TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Titulação

Por:   •  26/9/2019  •  Seminário  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

BIOQUÍMICA APLICADA A NUTRIÇÃO

PROF.: RAVENA PEPEIRA DO NASCIMENTO

RODRIGO NEVES

BRUNNA LORRANNE

REINÃ SANTOS

DETERMINAÇÃO DE Ph E DEMONSTRAÇÃO DO EFEITO TEMPÃO

SALVADOR

AGOSTO 2019-09-02

INTRODUÇÃO

Na perspectiva do funcionamento dos organismos vivos pode-se afirmar que os meios aquosos representam quase a totalidade dos sítios em que moléculas irão reagir e dar origem a macromoléculas essenciais a vida. Desta forma as condições do meio tal como pH e temperatura são determinantes para a realização ou não dos processos biológicos, fazendo-se necessário a definição destes termos relacionando-os sempre com a condição predominantemente aquosa em que as reações metabólicas acontecem.

Desta forma o Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. Os valores de pH variam de 0 a 14 e podem ser medidos através de um aparelho chamado phmetro, mas pode-se medir o pH (com menos precisão) com o uso de indicadores, uma substância que revela a presença de íons hidrogênio livres em uma solução através da colocação sendo que esta vai do vermelho escuro (ácido) ao roxo (alcalino-básico)em função da concentração de H+ e de OH-de uma solução, ou seja, do pH. Uma substancia pode ser classificada em ácida, quando possui ph menor que 7, básica, quando tem o ph maior que 7, e neutra quando tem o ph igual a 7.

As soluções são classificadas como ácidas ou básicas de acordo com suas concentrações de íons hidrogênio em relação à água pura. Soluções ácidas têm concentração de H+ mais alta que a da água , enquanto soluções básicas (alcalinas) têm uma concentração mais baixa de H+.

Solução-tampão é uma solução aquosa capaz de resistir a mudanças de pH quando ácidos ou bases são adicionados.

Existem dois tipos de solução tampão:

1. Mistura de ácido fraco com sua base conjugada;

2. Mistura de base fraca com seu ácido conjugado.

Além disso é importante lembrar que existe um limite para as quantidades de ácido ou de base adicionadas a uma solução-tampão antes que um dos componentes seja totalmente consumido. Esse limite é conhecido como capacidade tamponante e é a indicação da quantidade de ácido ou base que pode ser adicionada antes do tampão perder sua habilidade de resistir à mudança de pH.

Referências: ALVES, LÍRIA, Solução tampão. Disponível em acesso em 26 de dezembro de 2012

Acids and bases. (2015). In Your Mother Was a Chemist. Disponível em: http://kitchenscience.sci-toys.com/acids.

OBJETIVOS

O trabalho em questão derivado do experimento “Determinação do pH e demonstração do efeito tampão” orientado pela professora Revena Pereira no dia 28/08 de 2019, tem como objetivo expor a metodologia bem como os resultados encontrados analisando-os de forma crítica baseado na teoria e na realidade do processo desenvolvidos pelos alunos.

Ademais o trabalho contribui de maneira incisiva na aprendizagem de Bioqúimica além de desenvolver substancialmente a metodologia científica dos realizadores.

MATERIAIS E REAGENTES

3.1 Materiais

Pipetas Pasteur

Tubos de ensaio

Estante para tubos de ensaio

Béquers

Canudo plástico

3.2 Reagentes

Solução tampão de pH 3,4,5,6,7,8,9,10 e 12

HCl 0,1 M

NAOH 0,1M

Indicador universal

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        

1 Preparou-se uma bateria com 8 tubos de ensaio e pipetou-se em cada um deles 0,5 ml de solução tampão correspondente (pH 3,4,6,7,8,9,10 e 12)

2 Adicionou-se 2,5 ml de água destilada e duas gotas de indicador universal de pH em cada tubo

3 Preparou-se outra bateria com 4 tubos de acordo com a tabela em anexo

4 Determinou-se os pH de cada tubo da segunda bateria utilizando a escala padrão correspondente a primeira bateria de tubos, preenchendo o os resultados na tabela.

5 Acrescentou-se uma gota de NaOH 0,1 M nos tubos 01 e 02 observando e registrando os valores de pH para cada um dos tubos.

6 Com auxílio do canudo plástico soprou-se no tubo 01 por 15s e depois por 1 min

7 Com auxílio do canudo plástico soprou-se no tubo 02 por 1 min

8 Colocou-se 1 gota de HCl 0,1 nos tubos 03 e 04 e anotou-se o resultado

9 Adicionou-se mais gotas de HCl 0,1 no tubo 04 anotando os resultados

10 Preparou-se mais dois tubos com solução tampão pH 10 e 12 objetivando entender o comportamento do tampão logo após preparado e minutos depois.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Num preimeiro momento é nescessario destacar a efetividade da escala padrão de pH feita com soluções tampões de diferentes pHs e indicador universal. Em uma escala ideal, os valores crescentes de pH são representadas por um espectro de cores que vai de cores mais quentes (ácido) para cores mais frias (básico). Na escala preparada no experimento realizado, a condição das cores foi a esperada exceto no tubo de tampão pH=12 que após alguns minutos de preparo se mostrou com coloração menos intensa que o tubo de tampão de pH=12. Para testar a tese de problemas com a solução tampão pH=12 preparamos outros doi tubos de solução tampão pH=12 e pH=10 respectivamente, água e indicador a fim de comparação. Num primeiro momento a intensidade da cor do tubo tampão 12 era mais forte que a do tampão 10. Alguns intantes depois foi notado a perda da intensidade da coloração do tubo tampão 12, mostrando que esta soluçao em questão estava fora dos padrões normais. Algumas causas desta constatação são: -Perda da validade do tampão –solução diluida inadequadamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com