TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Corrosão

Por:   •  3/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A eletrólise é um processo não espontâneo no qual se converte energia elétrica em energia química, onde o fluxo de elétrons ocorre em sentido contrário. Logo, o cátodo é o pólo negativo e o ânodo o polo positivo. Além disso, este processo só é realizado com auxílio de uma corrente elétrica, fazendo com que haja uma descarga de íons, possibilitando o recebimento de elétrons pelos cátions, sofrendo redução, assim como a doação de elétrons pelos ânions, sofrendo oxidação.

Vale ressaltar que, a eletrólise se subdivide em eletrólise ígnea, a qual ocorre sem a presença de água, em que os reagentes se encontram em estado líquido, e a eletrólise aquosa, tendo neste caso a presença de água.

No experimento realizado, observou-se como funciona a eletrólise, a partir da eletrólise de iodeto de potássio com a formação de iodo elementar, de cloreto de sódio, a decomposição eletrolítica da água e a eletrólise do hidróxido de sódio.

OBJETIVO

Observar a eletrólise do iodeto de potássio (KI), da água (H2O) e do cloreto de sódio (NaCl), verificando os principais produtos e as condições necessárias para que ocorram.

MATERIAL E MÉTODOS

3.1. Material

- 3 Placas de Petri (10 cm de diâmetro);

- Eletrodos de aço-inox - Fonte de corrente ;

- Dois conectores tipo jacaré;

- Dois fios de conexão.

3.2. Soluções

- Indicadores de pH - Azul de bromotimol - Iodeto de Potássio (KI) 5% m/v;

- Hidróxido de sódio (NaOH) 5% m/v;

- Solução de um eletrólito inerte (sulfato de potássio K2SO4 a 5%);

- Solução de NaCl 5% m/v.

RESULTADO E DISCUSSÕES

Este experimento foi dividido em 4 etapas.

Na 1ª etapa, foi adicionado 30 ml de iodeto de potássio (Kl) em uma placa de petri. Logo em seguida, dois eletrodos conectados à fonte de corrente foram submersos na solução com uma tensão de, aproximadamente, 1,5V. Com alguns minutos, foi observado uma coloração amarelada na solução com formação de pequenas bolhas nas pontas dos eletrodos.

Na 2ª etapa, foi adicionado 30 ml de cloreto de sódio (NaCl) em outra placa de petri, com dois eletrodos conectados à fonte de corrente sendo também submersos na solução com uma tensão de, aproximadamente, 1,5V. Depois de alguns minutos, foi adicionado 3 gotas de fenolftaleína, em que resultou uma coloração rosada na solução, com um cheiro de água sanitária.

Na 3ª etapa, foi adicionado 30 ml de sulfato de potássio (K2SO4 ) em outra placa de petri, com dois eletrodos conectados à fonte de corrente sendo também submersos na solução com uma tensão de, aproximadamente, 1,5V. Além disso, foi adicionado 3 gotas de azul bromotimol e misturado na solução. Com alguns minutos, foi observado uma mudança na cor da solução, assim como pequenas bolhas nas pontas dos eletrodos.

Por fim, na 4ª etapa, foi adicionado 30 ml de hidróxido de sódio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com