TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biogás

Seminário: Biogás. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Seminário  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Biogás

O biogás é um gás combustível produzido a partir de biomassa e/ou da fracção biodegradável de resíduos, que pode ser purificado até à qualidade do gás natural, para utilização como biocombustível, ou gás de madeira.

É constituído pela seguinte mistura de componentes:

– Metano (50 – 75 %);

– Dióxido de carbono (20 - 45 %);

– Ácido sulfídrico (H2S), cujo teor varia com o teor em sulfato do substrato;

– Outros componentes vestigiais. O biogás resulta da degradação biológica da matéria orgânica, por diversas espécies microbianas que funcionam em condições sintrópicas e simbióticas em anaerobiose.

Definição

Biogás é um biocombustível, pois é considerado uma fonte de energia renovável. É produzido a partir de uma mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano. A produção do biogás pode ocorrer naturalmente por meio da ação de bactérias em materiais orgânicos (lixo doméstico orgânico, resíduos industriais de origem vegetal, esterco de animal).

O biogás também pode ser produzido de forma artificial. Para tanto, utiliza-se um equipamento chamado biodigestor anaeróbico. Este equipamento é uma espécie de reator químico que produz reações químicas de origem biológica.

O biogás pode ser usado em substituição à gases de origem mineral como, por exemplo, o GLP (conhecido popularmente como gás de cozinha) e o gás natural. 

O biogás pode também ser utilizado para a produção de energia elétrica. Para tanto, é necessário a utilização de geradores elétricos específicos.

Introdução

O biogás é um tipo de energia limpa e renovável, portanto apresenta muitas vantagens para o meio ambiente e saúde das pessoas, pois há baixa emissão de gases poluentes e nenhum tipo de geração de resíduos (fuligem, por exemplo). É considerado um biocombustível e uma fonte de energia renovável. Porém, veremos que ele também apresenta algumas desvantagens. 

Vantagens

- É considerada uma fonte limpa de energia, pois a emissão de gases poluentes e bem menor em comparação com a queima de combustíveis fósseis.

- É um importante substituto para os combustíveis derivados de petróleo (gasolina e diesel). 

- Através de geradores, pode ser usado para geração de energia elétrica.

- Instalado em propriedades rurais, pode ser uma fonte de renda para agricultores que podem vender o biogás. 

- A produção de lixo orgânico pode ser revertida na geração de energia limpa. Portanto, dá uma finalidade útil aos aterros sanitários.

- Possibilita a geração de fertilizantes.

- É uma alternativa ao uso do GLP (gás de cozinha).

Desvantagens

- O sistema de armazenamento é complexo e de valor elevado.

- O sistema de produção também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com