO

A solubilidade de compostos orgânicos é um tema tão importante na Quimica Quanto em outras áreas como Construção civil, medicamentos, alimentos, industria textil e meio ambiente. A solubilidade pode ser discutida em termos de suas propriedades, como o tipo predominante de ligação química, estrutura molecular, polaridade e tipos de interações intermoleculares. Exemplos de processos biológicos fundamentais para a sustentabilidade da vida e relacionados com a solubilidade de espécies químicas .

ABSTRACT

The solubility of organic compounds is an issue as important in Chemistry as in other areas such as Civil Construction, Medicines, Food, Textile Industry and Environment. Solubility can be discussed in terms of its properties, such as the predominant type of chemical bond, molecular structure, polarity and types of intermolecular interactions. Examples of biological processes fundamental to the sustainability of life and related to the solubility of chemical species.

2 INTRODUÇÃO.

Segundo Martins et al, “O processo de solubilização de uma substância química resulta da interação entre a espécie que se deseja solubilizar (soluto) e a substância que a dissolve (solvente), e pode ser definida como a quantidade de soluto que dissolve em uma determinada quantidade de solvente, em condições de equilíbrio. Solubilidade é, portanto, um termo quantitativo. É uma propriedade física (molecular) importante que desempenha um papel fundamental no comportamento das substâncias químicas, especialmente dos compostos orgânicos. A solubilidade é de interesse em diversas áreas, por exemplo: materiais, farmacêutica e ambiental. Em particular, na concepção de fármacos, é essencial considerar a solubilidade aquosa, a qual influencia fortemente as propriedades farmacocinéticas, tais como absorção, distribuição, metabolismo e excreção. Além disso, o conhecimento da solubilidade é necessário para a previsão do destino ambiental de contaminantes e poluentes, processos de adsorção no solo e fatores de bioconcentração de agrotóxicos”.

Em alguns casos, a solubilidade de compostos orgânicos pode estar relacionada com a ocorrência de uma reação química. Assim, essa propriedade pode ser dividida em duas categorias: a solubilidade em que uma reação química é a força determinante (por exemplo, na reação ácido-base) e a solubilidade na qual estão envolvidas somente as forças intermoleculares. O estudo semiquantitativo da solubilidade de uma substância em determinados solventes (água, éter etílico, solução diluída de hidróxido de sódio, ácido clorídrico diluído, solução de bicarbonato de sódio, ácido fosfórico concentrado e ácido sulfúrico concentrado), fornece valiosa informação sobre a presença ou ausência de determinados grupamentos funcionais ou classes de compostos orgânicos.( Costa Neto, C. 2004)

Contudo, a solubilidade é uma propriedade do sistema soluto/solvente que admite graus e é muito dependente da temperatura. Assim, para se utilizar o ensaio de solubilidade como um elemento de corte para obter-se informações sobre grupamentos funcionais, é necessário observar um valor (padrão) acima do qual a substância é considerada solúvel e, abaixo do qual, é considerada insolúvel (valor de corte). Para fins de classificação em esquemas de Análise Orgânica Sistemática, esse valor foi definido como sendo 3% pv (três partes em peso do substrato por cem partes em volume de solvente). Os ensaios de solubilidade são extremamente úteis para se verificar a polaridade relativa de substâncias orgânicas, identificar a classe funcional e, também, para determinar os solventes (ou mistura de solventes) apropriados nas recristalizações, reações químicas, análises espectrais e análises cromatográficas (Pavia, et al, 2012)

3. OBJETIVOS.

Observar a cristalização da sacarose a partir de uma solução instável supersaturada de açúcar, entender os conceitos de solubilidade.

4 MATERIAIS.

  • Panela;
  • Copo americano;
  • Colher de pau;
  • Barbante de algodão;
  • Pote de vidro com tampa;
  • Fogão;
  • Açúcar (sacarose);
  • Água;
  • Corante alimentício verde.

5 DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS.

Adicione na panela a medida de um copo americano de água. Em seguida comece a diluir a medida de quatro copos americanos de açúcar, de maneira lenta e gradativa.

Quando o açúcar começar a não mais se dissolver, levar o recipiente(panela) ao fogo e continue a diluição. Importante: a solução não pode ferver Adicione o corante no pote de vidro e depois que todo o açúcar estiver completamente dissolvido e deixe esfriar naturalmente

Umedeça o barbante e passe-o em um pouco de açúcar e deixe secar

Tire o excesso de açúcar do barbante e mergulhe-o na solução de sacarose  já resfriada, de modo que o barbante não encoste nas laterais e no fundo do vidro Tampe o vidro e coloque em um local onde não sofra muita perturbação, durante 6 dias. Após 6 dias observe o que ocorreu no experimento

6.IMPORTANCIA PARA O ENSINO MÉDIO

 O Experimento é importante para explicar o conteúdo de saturação das soluções, especialmente no caso de soluções supersaturadas. Além de enfatizar o conteúdo aprendido, esse experimento chama a atenção dos alunos porque eles produzem macrocristais de açúcar, que eles podem até mesmo comer depois, se desejarem. Mas, para isso, os materiais usados devem estar bem limpos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (290.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com