TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Calometria

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

        [pic 1]

Universidade Estadual de Goiás

Câmpus Universitário de Ciências Exatas e Tecnológicas

Henrique Santillo - Farmácia

Calorimetria: Termoquímica e Lei de Hess

ANA CAROLINA ROCHA

ANDRESSA RIBEIRO

BIANCA SOUZA

LEONARDO GOMES

Docente: Dr. Roberta S

Turma A

Anápolis, 2018

  1. Introdução

A termoquímica ocupa-se com a medição, a interpretação e a sistematização dos “efeitos térmicos”, isto é, os calores liberados ou absorvidos nas transformações físico-químicas, considerando-se transformações como mudança de fase (fusão, solidificação, vaporização, condensação e mudanças de forma alotrópica), reações químicas, processos como ionização e dissolução, etc. O essencial na termoquímica é, sobretudo, a consideração das trocas de calor e pressão constante, uma vez que a maioria dos processos quimicamente relevantes ocorre sob condições de pressão constante e que o efeito térmico nas transformações pode ser medido por calorímetros (NETZ, 2002).

Quase toda a argumentação e explicação dos fenômenos químicos concentram-se em considerar algum aspecto de uma única propriedade: a energia. As reações químicas sempre são moduladas a partir da liberação ou absorção de energia e, dessa forma, pode-se concluir que todas essas transformações envolvem apenas a conversão de uma forma de energia em outra, ou sua transferência de um lugar para outro e nunca sua criação ou destruição. A isso denomina-se “lei da conservação da energia”(ATKINS, 2011).

Sabe-se que a energia interna de um sistema aumenta com o aumento da temperatura. Pode-se dizer o mesmo para a entalpia, que também aumenta com o aumento da temperatura. Assim, a variação da entalpia é o calor liberado/ absorvido por um sistema à pressão constante (ATKINS, 2011).

O método para determinar o ΔreaçãoH para processos químicos é baseado nas ideias do químico Germain Henri Hess (1802-1850).  Hess pode ser considerado o fundador do subtópico da termodinâmica chamada termoquímica. Hess estudou as variações de energia das reações químicas (em termos de calor, principalmente). Por fim, ele percebeu que várias ideias-chave são importantes para se estudar as mudanças que acompanham as reações químicas. Sob uma forma mais moderna, essas ideias são: Transformações químicas específicas são acompanhadas por uma mudança característica na energia; Novas transformações químicas podem ser criadas combinando transformações químicas conhecidas. Isso é feito algebricamente.; A variação na energia da reação química resultante é equivalente à combinação algébrica das variações na energia das reações químicas componentes (BALL, 2016).

O conjunto das ideias acima é conhecido como Lei de Hess e constitui a base fundamental da termodinâmica aplicada às reações químicas (BALL, 2016).

  1. Objetivo

Determinar a capacidade calorífica de um calorímetro e verificar a entalpia de decomposição da água oxigenada.

  1. Materiais e Reagentes
  • Calorímetro
  • Termômetro
  • Pinça metálica
  • Proveta de 50 mL e 100 mL
  • Bastão de Vidro
  • Fermento Biológico
  • Água Oxigenada – 10 Volumes
  • Água destilada em Temperatura ambiente
  • Água Destilada fria

  1. Resultados e discussões
  1. Capacidade Calorífica do calorímetro

No experimento realizado, foi observado a troca de calor e a capacidade calorífica do calorímetro. O calorímetro, é um instrumento, constituídos de isolantes térmicos, cominando a não troca de calor com o meio externo (SANTOS, 2011). Este, é utilizado para medir o calor específico de materiais, assim, em sua constituição possuí isopor para evitar a troca de calor por condução. Assim, achar inicialmente a marcação do calorímetro é essencial para posteriormente ser utilizado para outras reações (SANTOS, 2011).

Logo, o experimento realizado, utilizou-se água quente e água gelada, sendo este, um mecanismo para calibrar o calorímetro, pois é conhecida a densidade deste composto (PILLING, 2011). Assim, realizou-se a calibração e observou-se e anotou-se a variação de temperatura conforme o gráfico abaixo:


[pic 2]

Conforme os valores observados acima, a temperatura diminui com adição com água gelada, dados esses dados é possível calcular a capacidade calorífica do calorímetro, desde que é dada a massa da amostra, conforme a equação dada abaixo:

[pic 3]

Logo, inicialmente o volume de água normal utilizada foi de 100 mL e o volume adicionado de água gelada foi de 50 mL, após converteu mL em g que foi feita em proporção ao mL, a cada 1 mL equivale-se a 1g, log a m1 é igual a 100 g e m2 igual a 50 gramas, que foi substituído na equação de capacidade calorífica abaixo:

[pic 4]

Assim, achou-se que a capacidade calorífica do calorímetro que é de  . Porém, no inicia do experimento deveria ter realizado outro método para determinação da massa da água, que seria a calibragem que parte-se de um método investigativo, em que, seu principal objetivo é aferir e proporcionar dados para medições. Desta forma, é imprescindível a calibração para dar clareza a experimentos realizados em laboratório (FROTA.; SANTANA, 2011). Sendo esta, uma fonte de erro experimental, em que a massa da água poderia variar-se de acordo com sua temperatura, na qual seria mais preciso a medição da capacidade calorífica do experimento realizado. [pic 5]

Para melhor exatidão da capacidade calorifica, seria fazer uma série de leituras de temperatura, e observando-se através de um gráfico a variação em um determinado intervalo de tempo. Assim, obtinha-se por extraploração a correta variação de temperatura do procedimento (PILLING, 2011).  No experimento realizado, foi feito apenas uma marcação inicial de temperatura e uma final, não repetindo-se a série, podendo ser uma fonte de erro da capacidade encontrada. Logo, o valor encontrado experimentalmente é um valor parcialmente fonte de erro, porém se pode utilizar para ambientes de aprendizado, como as universidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (275.1 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com