TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Precisão e Exatidão

Por:   •  30/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  1.147 Visualizações

Página 1 de 4

Precisão e Exatidão

Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás – Engenharia de Alimentos

Introdução

O experimento que foi feito, é importante pois nas práticas em laboratório a exatidão e a precisão serão de grande relevância, especialmente no controle de qualidade, análise de amostras, verificação de contaminantes, entre outras.

Na prática verificou-se a diferença entre exatidão e precisão das vidrarias. Sabendo que uma medida exata é aquela que mais se próxima do valor real, enquanto a medida precisa é aquela que repetida diversas vezes, chegará a valores muito próximos entre si, mas não necessariamente valores próximos ao real.

Objetivo 

O objetivo dessa prática foi analisar a exatidão e a precisão das seguintes vidrarias, balão, béquer, erlenmeyer, pipeta graduada, pipeta volumétrica, proveta graduada de 50mL e proveta graduada de 100mL, buscando encontrar qual seria a vidraria mais precisa e exata.

Metodologia 

Experimento I - Tomou-se uma pipeta graduada de 10mL, colocando água até a marca de seu volume total, transferindo seu conteúdo totalmente para uma proveta, anotando-se o volume atingido, foi feito o mesmo com a pipeta volumétrica tendo o cuidado de verificar o nível da água no traço de aferição. Tomou-se nota dos dois volumes.

Experimento II - Tomou-se um béquer graduado colocando em seu interior 100mL de água, transferindo-o em seguida para um balão volumétrico com capacidade de 100mL, registra-se o nível atingido pela água, o mesmo procedimento foi feito transferindo a água de um erlenmeyer para um balão volumétrico, anotando-se o volume atingido.

Experimento III - Em outro procedimento pesou-se as seguintes vidrarias secas: proveta 50mL, balão 50mL, béquer 100mL. Em seguida foi adicionado 50mL de água a cada uma delas, e uma nova pesagem foi feita, tomando-se nota dos valores obtidos, a fim de compará-los para comparar o nível de sua exatidão. Posteriormente foram realizados os cálculos do erro percentual.

Experimento IV - Mediu-se a massa de 50mL de água em um béquer de 100mL. Esvaziou-se o béquer, secou-o, e mediu novamente sua massa por mais duas vezes, o mesmo procedimento foi repetido usando uma proveta de 100mL, os resultados foram anotados com a finalidade de comparar a precisão dessas vidrarias.

Resultados e discussões  

Experimento I – Através dos resultados anotados, observou-se que a pipeta volumétrica apresentou um volume mais exato que o da pipeta graduada.

Experimento II -  Com base nos resultados anotados verificou-se que, em relação ao béquer graduado e o balão volumétrico, houve uma variação volumétrica significativa, sendo o volume do béquer inferior ao do balão. Também observou-se que a medida do erlenmeyer apresentou maior exatidão que a do béquer, tendo um valor bem próximo ao do balão volumétrico, isto provavelmente porque o diâmetro do erlenmeyer é mais próximo ao diâmetro do balão no traço de aferição do que o béquer.

Experimento III – Montou-se uma tabela com os seguintes dados:

Vidraria

Massa Vidraria

Seca (g)

Massa Vidraria +50mL de H2O (g)

Massa de H2O (g)

Volume de H2O

(mL)*

Erro

percentual

Proveta

50 mL

46,95

96,99

50,04

50,25

0,50%

Balão

50 mL

25,86

75,50

49,64

49,84

0,32%

Béquer

100 mL

49,99

99,36

49,37

49,57

0,86%

 

Para se chegar aos resultados de volume de H2O e erro percentual, foram utilizadas as seguintes fórmulas:

[pic 1][pic 2]

Pode-se perceber que através dos valores dados na tabela acima a exatidão, foi maior no balão volumétrico, onde o erro percentual foi o menor entre os três, provavelmente devido ao fato de ser o balão o tipo de vidraria calibrada,  portanto mais próximo do valor real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com