TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERISTICAS FISICAS E QUIMICAS DO ALUMÍNIO

Tese: CARACTERISTICAS FISICAS E QUIMICAS DO ALUMÍNIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

.

Este trabalho aborda temas do nosso cotidiano, e nos ajuda a entender melhor os fenômenos químicos e físicos da natureza , trazendo em pauta um elemento especifico que esta presente em quase todos os lugares e usado em uma infinita serie de produtos e estudos, o (ALUMÍNIO)..

Esta atividade tem por objetivo colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, trabalhando em equipe, organização relação interpessoal, estimulando aprendizagem com pesquisas de campo para o desenvolvimento do mesmo

ALUMÍNIO – Etapa 1 passo 1 -(ESPECIFICAÇÕES)

Como consta na tabela periódica o Alumínio é um elemento químico cujo numero atômico e o 13 e sigla AL, com massa atômica de 27u, ele é solido e o elemento metálico com a maior quantidade na terra, condutividade elétrica resistente a corrosão e são bastantes aplicados especialmente nas engenharias de aeronáutica, sendo ele um metal leve e macio e resistente possui aspectos cinza fosco e prateado pela fina camada de óxidos sendo formado ao ser exposto ao ar, ele não e toxico e magnético, o alumínio em sua matéria prima possui tensão cerca de 19 megapascais à 400Mp se foro inserido em uma liga e mais leve que o aço e o cobre graças a camada de óxido ele se torna resistente a corrosão e tem uma durabilidade maior que o aço e o cobre. O alumínio e o segunda mais maleável perdendo somente para o ouro eu o sexto mais dúctil e excelente para conduzir calor.

O alumínio e muito importante para a economia sendo aplicado em diversas ares, tais como:

Meios de Transporte: Como elementos estruturais em aviões, barcos, automóveis, bicicletas, tanques, blindagens e outros; na Europa têm sido utilizado com frequência para formar caixas de trens.

Embalagens: Papel de alumínio, latas e outras.

Construção civil: Janelas, portas, divisórias, grades e outros.

Bens de uso: Utensílios de cozinha, ferramentas e outros.

Transmissão elétrica: Ainda que a condutibilidade elétrica do alumínio seja 60% menor que a do cobre, o seu uso em redes de transmissão elétricas é compensado pelo seu menor custo e densidade, permitindo maior distância entre as torres de transmissão.

Como recipientes criogênicos até -200 °C e, no sentido oposto, para a fabricação de caldeiras.

O alumínio é um dos poucos elementos abundantes na natureza que parecem não apresentar nenhuma função biológica significativa. Algumas pessoas manifestam alergia ao alumínio, sofrendo dermatites ao seu contato, inclusive desordens digestivas ao ingerir alimentos cozidos em recipientes de alumínio

Etapa 1 passo 2;

Figura 1: Fluxo de Produção do Alumínio

Fonte: Relatório de Sustentabilidade da Indústria de Alumínio - ABAL. São Paulo: 2005.

Uma das principais Industriais de alumínio Brasileira é a Associação Brasileira do Alumínio - ABAL foi fundada em 15 de maio de 1970 pela Alcan Alumínio do Brasil Ltda, Alcominas (atual Alcoa Alumínio S.A.) e Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), empresas produtoras de alumínio primário, além das transformadoras Aisa Alumínio Indústria Ltda, Asa Alumínio S.A.

Extrusão e Laminação e Kaiser Alumínio do Brasil S.A. A empresa Aisa foi incorporada, no início da década de 80, pela Alcoa Alumínio S.A. Instalou-se então um foro comum para a discussão dos assuntos pertinentes à indústria do alumínio, visando a conciliação de interesses entre produtores e transformadores, a ampliação da representatividade do setor junto ao governo e à comunidade ligada a essa indústria.

A ABAL congrega empresas associadas que representam 100% dos produtores de alumínio primário, fazendo parte também as transformadoras de alumínio - que representam cerca de 80% do consumo doméstico brasileiro –, consumidoras de produtos de alumínio, fornecedores de insumos, prestadores de serviços e comerciantes.

A entidade atua por meio de Comissões de Trabalho e Grupos Setoriais para desenvolver suas atividades e cumprir seus principais desafios, entre os quais se destacam a competitividade, a difusão das aplicações do alumínio, o incentivo às suas novas aplicações e a solidarização dos interesses econômicos do setor, bem como a representação desses interesses junto aos órgãos governamentais e os cuidados com a imagem institucional e do produto alumínio.

As matérias-primas das industriais são: Bauxita, Aluminia, Aluminio Primario, Ligas Primarias , Tarugo. Atua e favoreçe principalmente, construção civil, com fabricação de chapas, folhos, tubos, revestimento etc... Nos tranportes, Bens de consumo, Eletrecidade, Maquinas e Equipamentos e outros segmentos.

Etapa 1 passo 3 ( CARACTERISTICAS FISICAS E QUIMICAS DO ALUMÍNIO)

O alumínio (símbolo Al) é um metal representativo de número atômico igual a 13 e massa atômica ponderada 27 u. Por ser leve, relativamente resistente e bom condutor de calor e eletricidade, é muito utilizado na produção de eletroeletrônicos (computadores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com