TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrosão

Projeto de pesquisa: Corrosão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A velocidade de corrosão é de grande interesse no estudo dos processos corrosivos, pois através dela, pode-se estimar o tempo de vida útil de uma determinada estrutura.

Há diversos fatores que podem influenciar na velocidade de corrosão de um dado material, alguns deles são:

Efeito do pH: a maioria dos metais passivam-se em meios básicos (com exceção dos metais metais anfóteros). Portanto, as taxas de corrosão aumentam com a diminuição do pH.

Efeito de temperatura: de modo geral, o aumento de temperatura aumenta a taxa de corrosão, pois diminui a polarização e a sobretensão, além de aumentar a condutividade do eletrólito e a velocidade de difusão dos íons. O único aspecto da elevação de temperatura contra a corrosão é a diminuição da solubilidade do oxigênio na água.

Efeito de sais dissolvidos: Os sais podem acelerar ou retardar a velocidade de corrosão. Caso atuem como despolarizante e/ou aumentando a condutividade, eles aceleram o processo de corrosão. Caso precipitem produtos coloidais, diminuam a solubilidade do oxigênio, atuem como inibidores ou passivadores, retardam o processo corrosivo.

Na prática realizada teve por objetivo analisar o efeito do pH na velocidade de corrosão, tendo em vista diferentes meios de exposição dos corpos de prova.

Materiais e Métodos

Primeiramente, foram lavados, lixados e secos 12 corpos de prova de alumínio. Feito isto, separou-se os 12 corpos de prova em dois grupos de 6, enumerando em cada grupo os corpos de 1 a 6. Mediu-se as massas, os lados da maior área exposta e a altura de cada um dos corpos. Todos os valores foram anotados numa tabela.

Se transferiu 50 mL de HCl 2M para 6 béqueres, transferiu-se também 50 mL de NaOH 2M para 6 outros béqueres. Separou-se os béqueres em 2 grupos de 6, dispondo cada grupo em uma bancada diferente.

Em meio ácido

Inseriu-se os corpos de prova enumerados de 1 a 6, todos ao mesmo tempo, nos béqueres contendo HCl. Deixando-os expostos ao meio corrosivo, conforme o tempo determinado na tabela 1.

Em meio básico

Inseriu-se os corpos de prova enumerados de 1 a 6, todos ao mesmo tempo, nos béqueres contendo NaOH. Deixando-os expostos ao meio corrosivo, conforme o tempo determinado na tabela 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com