TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carbonatação

Projeto de pesquisa: Carbonatação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

O composto químico que desencadeia o fenômeno da carbonatação do concreto é bem conhecido, facilmente encontrado nos centros urbanos. Um bom exemplo são os túneis e viadutos. Nestes ambientes, o concreto está exposto à alta concentração de gás carbônico (CO). Esse dióxido de carbono penetra nos poros do concreto, dilui-se na umidade presente na estrutura e forma o composto chamado ácido carbônico (H 2CO3).

Este ácido reage com alguns componentes da pasta de cimento hidratada e resulta em água e carbonato de cálcio (CaCO3). O composto que reage rapidamente com (H2CO3) é o hidróxido de cálcio (Ca(OH) 2).

O carbonato de cálcio não deteriora o concreto, porém durante a sua formação consome os álcalis da pasta (ex: Ca(OH) 2 e C-S-H) e reduz o pH.

O concreto normalmente possui pH entre 12,6 e 13,5. Ao se carbonatar, estes números reduzem para valores próximos de 8,5. A carbonatação inicia-se na superfície da estrutura e forma a “frente decarbonatação”, composta por duas zonas com pH distintas (uma básica e outra neutra). Esta frente avança em direção ao interior do concreto e quando alcança a armadura ocorre a despassivação do aço e este se torna vulnerável.

2. Objetivo

Na prática, usa-se uma solução alcoólica de fenolftaleína para verificar a ação dos carbonos no concreto, espargindo-se o reagente no concreto, se ele se mantiver incolor, o PH é menor ou igual a 9 e ele carbonatou, se ele ficar rosa, o PH é maior que 12 e ele não carbonatou.

3. Equipamentos e métodos

Os pontos de medição são selecionados, de forma a poderem-se comparar as diferentes medições.

O ensaio de carbonatação é um ensaio simples e é um bom indicador de corrosão, tem um baixo custo e é parcialmente destrutivo havendo necessidade de reparo após o ensaio, varia conforme a qualidade do concreto e a exposição, medindo a profundidade da carbonatação.

A fenolftaleína mantem-se incolor em soluções ácidas e torna-se rosa em soluções básicas. A sua cor muda a valores entre PH 8,2 e PH 9,8. É utilizada para controlar a carbonatação do concreto e suas consequentes patologias.

Os equipamentos usados foram:

 Martelo ou marreta

 Régua graduada em milímetros

 Pórtico de concreto (corpo-de-prova)

 Aspersor

 Solução alcoólica de fenolftaleína a 0,1%

4. Resultados, discussão e conclusão.

O nosso pórtico de concreto foi preparado, depois quebrado uma parte e aspergido a solução alcoólica de fenolftaleína. O centro ficou de cor rosa e as bordas com cor natural de concreto, indicando carbonatação nas bordas de 2 á 3 cm.

A carbonatação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com