TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A corrosão em armaduras de concreto armado devido á carbonatação

Pesquisas Acadêmicas: A corrosão em armaduras de concreto armado devido á carbonatação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 5

A CORROSÃO EM ARMADURAS DE CONCRETO ARMADO DEVIDO Á CARBONATAÇÃO

A CORROSÃO EM ARMADURAS DE CONCRETO ARMADO DEVIDO Á CARBONATAÇÃO

Sumário

Título proposto para pesquisa 1

Problema 2

Introdução 2

Tema geral 4

Relevância do tema 5

Objetivos 6

Hipótese 7

Justificativa 8

Metodologia 9

Desenvolvimento 9

Quadro teórico de referência 10

Cronograma 11

Bibliografia 12

Anexos 13

Título Proposto para pesquisa:

Os danos causados pela carbonatação.

Problema:

O composto químico que desencadeia o fenômeno da carbonatação do concreto é bem conhecido, facilmente encontrado nos centros urbanos. Um bom exemplo são os túneis e viadutos. Nestes ambientes, o concreto está exposto à alta concentração de gás carbônico (CO2). Esse dióxido de carbono penetra nos poros do concreto, dilui-se na umidade presente na estrutura e forma o composto chamado ácido carbônico (H2CO3). Os danos causados são vários, como fissuração do concreto, destacamento do cobrimento do aço, perda de aderência desta com o concreto e corrosão nas armaduras.

Introdução:

Este pré- projeto terá como objetivo de avaliar os efeitos causados pela carbonatação. O dióxido de carbono (CO2) existe sempre no ar: forma-se durante as combustões, é expelido pelos animais e plantas e pode ter outras origens. A sua percentagem no ar pode variar desde 0,03% numa atmosfera rural até 0,3 % numa atmosfera poluída ou mesmo 1 % em zonas de alta poluição. Mas mesmo em baixa concentração, o CO2 reage com a cal (hidróxido de cálcio) que se forma quando da hidratação dos cimentos, segundo o esquema: DIÓXIDO DE CARBONO + CAL = CARBONATO DE CÁLCIO + ÁGUA CO2 + Ca (OH)2 ---» Ca CO3 + H2O.

Ao processo chama-se CARBONATAÇÃO. Esta reação dá-se nos poros do betão endurecido no qual o CO2 penetra por difusão, no caso de provir do ar, ou dissolvido na água das chuvas por exemplo. É um fenómeno inicialmente rápido mas que se torna gradualmente lento, à medida que a profundidade de carbonatação aumenta. O hidróxido de cálcio (cal), parcialmente solúvel em água, é fortemente alcalino e o pH da água contida nos poros do betão é suficientemente elevado para que se formem à volta das armaduras de aço, óxidos básicos que tornam o aço PASSIVADO contra a corrosão.

Porém, a transformação da cal em carbonato de cálcio é acompanhada por uma descida brusca do pH para um valor à volta de 8 -9, o qual (embora ainda alcalino) já não é suficiente para proteger o ferro e este iniciará um processo de corrosão desde que haja acesso de oxigénio (do ar) + água.

A carbonatação não tem importância numa peça de betão nãoarmado (blocos, por exemplo) e até pode melhorar a sua dureza e resistências. Mas, no betão armado, quando a profundidade de carbonatação atinge a zona das armaduras, o ferro fica em risco imediato de corrosão que, por se dar com aumento de volume, inicia a destruição da peça.

Tema geral:

A corrosão em armaduras no concreto armado devido á carbonatação.

Relevância do tema:

Essa pesquisa será de grande contribuição para construção Civil, pois atreves dos estudos que serão realizados poderemos compreender melhor como é causada a corrosão devido a carbonatação, facilmente encontrada em obras metálicas.

O aço oxida quando em contato com gases nocivos ou umidade, necessitando por isso de cuidados para prolongar sua durabilidade.

A corrosão é um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais. Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, estética, etc.

Em certos casos quando a corrosão está em níveis elevados, torna-se impraticável sua remoção, sendo portanto a prevenção e controle as melhores formas de evitar problemas.

Objetivos:

Temos como objetivo principal estudar maneiras de controlar a corrosão em armaduras de concreto armado que podem levar a sérios danos em pontes, viadutos e edificações.

Como objetivo específico iremos entender o que causa a carbonatação para assim, utilizar de meios que não deixam agravar o mesmo.

Hipótese:

A corrosão poderá ocorrer á:

Fontes de alimentação como: matérias-primas, aditivos e penetração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com