TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adsorção

Projeto de pesquisa: Adsorção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Dentre são métodos volumétricos de precipitação, os mais importantes são os que empregam solução padrão de nitrato de prata. São chamados de métodos argentimétricos e são amplamente usados na determinação de haletos e outros anions que formam sais de prata pouco solúveis. O método de Mohr é um método argentimétrico direto, que usa cromato de potássio como indicador.

Na determinação de cloreto, o haleto é titulado com uma solução padrão de nitrato de prata usando-se o indicador cromato de potássio. No ponto final, quando a precipitação do cloreto for completa, o primeiro excesso de íons Ag+ reagira com o indicador ocasionando a precipitação. Na determinação de cloretos o ponto final é atingido quando os íons cromato combinam-se com os íons prata se observando, então, a formação de um precipitado vermelho pouco solúvel.

QUESTÕES PRÉ-LABORÁTORIO

Quais os fatores a serem observados na escolha de uma titulação por precipitação?

Para que uma reação de precipitação possa ser usada é necessário que ela ocorra em um tempo curto, que o composto formado seja insolúvel e que ofereça condições para uma boa visualização do ponto final.

Como atuam os indicadores de adsorção?

São corantes orgânicos, com caráter de ácidos ou bases fracos (aniônicos ou catiônicos), que acusam o ponto final através

de uma mudança de coloração sobre o precipitado. A mudança de coloração se deve à adsorção ou dessorção do corante em consequência de uma modificação da dupla camada elétrica em torno das partículas do precipitado na passagem do ponto de equivalência: assim o aparecimento ou desaparecimento de uma coloração sobre o precipitado serve para sinalizar o ponto final.

Por que a titulação por precipitação não pode ser realizada em meio ácido ou meio muito alcalino?

Para evitar que os íons hidrogênio reajam com os íons cromato provenientes do indicador, o pH excessivamente alto também deve ser evitado, pois os íons hidroxila podem reagir com os íons prata da solução titulante levando á formação de hidróxido de prata e posteriormente, óxido de prata em solução. Se o pH da solução for inferior a 6,5, a concentração do íon cromato é de tal ordem que o produto de solubilidade do cromato de prata, já não é mais atingido e, consequentemente o indicador deixa de funcionar, uma vez que este sal é muito solúvel em soluções ácidas.

Por que o método de Mohr se baseia numa precipitação fracionada?

Por que precisa precipitar quantitativamente os sais.

OBJETIVO

Determinar o teor de cloreto de sódio presente no soro fisiológico por meio de precipitação.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

-MATERIAIS

Pipeta volumétrica;

Balão volumétrico; Pisseta; Erlenmeyer; Suporte universal; Garras metálicas; Bureta; Soro fisiológico; Solução de AgNO3 0,02mol/L; Solução de K2CrO4 a 1%.

-MÉTODOS

Foi pipetado 10mL de soro fisiológico para um balão volumétrico de 100mL e completou-se com água até o menisco. Em seguida foi retirada uma alíquota de 25mL desta solução e transferida para um erlenmeyer de 250mL, adicionou-se 3 gotas de cromato de potássio como indicador , essa solução foi titulada com uma solução de AgNO3 0,02mol/L.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Este procedimento foi realizado 2 vezes e os volumes de AgNO3 gastos nas titulação foram respectivamente 20,01 mL e 20,05mL.

A media dos volumes encontrados foi de 20,06 mL sendo,portando a porcentagem em massa por massa (m/m) de Cl- presente na amostra é de 0,936%.

Formou-se um precipitado vermelho cor de tijolo, esse é o ponto de viragem da solução.

Cálculos

Quantidade de mols de AgNO3 em 20,03 mL

0,02

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com