TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução

Por:   •  10/4/2019  •  Bibliografia  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O educador tem como grande missão, contribuir para a transformação da sociedade, pois é o principal personagem da educação. Sendo uma via de acesso à integração social para todos, e uma forma de saída para as camadas mais pobres da população (SAVIANI, 2000). Nas últimas décadas, houve um avanço científico e tecnológico no campo educacional, principalmente na área das Ciências passando a integrar de forma mais significativa o currículo escolar. A educação científica deixa de ser vista como prática restrita apenas na sala de aula (NASCIMENTO, 2013).

Nos moldes da pedagogia problematizadora, o ensino de ciências busca privilegiar situações de aprendizagem que possibilitem ao aluno a formação de sua bagagem cognitiva, essa construção está diretamente relacionada a gradual compreensão de fatos e conceitos fundamentais ao desenvolvimento de habilidades para o estudo de ciências (SALES, 2016)

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a área das ciências das naturezas tem como objetivo, desenvolver o chamado letramento científico, que é a capacidade de compreender e interpretar o mundo a sua volta, no que diz respeito a estrutura natural, social e tecnológico, como também transformá-lo seguindo seus conhecimentos. Em uma dessas perspectivas os alunos, devem ter acesso ao conhecimento científico para compreender as práticas e procedimentos de investigação científica (BRASIL, 2018).

No ensino médio, em particular no ensino da química, percebe-se que os alunos, não conseguem associar o conteúdo estudado com seu cotidiano, o que acaba tornando os desinteressados pelo tema, indicando que este ensino está sendo feito de forma descontextualizada e não interdisciplinar (NUNES e ADORNI, 2010).

No que se refere à prática curricular corrente, esta pode não contribuir de forma satisfatória para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que continua sendo predominantemente disciplinar com uma visão fragmentada dos conhecimentos abordados nas disciplinas, o que pode ser evidenciado pelas propostas pedagógicas encontradas nos materiais didáticos mais usados nas escolas, como livros didáticos (FILHO, 2011).

Tendo em vista, toda a metodologia de ensino da química, percebe-se que a parte experimental ainda é pouco utilizada nas escolas, no entanto são elas que permitem ao estudante uma maior percepção de como a Química se desenvolve, pois propicia uma aproximação da reação ao “vivo e a cores” ocasionando uma maior absorção de conhecimento (SALESSE, 2012).

Essas atividades de forma prática possuem o objetivo de aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem, no qual os estudantes podem participar de forma ativa, por meio de um processo dinâmico, desenvolvendo a capacidade crítica do educando assim como a sua curiosidade (ANDRADE e VIANA, 2017).

Diversos experimentos de baixo custo e com inúmeros temas podem ser abordados em sala de aula. Galiazzi e Gonçalves (2004) afirmam que a inexistência de laboratório na escola não é justificativa para a predominância de aulas expositivas. A utilização de materiais alternativos é capaz de suprir a sua falta, além de deixar a metodologia de ensino e de aprendizagem mais proveitoso.

A partir destas proposições, o objetivo deste trabalho é perceber se as aulas de química estão sendo ministrada com essa junção de conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com